Roberto R. Dias Da Silva

robertoddsilva@yahoo.com.br 

Doutor (2011) e mestre (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e licenciado em Pedagogia (2005) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Foi docente e coordenador pedagógico do ensino médio na rede pública estadual (RS). Foi professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no qual atua na linha de pesquisa Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas.

A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista V

Roberto Rafael Dias da Silva Para finalizar minha série de estudos sobre a temática do lugar das Humanidades nos currículos dos cursos de ensino superior na atualidade, neste texto pretendo estabelecer uma aproximação ao conceito de “humanismo”. Em diálogo com…

A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista IV

Roberto Rafael Dias da Silva   Ao longo deste semestre escolhi compartilhar algumas leituras que tenho realizado acerca do lugar das Humanidades nos currículos dos cursos universitários na atualidade. Tais leituras são derivadas de um conjunto de incursões profissionais –…

A universidade e seus currículos – por uma leitura humanista III

Roberto Rafael Dias da Silva   Tornou-se lugar-comum nas instituições de ensino superior a produção de um redesenho institucional, que não somente contribua para um reposicionamento de suas marcas, mas que oportunize a construção de novos currículos e itinerários formativos…

A universidade e seus currículos: por uma leitura humanista II

Roberto Rafael Dias da Silva Há alguns meses fui convidado para proferir uma palestra em uma Escola Politécnica de uma universidade situada no sul do Brasil. A atividade acadêmica era bastante provocativa e aproveitando a oportunidade resolvi estruturar meus argumentos…

Quando todas as escolas de ensino médio se tornam iguais

Roberto Rafael Dias da Silva Michael Stone poderia ser considerado como uma celebridade no mundo corporativo devido a suas obras na área de atendimento ao cliente. Na condição de ícone de uma nova forma de gestão, Michael viaja para Cincinatti,…

Uma leitura curricular dos impactos da MP 746 no Ensino Médio: três comentários – exclusivo

Roberto Rafael Dias da Silva ​ Na Audiência Pública realizada pela Comissão Mista que discute a MP 746/2016, que trata da reformulação do Ensino Médio no Brasil – na última quinta-feira, a Secretária Executiva do Ministério da Educação, explicitou alguns…

Currículo e qualidade no Ensino Médio: ponderações críticas – exclusivo

Roberto Rafael Dias da Silva O Ensino Médio, no Brasil, retornou fortemente para a agenda de debates sobre a educação pública. Além da controversa proposta de reforma desta etapa da escolarização brasileira, instituída na MP 746, no decorrer do último…

Individualização dos percursos e currículos-jabuticaba no Ensino Médio – exclusivo

Roberto Rafael Dias da Silva ​ A busca pela construção de currículos escolares atraentes e inovadores para o Ensino Médio no Brasil tem sido central nos discursos políticos promovidos no País nas últimas duas décadas. São variados os recursos argumentativos…

Resistências, contracondutas e o filé alagoano – exclusivo

Roberto Rafael Dias da Silva ​ As condições sociais e políticas de nosso tempo, muitas vezes, colocam-nos em uma condição paralisante. Tal condição poderia ser expressada tanto nos limites de uma aceitação resignada das formas de vida hoje experienciadas, quanto nas variadas…

Revisitar os estudos sobre a docência – parte III

Roberto Rafael Dias da Silva Em um diagnóstico crítico, Tardif e Lessard (2011) sublinham um caráter de mudança na composição contemporânea do trabalho docente, sobretudo no que concerne às representações sobre a instituição escolar. Em suas palavras, “a escola se…