Menu
Tiago Tristão Artero

professortiago2000@gmail.com 

É Professor do IFMS-Corumbá, especialista em Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), mestrando em Educação na UFMS campus Pantanal e pesquisador do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI PANTANAL (UFMS/Cpan).

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Possibilidades

Tiago Tristão Artero Somos trabalhadores, antes de sermos mercadorias e podemos produzir nossa história nas condições objetivas que se apresentam. O Ensino Profissional no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI) difere de um ensino profissionalizante/tecnicista. As implicações geradas pelas vidas…

Querem emplacar a Pedagogia que Nega a Vida

Tiago Tristão Artero Diferente do que o Banco Mundial, Reforma do Ensino Médio e a BNCC dão a entender, nem sempre modernizar é bom. Estamos vivendo a Pedagogia que Nega a Vida, fruto dos tentáculos que se alongam com o…

Marcha pela Ciência – pela integração d@s human@s com a vida

Tiago Tristão Artero Enquanto os humanos lutam para diferenciarem-se entre si, entre classes sociais e “raça”, os processos migratórios mostram a nossa interdependência e fragilidade em relação ao meio ambiente como um todo (uma vez que fazemos parte dele). Sabemos…

É hora de repensar a educação. Vai planeta!

Tiago Tristão Artero Na tentativa de emplacar o ensino a distância, defensores do utilitarismo frente a todo tipo de vida (incluído aí o meio ambiente) ensejam dar um caráter ainda mais produtivista e alienante aos currículos escolares e às ementas…

Pandemia no pior cenário. E a educação?

Tiago Tristão Artero Imaginando os piores cenários (ou, ao menos, realistas/pessimistas) para a pandemia do Covid-19, como fica a sociedade? Como fica a educação? Há apontamentos de que fiquemos, pelo menos, mais dois anos, alternando entre isolamentos em diferentes níveis……

Pandemia: como fica a educação?

Tiago Tristão Artero As alunas e os alunos mais pobres, certamente, serão as/os mais prejudicadas(os). Por quê? As instituições de ensino, que não eram EAD, buscam atender à distância, ora dizendo que não são EAD, ora cometendo ato falho e…

Discurso de guerra pelo Coronavírus é discurso de guerra contra a vida

Tiago Tristão Artero Ao exaltar o ministro da Saúde, esquecem-se de que ele advoga pelo mesmo projeto neoliberal do seu chefe. Sendo ex-presidente da maior rede de assistência médica particular, autodenominada ‘maior cooperativa do mundo’, em 2019, disse que a…

Como ainda não pensamos na vida?

Tiago Tristão Artero No ‘perspectivismo ameríndio’, observado por Eduardo Viveiros, via fuga de uma visão eurocêntrica, o corpo é determinado pelas relações estabelecidas, sendo que os sujeitos podem ser as pessoas, os espíritos, os animais, as plantas, as montanhas, a…

Suzy e os invisíveis

Tiago Tristão Artero Enquanto os/as intolerantes mostram seus dentes – numa confusão entre medo, transfobia, raiva dos que atuam pela humanização de presídios e demais instituições –, os invisíveis, de vez em quando, tornam-se pauta. Estes só aparecem quando, de…

Dia da consciência humana: a mentira de quem não conhece a luta do povo negro, do mestre Moa do Katendê

Tiago Tristão Artero Roger Waters entendeu e deu o recado durante seu show no Brasil: um representante da luta se foi, e fará muita falta, no bojo da violência da extrema direita, durante as eleições presidenciais brasileiras, em 2018. Não…