ivaneperotti@hotmail.com

Lavando picolés na pia

– estratégias políticas de aliteração – Ivane Laurete Perotti Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos. Paulo Freire…

Em defesa das singularidades: um convite para Esther Duflo

Ivane Laurete Perotti   […] é preciso que a educação esteja – em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos – adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito […] Paulo Freire  …

A arquitetura das sombras

sob as lajes da significação prosperam armadilhas conceituais   Ivane Laurete Perotti   Talvez nunca tenhamos tido em nossa história necessidade tão grande de ensinar, de estudar, de aprender mais do que hoje. De aprender a ler, a escrever, a…

A escola pública não é gratuita

o fôlego ácido da segregação   Ivane Laurete Perotti   E uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiadamente certos de nossas certezas. Paulo Freire   Letras desgarradas deslizam pelo chão de asfalto. Pés nus procuram coisa…

A educação é o índice da vontade política de uma nação

as palavras das coisas e as coisas das palavras   Ivane Laurete Perotti   …eu precisava ter essa saudade comportada. Paulo Freire   Ventos e folhas varreram o quintal com o fôlego da segunda-feira. Meu primeiro mundo foi o quintal…

Narrativas de um olho só – Parte III

– interpretabilidade atemporal- Ivane Laurete Perotti   Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário. (Paulo Freire) _ Não entendo, professora… _ Diga, o que não entende? _ Essa coisa de narrativas e,…

Carta de um aluno ao seu professor

Ivane Laurete Perotti   Professor, decidi escrever uma carta para você, já faz muito tempo. Eu não sabia como iniciar, daí esperei até agora. Então, vou começar dizendo que passo mais tempo com você aqui na escola do que passo…

Confrarias – visões sobre a etimologia das palavras conchaves

Ivane Laurete Perotti     _ Cum chaves… _ Fulano! Atenção à forma escrita! _ Não perciso escrevê, professor. Tamo tudo ligadu… de um tudo! _ Nem tudo… _ … tudo! Inda mais agora! _ As ideias devem ser suas,…

O indissociável afeto na escola do não autoritarismo

 uma ponte de emoções liga a vida intelectiva e a vida afetiva    Ivane Laurete Perotti   Terminava a primeira parte de meu trabalho em sala de aula naquele dia. Preparava-me para repensar as ações e recolher-me ao silêncio necessário.…

Tsunami de gentes

Ivane Laurete Perotti Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se…