Geraldo Márcio Alves Dos Santos

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar/FaE/UFMG, Coordenador do NETE, Núcleo de Estudos sobre o Trabalho- Fae/UFMG, Torneiro Mecânico Senai-1986, Técnico Mecânico Cefet-MG- 1992, Licenciado em História Unibh-1998, Mestre em Educação FaE/UFMG-2004, Doutor em Educação UFF-2010.

América Latina 261

Educación mantiene la suspensión de clases en el departamento La Paz – Página Siete – Bolívia La institución emplaza a los padres de familia a coordinar con las juntas escolares, los consejos educativos y autoridades sindicales de los colegios fiscales,…

C&T 261

Participantes da Campanha “Ciência, pra que ciência?” ressaltam motivos para defender a ciência brasileira – Jornal da Ciência A campanha lançada pela SBPC reúne depoimentos de cientistas, professores e estudantes mostrando como a ciência desenvolvida aqui no Brasil, com apoio…

Precisamos falar sobre nós: sexualidades e Direitos Humanos

Marco Antonio Torres* Eu geralmente gosto muito de ouvir as histórias das vidas das pessoas. Quando fazia atendimentos psicoterapêuticos, como Psicólogo, sempre iniciava a conversa assim: “me conta um pouco da sua vida”. Hoje como professor da Universidade Federal de…

Os Cientistas e a República do Medo

Desde sua proclamação, no final do século XIX, a República, entre nós, tem sido mais uma obra de ficção, de péssima qualidade, do que uma realidade.  Ao longo desses 130 anos, foram raros os momentos em que essa forma de…

Educação pelo Brasil, edição 261

Negros são maioria pela primeira vez nas universidades públicas, aponta IBGE – O Globo Instituto credita mudança na composição do alunado ao sistema de cotas; estudantes criticam sub-representação e relatam dificuldades nas instituições Secretaria de Educação decidiu provocar os trabalhadores em…

Educação em Debate, edição 261

Problematizações curriculares VI – os direitos de aprendizagem – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO Após compartilhar algumas leituras sobre os conceitos de competências socioemocionais, protagonismo juvenil e projetos de vida, neste mês priorizarei uma noção relativamente nova em…

Observar para absorver o mundo: A Filosofia como forma de leitura e apropriação da sociedade

Vagner Luciano de Andrade   Essencialmente, pensar os textos/contextos atuais é primordial para se repensar a ordem social vigente. Os questionamentos inerentes ao homem e sua vida em sociedade perpassam pela Ágora e pela democracia ateniense e por nomes como…

Didática da violência – parte I

páginas de um aprendizado por modelagem não espontânea    Ivane Laurete Perotti   Saber melhor significa precisamente ir além do senso comum a fim de começar a descobrir a razão de ser dos fatos […] começando de onde as pessoas…

O Brasil que nega seus intelectuais

Eudásio Cavalcante Melo* A situação que estamos testemunhando e vivenciando na educação brasileira em tempos recentes, me levou, como educador, a pensar e decidir escrever este artigo como forma de protesto a tanta humilhação que passam os profissionais comprometidos na…

Evo Morales, arroz com ovo, olha sua cor, sai daqui criola e a Lei 11.645/08 para a educação

Tiago Tristão Artero   Reflito sobre o quanto a efetiva aplicação nas diversas matérias escolares sobre “História e cultura afro-brasileira e indígena”, garantida pela Lei 11.645/08, poderia evitar situações que culminaram nas frases “olha a sua cor”, “não coloca a…

Maiêutica da alfabetização emergente

Marcelo Silva de Souza Ribeiro  “Maiêutica” é o conceito grego que indica a ação de sustentar a efetivação de processos considerados internos e naturais. A parteira que ajuda a gestante a dar à luz ou o professor que problematiza uma…

É muito nunca para uma vida tão curta: por uma educação militante e jamais militar

Vagner Luciano de Andrade   Ao entender a partir de um caso da minha história pessoal, registro que a educação, principalmente em tempos pretéritos falhou em seu comprometimento e direcionamento para com o ser humano em sua essência. Paralelamente ao…

Problematizações curriculares VI – os direitos de aprendizagem

Roberto Rafael Dias da Silva No decorrer deste semestre, como é do conhecimento de meus leitores, estou me dedicando para a construção de algumas reflexões críticas sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após compartilhar algumas…

Ano 7 – Nº 260 / sexta-feira, 08 de novembro de 2019

EDITORIAL Ciência no Brasil, uma luz no fim do túnel? Há poucos dias explicitamos, no Editorial Bolsonaro, obscurantismo que mata, o quanto as ações do governo Bolsonaro e de seus aliados no Congresso, nos executivos estaduais e no meio empresarial, atentam…

América Latina, edição 260

Súper Lunes: vuelven las clases a Santiago – La Cuarta Esta decisión fue acordada tomando en cuenta la opinión de ambas comunidades escolares, siendo informada y gestionada la determinación con la Seremi de Educación Metropolitana. ‘Mis abuelos me enseñaron que el…

Ciência no Brasil, uma luz no fim do túnel?

Há poucos dias explicitamos, no Editorial Bolsonaro, obscurantismo que mata, o quanto as ações do governo Bolsonaro e de seus aliados no Congresso, nos executivos estaduais e no meio empresarial, atentam contra a vida dos seres viventes do planeta, especialmente…

As razões da militarização do ensino II: Período Contemporâneo

Antonio Carlos Will Ludwig Em época mais próxima aos dias que correm é possível constatar em vários países o fenômeno da militarização do ensino. Um dos mais contíguos refere-se à Coréia do Norte onde persiste uma rigorosa ditadura hereditária acompanhada…

Memórias da Escola 18

Cleide Maria Maciel de Melo Há pouco assisti o primeiro episódio da série Por que odiamos. Notícias que circularam nas mídiasinformaram que essa produção foi pensada pelo cineasta Steven Spielberg, no tempo em que filmou A lista de Schindler. Cada…

Muros que caem, Socialismo e Democracia

Alexandre Fernandez Vaz Há pouco mais de duas décadas, quando eu me preparava para começar o doutorado na Leibniz Universität Hannover, na Alemanha, conheci um engenheiro florestal albanês. Éramos colegas no curso preparatório para o exame de idioma que habilitava…

Ciência e tecnologia, edição 260

Por que apoiar pesquisas científicas – Aldo Paviani (para o Correio Brazilense, via Jornal da Ciência) As pesquisas indicarão o caminho a seguir e, por isso, necessitam de recursos do poder público e do apoio de investimentos privados. “Ciência não…

Opinião do leitor, edição 260

Carlos Henrique Tretel em 05/11/2019 – (EDITORIAL – Edição 259 – 01/11/2019 – Escolas, Estudantes e Política) Hoje, mais uma vez, as novas gerações vão às ruas. Deixemo-nos inspirar por e com elas e saiamos todos às ruas também. Chega…

Educação em debate, edição 290

Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO Seria o comportamento da babá (ou suposta babá) uma consequência social ou sua falta de…

Educação pelo Brasil, edição 260

Servidores da educação de Belo Horizonte entram de greve por tempo indeterminado – Itatiaia Eles pedem reajuste salarial, alteração do estatuto dos serviços e do decreto que modifica progressões na carreira por escolaridade. Enem deixa de abordar ditadura militar pela 1ª…

Bacurau e Coringa, duas faces de uma mesma moeda

$ $ $ Eugênio Magno Bacurau e Coringa, duas recentes produções cinematográficas do continente americano – do sul e do norte, respectivamente –, vêm sendo analisadas dos pontos de vista fílmico, político, filosófico, sociológico, psicanalítico, etc. Sem pretensão quanto a…

O Ethos da escola

Quando ouvir os alunos acrescenta humanidade à gestão escolar Ivane Laurete Perotti “A aprendizagem dos educandos tem que ver com a docência dos professores e professoras, com sua seriedade, com sua competência científica, com sua amorosidade, com seu humor, com…

Uma questão de prova

Eduardo José Machado Monteiro Recentemente em Belo Horizonte, mais precisamente no Colégio Loyola, tivemos um caso em que uma simples avaliação periódica de Língua Portuguesa tornou-se um episódio de repercussão nacional. Isso aconteceu pelo fato de que havia nela um…

Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo

Tiago Tristão Artero Num país onde mais de 50% ganha menos de 1.200,00 reais, mais de 80% ganha menos de 3.000,00 reais e quem ganha 7.000,00 ou 13.000,00 reais se acha rico e se juga da elite, quais situações sociais…

Edições anteriores: Novembro de 2019

EDIÇÃO 260 EDIÇÃO 259

Ano 7 – Nº 259 / sexta-feira, 01 de novembro de 2019

EDITORIAL Escolas, Estudantes e Política A presença de coletivos estudantis no cenário público marca a história da cidade no mundo ocidental há vários séculos. Pelo menos desde que se inventou as universidades como tempo e espaço de ensino e aprendizado…

Escolas, Estudantes e Política

A presença de coletivos estudantis no cenário público marca a história da cidade no mundo ocidental há vários séculos. Pelo menos desde que se inventou as universidades como tempo e espaço de ensino e aprendizado coletivo, passando pela organização dos…