Relatório de trabalho missão de estudos CAPES intercâmbio estudantil PROMOB/UFMG 2017 – Gustavo dos Santos

Nome: Gustavo dos Santos[1]

Orientadora UNIT: Prof. Dra. Ilka Miglio de Mesquita

Orientadora PROMOB/UFMG: Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho

Período: 13 de junho a 30 de novembro de 2017

Financiamento: PROMOB/CAPES/FAPITEC

De acordo com o plano de estudo apresentado á coordenação do PROMOB anterior ao inicio do intercâmbio, segue relatos das atividades desenvolvidas durante o período passa em missão de estudo.

PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE INTERCÂMBIO

 

  1. Atividade realizadas na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob coordenação Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho

 

  • Café com o pensar – Atividade do grupo Pensar a Educação , pensar o Brasil em parceria com o Observatório de comunicação Pública da Ciência. Tema: “engajamento social, vulnerabilidade e comunicação midiática”, Professora Ângela Salgueiro Marques – Comunicação Social – PPGCOM-FAFICH-UFMG (Dia 14 de julho 2017 – manhã).
  • Visita ao setor de obras Raras coleções especiais da Biblioteca Central da UFMG, sob a coordenação da bibliotecária Diná Marques. Visita ao acervo da Coleção Livro de Artista (Dia 14 de julho 2017 – manhã).
  • Atividade de imersão cultural – Visita ao Inhotim: Essa experiência faz com que, não somente eu, mas todos os envolvidos aumentem seu leque cultural e congregue saberes distintos dos adquiridos até então (Dia 16 de julho 2017).
  • Participação nas atividades da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Acompanhamento de mesas redondas, conferencias, feiras, dentre outras (de 16 a 21 de julho de 2017).
  • Participação das atividade (palestras, conferências e mini-cursos) do 49º Festival de Inverno na UFMG. Tema: Poética de transformação, Criação e resistência. (dia 28 de julho de 2017)
  • Estágio docente no curso de Pedagogia/FAE/UFMG. Professor regente: Luciano Mendes de Faria Filho. Disciplina: História da Educação II. Carga horária: 60h (todas as terças-feiras da 7h30 as 11h10).
  • Participação da atividade (mesas redondas, exibição de filmes e palestras) da Semana Ser professor da FAE (de 7 a 10 de agosto de 2017).
  • Reuniões com a equipe do Pensar a Educação, Pensar o Brasil para preparação de textos para publicação nos jornal e na página do programa.
  • Visitação a exposição “Desconstrução do esquecimento: golpe, anistia e justiça de transição revisita momentos da história do país” no Centro Cultural UFMG. Essa mostra, faz parte das comemorações dos 90 anos da UFMG e foi concebida no âmbito do projeto Memorial da Anistia do Brasil (dia 29 de agosto de 2017 – Manhã).
  • Visitação a exposição “Uma viagem interplanetária pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG” é o título da exposição sobre a história das 25 bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais. A mostra fez parte da comemoração dos 90 anos da UFMG e ficou em cartaz de 17 de julho a 8 de setembro, no mezanino da Reitoria (dia 01 de setembro de 2017).
  • Participação do Colóquio de Inverno ligado ao Programa de Pesquisa A educação nos projetos de Brasil: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX, nas dependências do PPGE – UEMG, Belo Horizonte – MG e também da FaE e da FAFICH da UFMG, Belo Horizonte – MG, entre os dias 05 e 06 de setembro de 2017. O objetivo do referido Colóquio foi criar um espaço de profundo debate acadêmico com um especialista altamente qualificado, como é a profa. Dra. Angela Maria de Castro Gomes (UNIRIO/CPDOC), convidada especial para palestrar sobre Intelectuais Mediadores, explanado em sua obra: GOMES, Ângela de Castro & HANSEN, Patrícia Santos (Orgs.). Intelectuais Mediadores: Práticas Culturais e Ação Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2016, e sobre o texto “Imprensa e Teatro: A Marquesa de Santos de Viriato Correa vivida em cena Aberta”, em um ambiente reservado que estimule maior aproximação e trocas entre os participantes. Essa atividade foi uma realização conjunta do Projeto Brasiliana e do Projeto Moderno, Modernidade, Modernização (FAE).
  • Aula Inaugural do curso de História (FAFICH-UFMG). Palestra com a socióloga Angela Alonso (Cebrap- Departamento de Sociologia da USP). Tema – A política das ruas: dos protestos de 2013 ao impeachment (dia 20 de setembro de 2017).
  • Participação das atividades (mesas redondas, conferencias, apresentação de trabalhos e palestras) da Semana do Conhecimento. Tema “Matemática, Diversidade, Conhecimento” (De 16 a 20 de outubro de 2017).
  • Preparação de textos para publicação na página do Pensar a Educação, Pensa o Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Conferir em: O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930, Trajetórias intelectuais de bacharéis em direito do Brasil: cultura jurídica e política em relação à escravidão e abolição (1850-1880).
  • Preparação de relatos de experiência para publicação na página do Pensar a Educação, Pensa o Brasil, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho. Conferir em: Um resumo da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Visita ao Inhotim: uma experiência enriquecedora.
  • Participação no o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM – Falar sobre minha experiência no PROMOB/Programa Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasil- séculos XIX e XX (dia 30 de outubro de 2017).
  • Confecção de vídeos com os professores envolvidos no PROMOB/Programa Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasil- séculos XIX e XX, em suas missões de pesquisa. (parceria com equipe de vídeos do programa Pensar a educação Pensar o Brasil) – conferir em: http://pensaraeducacao.com.br/pesquisa/category/promob/videos/
  • Atividade de imersão cultural – Visita a Mariana – MG: Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes, a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios. Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Nessa visita tive o privilégio de conhecer o Museu da Música da Arquidiocese de Mariana – Museu da Música, é uma instituição fundada em 6 de julho de 1973 pelo arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira.
  • Atividade de imersão cultural – Visita a Ouro Preto – MG: Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. É famoso por sua arquitetura colonial.
  • Atividade de imersão cultural – Visita a São João del-Rei – MG: é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes, Sudeste do estado de Minas Gerais. É uma das maiores cidades setecentistas mineiras.

 

  1. Atividades realizadas pelo GEPHE

 

  • Matricula na disciplina História e Historiografia da Educação do Brasil – Profa. Mônica Yumi Jinzenjie, Profa. Thaís Nivia de Lima e Fonseca. (60h) Ementa: Estudo dos processos históricos e da afirmação do campo educacional no Brasil desde o período colonial até a República. Análise da produção historiográfica, suas ênfases temáticas e metodológicas. Início: 10/08/2017 – Término: 30/11/2017 (todas as quintas-feiras a tarde das 14h as 18h).
  • Matricula na disciplina História da Educação: temas e problemas – Prof. Luciano Mendes de Faria Filho. (60h) Ementa: A constituição do campo de ensino e pesquisa em história da educação no Brasil; história dos intelectuais e educação; história da EJA no Brasil; história da educação profissional no Brasil; história das instituições escolares. Início: 25/08/2017 – Término: 25/11/2017.
  • Matricula na disciplina Pensar a Educação Pensar o Brasil: a Universidade e a Cidade – Prof. Luciano Mendes de Faria Filho (15h). Ementa: A disciplina pretende focar a relação entre a universidade e a cidade no mundo ocidental, particularmente no Brasil. Início: 31/08/2017 – Término: 30/11/2017.
  • Conferência com Paolo Bianchini – O Iluminismo e seus impactos sobre concepções educativas no século XVIII no contexto dos confrontos com a pedagogia jesuítica. Atividade organizada pelo Grupo Cultura e Educação na América Portuguesa (GCEAP) em parceria com o GEPHE (dia 03 de agosto de 2017).
  • Participação dos seminários de pesquisa do GEPHE – apresentação das pesquisas dos mestrandos e doutorandos do programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação.
  • Participação do GEPHE Convida – Essa atividade acontecia em média duas vezes por mês e consistia em palestras com temática variada com pesquisadores distintos (dia de quarta-feira).
  • Participação da banca de defesa de mestrado. Mestranda: Luísa Marques de Paula. Título: Entre as Minas, os jornais e as instituições escolares: as representações sobre si e sobre a educação na obra de Aurélio Pires (1875-1939). Orientador: Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho (dia 30 de outubro de 2017)
  • Participação no lançamento do livro: “Culturas Orais, Culturas do Escrito: Intersecções” organizado por Mônica Yumi Jinzenji, Ana Maria de Oliveira Galvão, Juliana Ferreira de Melo. O lançamento aconteceu dentro da programação do “XII Jogo do Livro e II Seminário Latino-americano: Palavras em Deriva”, no dia 08/11/2017, de 17h às 18h30, no hall de entrada da Faculdade de Educação da UFMG.
  • Gephe Convida e Quarta na Pós: Palestrante Rosa Fátima de Souza (UNESP). Tema: “O momento atual da reforma curricular no Brasil” ás 14:00, no Auditório Luiz Pompeu (dia 22 de novembro de 2017).

 

  1. Atividades de pesquisa

 

  • Pesquisa e levantamentos de referência bibliográficas nas bibliotecas da FAE e da FAFICH da UFMG sobre meu objeto de pesquisa.
  • Visita ao Arquivo Público de Minas Gerais em busca de fontes para pesquisa em desenvolvimento.
  • Apresentação de meu projeto de pesquisa intitulado: HOMENS DO DIREITO: TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES, ESCRAVIDÃO E ABOLIÇÃO NO SÉCULO XIX ao GEPHE,sob orientação do Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho.

[1]Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT, com bolsa com Bolsa Capes/FAPITEC/SE; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes–UNIT/SE (2015), com Bolsa Capes/FAPITEC/SE; Graduado em História pela Universidade Tiradentes – UNIT (2014). E-mail: profgustavo@gmail.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *