Relatório de trabalho missão de estudos CAPES intercâmbio estudantil PROMOB/UFSC 2017 – Maryluze Souza Santos Siqueira

Estudante: Maryluze Souza Santos Siqueira[1]

Orientadora Unit: Profª. Dra. Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

Orientadora PROMOB/UFSC: Profª. Dra. Maria das Dores Daros

Período: 01 de agosto a 01 de setembro de 2017

Financiamento: PROMOB/CAPES/FAPITEC

Em conformidade com o Plano de Estudos apresentado à coordenação do PROMOB no início do intercâmbio, segue relato das atividades desenvolvidas durante o período passado na missão de estudo.

  1. Participação em atividades de intercâmbio:

Atividades de estudo, grupo de pesquisa e reuniões

02 de agosto (manhã): Reunião para discussão do Plano de Estudos com a Orientadora do PROMOB/UFSC, Profª. Dra. Maria das Dores Daros e com a Doutoranda Elaine Aparecida Teixeira Pereira. Apresentação de referencial bibliográfico para leitura e posterior discussão no Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (UFSC).

09 de agosto (manhã): Reunião para apresentação e discussão do meu Projeto de Doutorado (Estratégias de formação e de atuação do professor primário rural em Sergipe no recorte temporal de 1940 a 1963) para membros do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (UFSC).

10 de agosto (manhã e tarde): Participação no 7º Encontro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR – Formação de Professores Perspectivas Teóricas e Metodológicas, realizado na UFSC.

15 de agosto (tarde): Participação em Ciclo de Palestras promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), palestra intitulada: “Formação e Trabalho Docente: os desafios das novas classes, grupos e estamentos (precariado, nem-nem, supérfluo, indignados e sedados)”, com o ministrante Prof. Dr. Alfredo Veiga Neto (PPGE/UFRGS).

22 de agosto (manhã): Participação da Aula Inaugural 2017/2 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Tema: Para ler, reler e desler a literatura na escola, com o Prof. Dr. Rildo Cosson (UFMG).

22 de agosto (tarde): Reunião com membros do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina, da UFSC para discussão do texto: “Transnacionalização, Modernização e Educação: Projetos para o meio rural no Brasil da década de 1950”, das autoras doutorandas Elaine Aparecida Teixeira Pereira e Tatiane Modesti (PPGE/UFSC); e do texto “Circulação de Ideias sobre a Renovação Pedagógica do Ensino Secundário Brasileiro em Periódicos Educacionais Científicos (1956-1961)”, da autora Mestre em Educação Fabiana Teixeira da Rosa (PPGE/UDESC).

23 de agosto de 2017 (tarde): Participação da aula da disciplina “A Constituição do Campo Educacional Brasileiro” ministrada pela professora Maria das Dores Daros, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Tema da aula: Campo e Capital Cultural em Pierre Bourdieu.

24 de agosto (tarde): Assisti a Defesa de Dissertação de Mestrado em Educação do aluno Paulo Sérgio da Graça Delgado (UFSC), intitulada “Implementação da Disciplina Educação Moral-Religiosa Católica no Sistema de Ensino e o Processo de Secularização em Cabo Verde”.

29 de agosto (manhã): Reunião com membros do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina, da UFSC para discussão do texto: “Modernização (mudança social) e educação no Brasil em Florestan Fernandes 1950/1960” da autora Profª. Dra. Maria das Dores Daros.

31 de agosto (manhã): Reunião com membros do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina, da UFSC para discussão da Tese de Doutoramento em andamento da doutoranda Fernanda Azevedo (UFSC), que versa sobre a Campanha de Educação de Jovens e Adultos a partir das Conferências Internacionais de Educação promovidas pela UNESCO nas décadas de 1940 e 1950.

31 de agosto (manhã): Reunião com a Profª Dra. Maria das Dores Daros e com membros do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina, da UFSC, para avaliação das atividades realizadas durante minha participação no PROMOB na UFSC.

31 de agosto (manhã): Reunião com a Doutoranda em Educação Elaine Aparecida Teixeira Pereira para alinhamento e discussão a respeito da produção de um artigo na perspectiva da História Comparada sobre Formação do Professor Rural envolvendo Santa Catarina e Sergipe.

01 de setembro: Produção de Relatório de participação no PROMOB na UFSC.

Atividades de Pesquisa:

08 de agosto (manhã): Pesquisa bibliográfica na Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina

17 de agosto (manhã): Pesquisa de produções acadêmicas (livros, artigos, dissertações e teses) desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acerca da temática da educação rural.

01 de setembro (tarde): Pesquisa bibliográfica na Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina.

[1]Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Educação e Formação Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, membro do Programa de Pesquisa Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasis séculos XIX e XX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *