Relatório de trabalho missão de estudos CAPES intercâmbio estudantil PROMOB/UFMG 2017 – Gabriela Albanás Couto

Estudante: Gabriela Albanás Couto [1]

Orientadora UFSC: Profa. Dra. Ione Ribeiro Valle

Orientador PROMOB/UFMG: Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho

Período: 13 de julho a 17 de agosto de 2017.

Financiamento: PROMOB/CAPES/FAPITEC

Em conformidade com o Plano de Estudos apresentado à coordenação do PROMOB no início do intercâmbio, segue relato das atividades desenvolvidas durante o período passado na missão de estudos.

  1. Participação em atividade de intercâmbio:

Intercâmbio Institucional PROMOB – Faculdade de Educação da UFMG, sob a coordenação do Prof. Luciano Mendes de Faria Filho.

Atividades:

  • 14 de julho (manhã) – Café com Pensar, atividade do grupo Pensar a Educação, Pensaro Brasil (PEPB) e do Observatório de Comunicação Pública da Ciência.Tema: “Engajamento social, vulnerabilidade e comunicação midiática”. Professora Ângela Salgueiro Marques – Comunicação Social/PPGCOM/FAFICH/UFMG.
  • 14 de julho (tarde) – Visita ao setor de Obras Raras e Coleções Especiais da Biblioteca Central da UFMG, sob a coordenação da bibliotecária Dinah Marques. Visita ao acervo da Coleção Livro de Artista.
  • 16 de julho – Atividade cultural: Visita ao Inhotim.
  • 16 a 21 de julho: Participação na 69a Reunião Anual da SBPC. Acompanhamento das atividades (mesas redondas, conferências) coordenadas pelo PEPB.
  1. Atividades de estudo, grupos de pesquisa e reuniões:
  • II Colóquio Internacional de Cultura Escrita e Letramento (ouvinte). Dia 31/07, na FaE.
  • GEPHE Convida – Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação (GEPHE). Apresentação do professor Paolo Bianchinni, da Universidade de Turim, sobre pesquisa em bases de dados. Dia 02/08, no PPGE/FaE.
  • O Iluminismo e seus impactos sobre concepções educativas no século XVIII, no contexto dos confrontos com a pedagogia dos jesuítas. Seminário ministrado pelo professor Paolo Bianchinni. Atividade organizada pelo Grupo Cultura e Educação na América Portuguesa (GCEAP) em pareceria com o GEPHE.Dia 03 de agosto, no PPGE/FaE.
  • Reunião com professora Ângela Salgueiro Marques para discussão de projeto de pesquisa (tese). Dia 08/08, noPPGCom/FAFICH.
  • Participação no seminário da linha de pesquisa Processos Comunicativos, do PPGCom, a convite da professora Ângela Salgueiro Marques. Dia 09/08, no PPGCom/FAFICH.
  • Participação no minicurso A nova arte de fazer livros, ministrado pelo professor Amir Brito Câdor na Biblioteca Central da UFMG. Dia 01/08. Atividade do 49o Festival de Inverno da UFMG.
  • Participação das atividades (mesas redondas, exibição de filmes, palestras) da Semana Ser Professor, da FaE. De 07 a 10 de agosto.
  • X Jornada Internacional sobre Representações Sociais, UFMG. Dia 15/08.
  • Matrícula na disciplina Pensar a Educação Pensar o Brasil: a Universidade e a Cidade, ministrada Prof. Luciano Mendes de Faria Filho. Carga horária: 15 horas. Ementa: A disciplina pretende focar a relação entre a universidade e a cidade no mundo ocidental, particularmente no Brasil. Início: 31/08/2017 – Término: 30/11/2017.
  1. Atividades de pesquisa:
  • Visitas às duas unidades da ASMARE – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte, considerada uma das mais antigas e consolidadas associações de catadores do Brasil. Entrevista com a vice-presidente. Transcrição da entrevista e devolutiva.
  • Pesquisas e levantamento de dados sobre produções acadêmicas desenvolvidas na UFMG (bibliotecas) acerca da temática que venho desenvolvendo. Atividade realizada ao longo do intercâmbio.
  • Visita aos cinco grupos escolares mais antigos de Belo Horizonte, estudados pelo professor Luciano Mendes de Faria Filho em sua tese “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”. Registro fotográfico e conversa com diretores e/ou funcionários sobre as instituições. Atividade realizada ao longo do intercâmbio.
  1.    Participação na 69ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
  • Apresentação de pôster intitulado: A orientação na Pós-graduação em Educação: estratégias de sucesso e/ou fracasso para a formação de orientadores. Data: 17/07/2017.
  • Participação em demais atividades do evento, como conferências e minicursos, de 16 a 22 de julho. Participação nas atividades da SBPC Cultura (programação cultural).

[1] Doutoranda na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação do PPGE/UFSC. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC) e do Laboratório de Pesquisa Sociológica Pierre Bourdieu (LAPSB), ambos vinculados ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *