Menu
José Heleno Ferreira

José Heleno Ferreira

Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC), Doutorando em Educação (PUC MG). Professor de História no Ensino Fundamental e professor de Filosofia na UEMG. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais (FAE/UEMG).

 

A carnavalização da ação política em hashtags (#)

Daniel Machado da Conceição Durante a pandemia, o acesso à rede mundial de computadores cresceu vertiginosamente, as pessoas assistem filmes, compram produtos, realizam cursos, trabalham em home office, participam de lives musicais, educacionais e debates. Concordo com a chamada de…

As Forças Armadas e a garantia da Lei e da Ordem

 Antonio Carlos Will Ludwig O artigo 142 da Constituição Federal estabelece três tarefas para as Forças Armadas, quais sejam a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e a garantia da lei e da ordem. Observe-se que elas têm…

A dor como recompensa

– heranças de uma ditadura – Ivane Perotti “Amar é um ato de coragem.” Paulo Freire Notas de um violino ausente caíram sobre o corpo do menino. Acordes  colaram-se à pele com a velocidade do castigo. O espaço entre as…

O direito humano à água na prevenção da Covid-19

Priscila Neves Silva* Desde março estamos vivendo uma nova forma de organização das relações afetivas, de trabalho e da vida, além da criação de novos hábitos de higiene e comportamento perante situações corriqueiras da nossa rotina. A pandemia criou a…

É preciso parar

Combate entre rebeldes e legalistas na luta dos Afogados. Exército Imperial do Brasil ataca as forças confederadas no Recife,durante a Confederação do Equador, em 1824. Dalvit Greiner de Paula “É preciso parar o carro da revolução!” afirmou a nossa elite…

Educação pelo Brasil, edição 285

Conselho de Educação recomenda retorno às aulas, excluindo pessoas com deficiência – GGN Além dos questionamentos sobre a segurança a todos alunos, o Conselho Nacional de Educação exclui, restringe e viola os direitos das pessoas com deficiência Universidade expulsa 15…

Estátuas no contexto educativo: ignorá-las ou (re) significá-las?

Ivangilda Bispo dos Santos* Mariana Rabêlo de Farias ** Nos últimos anos, o Brasil foi palco de algumas manifestações envolvendo estátuas que chamaram a atenção da mídia: a pichação do símbolo da suástica nazista na estátua do artista Benjamin de…

FAMILIA, à sua maneira!

 Aleluia Heringer Lisboa Teixeira Família fica bem no plural. Não iremos encontrar um modelo universal, talvez seja esta a razão de a clássica frase de Tolstói, escrita em 1877, perdurar até os dias de hoje: “Todas as famílias felizes se…

A vara da disciplina: apologia da violência na voz do ministro pastor

Luiz Carlos Castello Branco Rena “Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.” Artigo V da Declaração Universal dos Direitos Humanos “Os Estados Membros tomarão todas as medidas legislativas, administrativas, sociais e educacionais apropriadas…

América Latina, edição 285

Educación. Solo el 23,8% de la población ocupada tiene nivel superior o universitario completo – La Nacion / Argentina “La educación inclusiva y de calidad ayuda a abatir la pobreza , ya que el nivel de los ingresos laborales de…