Tiago Tristão Artero

professortiago2000@gmail.com 

É Professor do IFMS-Corumbá, especialista em Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), mestrando em Educação na UFMS campus Pantanal e pesquisador do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI PANTANAL (UFMS/Cpan).

Criminalização da implantação do estudo da cultura afro-brasileira e indígena (Lei 11.645/08)

Tiago Tristão Artero O estudo sobre a História e Cultura Afro-Brasileira deve ser colocado em prática, está na lei. Os motivos pelos quais ainda não foi efetivado devem ser explicitados em suas origens, para que sejam superados e a caminhada…

Monitoramento total e esgarçamento da “saúde mental”: mais uma maravilha do capitalismo

Tiago Tristão Artero Como nossa sociedade (capitalista) foi capaz de criar mecanismos de monitoramento tão refinados e sofisticados, mas a organização política não permite o direcionamento para a superação das contradições sociais? Refiro-me ao que chamo de Decreto do Monitoramento…

A Arte e a Educação: inimigas do governo

Tiago Tristão Artero Arte e Educação sofrem de um policiamento – pelo “Escola de Todos”, “Escola sem Partido”, Caixa Cultural, BB e pelas mais diversas instituições alinhadas ao governo atual – que visa garantir que somente expressões artísticas ou conteúdos…

O problema não é a Greta, são suas pautas que afrontam o capital e é a violência aplicada aos que se manifestam

Tiago Tristão Artero Comparar Greta à Malala, pode gerar alguns estranhamentos. Exaltar Malala e rebaixar a Greta significa negar a reflexão trazida por esta. Na falta de argumento e embasamento causal para criticar Greta, falam de suas expressões faciais, de…

A fragilidade das informações diante do enfraquecimento da reflexão: a internet não acabou com a ignorância

Tiago Tristão Artero Fenômeno da era da internet, a facilidade em encontrar informações sobre determinado assunto é notável. Mais do que isso, a enxurrada de informações que chegam até as pessoas não permite a devida reflexão necessária, relativa a cada…

Quando a Escola rechaça o Neoliberalismo, caridade e resiliência caem por terra

Tiago Tristão Artero A força do mercado é obscurantista e pode, de tempos em tempos, ser violenta, beligerante, a fim de gerar consentimento. Nega a ciência a fim de satisfazer interesses próprios, fortalecendo mecanismos de opressão. Somos, ao mesmo tempo,…

Por que Glenn teve que dar aula aos jornalistas sobre o que é jornalismo?

Tiago Tristão Artero A atuação dos jornalistas no programa de entrevistas na data de 02 de setembro gerou incômodo aos que, minimamente, conhecem o ofício do jornalismo e a própria Constituição. Muitas das vezes, as perguntas elaboradas denotavam uma defesa…

Ideologia cega e a destruição da Amazônia: um problema da educação

Tiago Tristão Artero Não há de se atribuir à educação a responsabilidade pelo caos social que ora se desenvolve no Brasil, uma vez que ela (a educação) é produto do próprio meio, no entanto, é fundamental entender o aspecto transformador…

A proteção da vida via educação emancipadora e ecossocialismo

Tiago Tristão Artero Em tempos de “MP da Liberdade Econômica”, as questões bizarras parecem naturalizadas em prol de um falso desenvolvimento. É o mesmo princípio que deteriorou as reservas de pau-brasil, as aldeias indígenas e, nesta semana, a vida nativa…

A ocultação dos programas de governo e a colheita dos frutos podres

Tiago Tristão Artero Os programas de governo foram recusados pela maioria da população brasileira, em nome da prática do voto desprovido de reflexão, por parte de alguns, e de mau caratismo (leia-se, de interesses escusos), por parte de outros. Na…