Menu
Ivane Laurete Perotti

ivaneperotti@hotmail.com

Do educar para a educação

– sobreviventes das desigualdades nas trincheiras da vida – Ivane Perotti “Sobrevive à aridez das mãos talhadas Na enxada que corta a carne abre a cova e enterra a desilusão.” (Socorro Nunes) Viera em confiança o pai motivado. A escola…

Laços do Inferno

– grotescas cenas que Dante não previu – Ivane Perotti “Abril é o mais cruel dos meses, germina Lilases da terra morta, mistura Memória e desejo, aviva Agônicas raízes com a chuva da primavera. O inverno nos agasalhava, envolvendo A…

Jogos e Papelões – do homem e do humano

 Ivane Perotti  “É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une.” Edgar Morin Queria, mas não deu certo. Diante do pré-adolescente que me pergunta: -Vó Torta, o que é um humano e um…

Desabrigos: um mar de segregados no abismo social das inverdades

Ivane Perotti “Reze pra que a falsidade Seja sempre superada” (Dedé da Portela/Beth Carvalho) A lua mansa espiava o abrigo esvaziado. As minguadas mãos que carregavam socorros haviam desaparecido. Morriam os choros, diminuíam as tosses. As ervas-daninhas, assim como a…

Metáforas de alto risco – parte I

– vendo o mundo de olhos fechados – Ivane Perotti “Pensem bem se isto é um homem que trabalha no meio do barro, que não conhece paz, que luta por um pedaço de pão, que morre por um sim ou…

Estratégias marinadas em crueldade

– condimentos de uma era comandada pelo capital – “Isso é vida real? Isso é só fantasia? Preso em um desmoronamento Sem escapatória da realidade Abra seus olhos/Olhe para os céus e veja […]” (Freddie Mercury) Ivane Perotti Assustada pela…

Guerra de ignorâncias

– só a conexão com ciência aliviará o medo dos contágios letais – Ivane Perotti “[…] – a gente passa a vida inteira feito bobo pra depois morrer que nem besta.“ (Charles Bukowski) As ruas da capital, espaço que deveria…

Embarcação mortífera

– nos tempos da ignorância distribuída – Ivane Perotti “A ciência contemporânea é feita da pesquisa dos fatos verdadeiros e da síntese das leis verídicas. As leis verídicas da ciência têm uma fecundidade de verdades, elas prolongam as verdades de…

Trilhas da morte – rastros de um anúncio

Ivane Perotti “Não há vida sem morte, como não há morte sem vida, mas também há uma ‘morte em vida’. E a ‘morte em vida’ é exatamente a vida proibida de ser vida.” Paulo Freire A rua peneira os raios…

Ilhas umbilicais – entre a manipulação e a in/diferença

Ivane Perotti “É impossível ensinar sem essa coragem de querer bem, sem a valentia dos que insistem mil vezes antes de uma desistência.” (Paulo Freire) A escola enfrentava dias difíceis. No espaço das relações, as tensões dividiam-se. No território dos…