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Luciano M. De Faria Filho

lucianomff@uol.com.br 

Luciano M. de Faria Filho

Possui graduação em Pedagogia, mestrado em Educação pela UFMG e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerce a função de Diretor do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação. Atualmente é membro do Conselho Deliberativo do CNPq e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação – CHE da FAPEMIG.

Ciência e Tecnologia, edição 284

Pacto pela vida: a gestão política do enfrentamento da crise – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO Hoje o Observatório estreia uma coluna semanal com o professor Unaí Tupinambás, infectologista e professor da UFMG. Neste…

Racismo, raça e etnia: reflexões e aprendizagens a partir das mobilizações indígenas

Ivangilda Bispo dos Santos* O racismo não se restringe aos povos negros, apesar da associação ocidental entre Negro, África, Escravo e Raça – como aborda Achille Mbembe. Nos últimos dias tive acesso a vários conteúdos que abordam a questão do…

Sobre o ensino de artes nas escolas

Lucas Carneiro Costa Em linhas gerais, percebemos que todos que refletem sobre o ensino de artes fazem as mesmas considerações: o ensino de artes “não é feito do jeito certo”, os professores não possuem formação, a aula não possui nenhum…

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O que podemos aprender com a pandemia? – Karla Giacomin – EXCLUSIVO A Organização Mundial de Saúde alertou aos países para o erro de não incluir as instituições para idosos como locais prioritários de prevenção e cuidado durante a pandemia.…

Educação em Debate, edição 284

Racismo, raça e etnia: reflexões e aprendizagens a partir das mobilizações indígenas – Ivangilda Bispo dos Santos – EXCLUSIVO Nos últimos dias tive acesso a vários conteúdos que abordam a questão do racismo contra os povos indígenas que ressaltam a…

Memória e Histórias Autobiográficas do Proemja

Sabrina Moreira A constituição de 1988 garante a educação como um direito a todos indivíduos, até aqueles que por algum motivo não estudaram no período que chamamos na “idade certa”. Há muitos anos, pesquisas vêm apontando a necessidade de diferentes…

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SEP: ¿Qué es el PROGRAMA SECTORIAL de EDUCACIÓN 2020-2024? – El Heraldo Mexico La Secretaría de Educación Pública dio a conocer cuáles son los objetivos del Programa Sectorial de Educación Ministro de Educación aclara que protocolo para regreso a clases se…

Pelo direito de ter direitos

Janete Chargista As recentes manifestações organizadas pelos trabalhadores dos serviços de delivery ou entregadores de apps foi mais uma demonstração de que muitas vezes o “DIREITO” se aprende na rua.

A educação e a ética para uma cidade aberta

Roberto Rafael Dias da Silva Richard Sennett é um pensador social que marcou profundamente minha trajetória intelectual. Seu pensamento desafia-me a buscar novas interpretações e, mais que isso, a encontrar alternativas aos modos de vida capitalistas que hoje predominam. Ao…