Joaquim Ramos

joaquimramos2@yahoo.com.br 

Doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Doutorado Latino-Americano, na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação, sob orientação da Professora Maria de Fátima Cardoso Gomes. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação da PUC/Minas, como bolsista da Fundação Ford, sob a orientação da Professora Maria do Carmo Xavier. Pesquisa e publica na área de educação infantil as temáticas sobre o professor na educação infantil, gênero, sexualidade e corpo. Possui especialização em Língua Portuguesa pelo UNI/BH e graduação em Letras pela PUC/Minas. Professor das redes estadual de Minas Gerais e municipal de educação em Belo Horizonte- MG.

Distúrbios sexuais na capital federal – “Tudo pequeno aí?”

Joaquim Ramos Por curiosidade, realizei uma busca sobre os pronunciamentos da classe política brasileira em torno das questões da sexualidade. Queria saber se sempre falaram “merda” sobre o assunto e como as questões de gênero (incluindo o tratamento sobre as…

A doce e justa ira da Professora Nilma Lino Gomes

Joaquim Ramos Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado! (James Baldwin 1924-1987) Para mim, não tem jeito! Toda vez que escuto a professora Nilma Lino Gomes – agora, recém-aposentada de…

Um Estado de loucos!

Joaquim Ramos   Eu juro que é melhor Não ser o normal Se eu posso pensar que Deus sou eu! (Os Mutantes – Balada do louco) Numa das ruas de Ibirité, onde resido, voltando para casa, uma chorosa senhora se…

Ninguém falou sobre educação… nem sobre o “mito”

Belo Horizonte, 08 de março de 2019 Amigo Sandro Vinicius Sales dos Santos , Saludos! Vamos retomar a nossa prosa por meio das cartas? Voltar a refletir sobre as coisas da vida, da política, da educação e sobre as bizarrices do…

De John Donne, Ernest Hemingway e Raul Seixas: os sinos dobram para Marielle Franco, Anderson Gomes, para os estudantes da EJA, para você, para mim

Joaquim Ramos Ana Maria Reis Macedo* “A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. (John Donne 1572-1631) Em seus quinze anos…

Correspondência 03: reminiscências de poesia e memória sobre o tempo e a escola

Joaquim Ramos Ibirité, 08 de março de 2018 Amigo Sandro,   Tenho gostado da nossa prosa neste espaço (PEPB) . Como bem sabemos, o exercício do magistério da educação básica nem sempre “deixa” tempo para algumas reflexões. Em especial, não sobra…

A Universidade “invade” a Escola Básica: o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil na Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Santos ​ “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca” (Jorge Larossa).​ ​ A Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri (EMDMF) e as turmas externas da Educação de Jovens e Adultos…

Vai Passar – Chico Buarque e o atual cenário político brasileiro – exclusivo

Sandro Vinicius Sales dos Santos Joaquim Ramos Num tempo Página infeliz da nossa história Passagem desbotada na memória Das nossas novas gerações Dormia A nossa pátria mãe tão distraída Sem perceber que era subtraída Em tenebrosas transações (HOLANDA, Chico Buarque…

Profissão docente: quem cuida e educa aqueles que irão cuidar educar as gerações mais novas em nossas instituições educativas? – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Santos Nos últimos anos, notamos uma crescente preocupação de pesquisadores, de governos e de gestores das políticas públicas, em especial das políticas para a educação, com o atual (e iminente) déficit de professores em todos os níveis…

Desperdícios de infância nos achadouros de Manoel de Barros – exclusivo

Sandro Vinicius Sales dos Santos Joaquim Ramos Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela…