wakulesza@gmail.com

Eleições para Reitor: autonomia em risco

Wojciech Andrzej Kulesza Toda instituição social tem um dirigente, chamado de líder, chefe, superintendente, comandante, presidente, etc. Além de dirigir as ações da instituição e a atuação de seus membros, ele a representa em outras instâncias e responde por ela…

A falácia do sujeito passivo

Wojciech Andrzej Kulesza O desenrolar do processo eleitoral no ano passado espalhou em nossa sociedade um de seus fantasmas mais assustadores: a possibilidade de manipulação de seres humanos por outros seres humanos. Assombrada pela perspectiva de que eleitores pudessem vir…

Caminhos cruzados

Wojciech Andrzej Kulesza A íntima associação entre religião e educação é constantemente reiterada na sociedade brasileira, tanto por educadores como por religiosos. Historicamente, o regime de padroado, vigente tanto na Colônia como no Império, reservou a educação aos cuidados da…

Universidade cobiçada

Wojciech Andrzej Kulesza O primeiro embate expressivo em defesa da escola pública na era republicana ocorreu na década de 1930 e é frequentemente tratado como uma disputa ideológica entre católicos e liberais, destacando-se o confronto ensino laico versus ensino religioso,…

Fazer educação, fazer o Brasil

Wojciech Andrzej Kulesza Inicialmente fiquei surpreso, depois assustado, com a grande quantidade de intenções de voto para a Presidência da República, reveladas pelas pesquisas de opinião, dirigidas a um desconhecido deputado de um insignificante partido político. Graças a um confuso…

Um fisiologismo descarado – exclusivo

Wojciech Andrzej Kulesza ​ As reformas educacionais no Brasil têm uma longa tradição de autoritarismo, expresso significativamente em suas denominações, geralmente indicando a pessoa responsável por sua realização ou a norma legal que a instituiu. Tal foi o caso, por…

A Pátria Educadora de Olavo Bilac

Wojciech Andrzej Kulesza Falando na formatura dos normalistas de São Paulo em março de 1917, Olavo Bilac, gravemente acometido pelo nacionalismo induzido pela Primeira Guerra Mundial espicaçava o patriotismo dos professores: “A escola é o primeiro reduto da defesa nacional;…