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Vagner Francisco Martelo

Vagner Francisco Martelo

Graduação em andamento em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.

Classificar e desclassificar: o legado da perpetuação do vestibular

Marcos Rogério dos Santos Data de 1911 a criação do vestibular no Brasil. Mesmo tendo se passado mais de um século, o exame continua existindo, assim como a justificativa que levou à sua criação, ou seja, a falta de vagas…

Ciência e Tecnologia, edição 286

Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais envia carta à Zema se colocando à disposição do Estado para o enfrentamento da Crise – FORIPES MG Documento assinado por 19 instituições reforça o papel das Instituições como espaços…

Educação pelo Brasil, edição 286

Professores de Sobral participam de formação para uso de jornal nas atividades escolares – SEDUC Sobral A iniciativa do projeto Jornal Joca visa apresentar aos educadores os recursos, os materiais pedagógicos e as dinâmicas que podem ser desenvolvidas com os estudantes…

Educação, Saúde e Sociedade, edição 286

Indicadores dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário na Região Metropolitana de Belo Horizonte – Maria Inês Pedrosa Nahas – EXCLUSIVO Todos os cidadãos e cidadãs têm o direito de contribuir com o cumprimento desses direitos podendo, por…

Educação em Debate, edição 286

Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: a experiência de Minas Gerais – Janaína Junqueira Valaci Cruvinel e Karina Klinke – EXCLUSIVO As escolas em todos os níveis de ensino têm se organizado, reinventando-se e buscado formas para integrar…

O diálogo e a amorosidade como antídotos à “vara da disciplina”

José Heleno Ferreira* Em 1884, Machado de Assis escrevia o “Conto de Escola” no qual narrava um episódio em sala de aula em que dois meninos eram castigados pelo professor com a palmatória. Os meninos eram Raimundo, filho do mestre-escola,…

Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: a experiência de Minas Gerais

Janaína Junqueira Valaci Cruvinel Karina Klinke Docentes não tiveram opção de escolha, nem de viver a pandemia de COVID-19 e tampouco de transformar a educação presencial em ensino remoto, uma educação mediada por tecnologia ou, simplesmente, em casa. Muitas questões…

Percepção, Estranhamento e Desnaturalização: a diversidade dos discursos na formação cidadã crítica

Vagner Luciano de Andrade Por que o estranhamento e a desnaturalização surgem como pressupostos da democracia? Mais do que nunca, o estranhamento se faz presente. A segunda década do século XXI começou historicamente bizarra. Asfixiando tudo e a todos, de…

América Latina, edição 286

“Todo por WhatsApp” es la vía de comunicación principal en nueve de cada diez escuelas – La Nacion – Argentina De acuerdo con los datos del Ministerio de Educación de la Nación, menos de la mitad cuenta con acceso fijo de…

Pacto pela Educação no Planeta

Eugênio Magno Os ataques de que a educação é vítima não são fatos novos. Ao longo da história, desde sua descoberta como possibilidade e sistematização como área de conhecimento, sobretudo, a partir da criação da escola, a educação vive a…