Menu
Geraldo Márcio Alves Dos Santos

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar/FaE/UFMG, Coordenador do NETE, Núcleo de Estudos sobre o Trabalho- Fae/UFMG, Torneiro Mecânico Senai-1986, Técnico Mecânico Cefet-MG- 1992, Licenciado em História Unibh-1998, Mestre em Educação FaE/UFMG-2004, Doutor em Educação UFF-2010.

Trabalho essencial

Dalvit Greiner Em tempos de pandemia da Covid-19 temos ouvido o abre-fecha na discussão sobre o trabalho essencial. Trabalho essencial significa trabalhador essencial e, portanto, deveria ser aquele melhor remunerado e reconhecido pela sociedade como imprescindível. Daí não podemos ficar…

Silene

Marileide Lázara Cassoli A fotografia em preto e branco vem acompanhada da data: 1970. Há exatos cinquenta anos atrás. Ficamos todas “congeladas” naquele tempo e espaço em que éramos crianças e brincávamos no pátio do Colégio, o Sagrado Coração de…

A lição de Comenius

Wojciech Andrzej Kulesza Exilado numa comunidade dos Irmãos Morávios em Leszno, na Polônia, o professor Comenius, que também era pastor da comunidade, viu aumentar sua desdita quando a cidade foi acometida por uma epidemia. Peste bubônica, provavelmente, já que transcorria…

Rotina em tempo de Pandemia: duas miradas sobre as mesmas questões

Joaquim Ramos Neste tempo, marcado pela insegurança diante de um vírus que espalha a morte planeta afora e que temos o desprazer de assistir pessoas zombando da morte de outras e o próprio presidente escarnecendo do sofrimento da população, podemos…

Aprendendo a transgredir: um convite à leitura de bell hooks

Alexandra Lima da Silva No âmbito do debate sobre pensamento feminista negro, algumas autoras têm merecido maior atenção por parte do mercado editorial brasileiro. Este é o caso de bell hooks, que procura subverter os cânones da escrita, a começar…

Becoming: a vida de Michelle Obama por ela mesma

 Alexandra Lima da Silva O mês de maio marcou a estreia de Becoming, documentário produzido pela Netflix baseado no livro de autobiográfico de Michelle Obama. Michelle Obama tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o posto de primeira dama dos…

Laços do Inferno

– grotescas cenas que Dante não previu – Ivane Perotti “Abril é o mais cruel dos meses, germina Lilases da terra morta, mistura Memória e desejo, aviva Agônicas raízes com a chuva da primavera. O inverno nos agasalhava, envolvendo A…

Onde quarentenam as crianças

Cibele Carvalho* Em 2010, foi publicado Where Children Sleep, após cinco anos de trabalho do fotógrafo James Mollisson retratando o lugar onde dormem as crianças pelo mundo. No prefácio da versão impressa, Mollisson relata que teria cogitado atribuir o título…

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte III – Internacionalização da Universidade

 Antônio Teixeira O conhecimento produzido ao longo dos séculos é patrimônio universal. Neste cenário, a universidade é o celeiro do conhecimento. Como partícipes do conhecimento universal, temos o dever de fazer ampla reforma do sistema educacional desde a creche e…

Trabalho e Necessidade

Dalvit Greiner O trabalho, em nenhuma situação, mas principalmente no Capitalismo, pogde ser considerado como uma atividade prazerosa. A própria palavra deriva de um instrumento de tortura usado para obrigar as pessoas a realizar algo para outra pessoa. Raramente, quando…

Das normalidades escolares em tempos de distância dos abraços

Liliane Ferrari Giordani Cristiane Back Ferreira Desde muito antes do advento pandêmico do COVID-19 andamos as voltas com o conceito de normalidade da vida escolar, dentro ou fora de seus prédios. A partir da segunda quinzena de março deste ano,…

Precisamos falar sobre colorismo, população negra uni-vos!

Lais Melo A onda colorista ou o termo colorismo surgiu em 1982, quando a escritora Alice Walker, publica seu livro “If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like?” Traduzido em português para: “Se o presente…

Ku Klux Klan e a intolerância, uma história que deve ser lembrada

Daniel Machado da Conceição* Quando falamos de racismo, podemos facilmente também acionar os termos preconceito e intolerância. Essas expressões, podem ser exemplificadas na Ku Klux Klan. A sigla “KKK”, pode parecer engraçada, mas infelizmente, não é! A história dos Estados…

O caminho de volta à escola

Alexandra Lima da Silva Quando eu tinha 10 anos, e cursava a antiga quarta-série do ensino fundamental, fiquei fora da escola por alguns meses, por motivo de doença. No lugar de ter aulas, eu tinha consultas médicas. Muitas. Até uma…

Ciência e Tecnologia, Edição 277

Tudo sobre as máscaras na prevenção ao coronavírus – Observatório da Comunicação Pública da Ciência Especialização em comunicação científica da UFMG explica o uso de proteção facial em meio à pandemia Conheça a cientista, negra e nordestina, que coordena a…

Educação, Saúde e Sociedade, Edição 277

Combater a agenda antidemocrática (e não se deixar enredar em suas tramas) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO Jamais pensei que viveria para testemunhar uma manifestação pública de apoio a um presidente da república em que os participantes entoassem, além…

América Latina, Edição 277

Da Silveira: “Preocupa” que se genere “estigma” de que “hay una generación COVID que no aprendió”  – El Pais – Uriguai El ministro de Educación aseguró que se trabajará para “tomar medidas compensatorias”. Internet para estudiar. El petitorio que firmaron desde…

Os Generais contra a Saúde: educados para a defesa da morte!

As Forças Armadas brasileiras jamais tiveram grande apreço pela democracia. No máximo a toleram, e a muito contra gosto. Nunca é demais lembrar que a nossa República foi proclamada por meio de um Golpe de Estado e, de golpe em…

Edução pelo Brasil, Edição 277

Coronavirus: Reitora explica como será a volta às aulas na UFMG – TV UFMG Garantir a qualidade de ensino e assegurar a inclusão social. Essas duas preocupações orientam o planejamento que está sendo definido para orientar a volta às aulas…

Combater a agenda antidemocrática (e não se deixar enredar em suas tramas)

Alexandre Fernandez Vaz Jamais pensei que viveria para testemunhar uma manifestação pública de apoio a um presidente da república em que os participantes entoassem, além das costumeiras odes ao autoritarismo, cânticos em defesa de um medicamento. Em um país com…

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Possibilidades

Tiago Tristão Artero Somos trabalhadores, antes de sermos mercadorias e podemos produzir nossa história nas condições objetivas que se apresentam. O Ensino Profissional no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI) difere de um ensino profissionalizante/tecnicista. As implicações geradas pelas vidas…

Educação em Debate, Edição 277

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte III – Internacionalização da Universidade – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO O conhecimento produzido ao longo dos séculos é patrimônio universal. Como partícipes do conhecimento universal, temos o dever de fazer ampla reforma…

Parasita e a naturalização da prática de sugar do outro nossos meios de sobrevivência

Evelyn de Almeida Orlando Ando aproveitando o período de confinamento em função do coronavírus para ver filmes que estavam parados na lista há algum tempo e rever outros sobre os quais gostaria de adensar um pouco mais o olhar. Nesse…

Paremos, porque a vida não pode parar

Verônica Domingues Almeida* O contexto imposto pela pandemia de covid-19 me faz questionar, como mãe e professora, os itinerários da educação na contemporaneidade, especialmente, quanto ao distanciamento da escolarização com tempo presente e com a vida: Quando a vida está…

Como cuidaremos das políticas sociais (e de nós mesmos) durante a pandemia da Covid-19?

Ana Pereira dos Santos* Depois de agredida, Maria mandou um áudio para o locutor da rádio comunitária de seu aglomerado. Chorando e em desespero, contou que havia sofrido violência por parte da filha e estava machucada. Havia ligado para a…

“O Brazil não merece o Brasil”

Eduardo Monteiro “E pensar que soprávamos a vela do bolo e depois servíamos para todos da festa…” “Os restaurantes self-service com toda a comida exposta…” “O excesso de conteúdos escolares das diversas disciplinas sem sentido nenhum para uma educação básica…”…

ENEM justo: uma ficção necessária

Aleluia Heringer A desigualdade social é uma nódoa que impregna a sociedade brasileira e suas instituições. No sistema escolar essa mácula é histórica. Das aulas isoladas e Liceus do tempo do Império, aos Ginásios Estaduais do tempo da República, avançar…

Defender o direito à educação e aos serviços públicos para pensar um outro amanhã

José Heleno Ferreira “Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público de seu país”, diz o artigo XXI, no seu inciso II, da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No momento em que estamos enfrentando uma crise política,…

“Você não sabe de muitas coisas sobre mim”

Uma leitura da série Nada Ortodoxa Alexandra Lima da Silva Uma jovem mulher vê o mundo exterior desde sua janela, dentro de casa.  Esta é a cena inicial da mini-web série Nada ortodoxa (Unorthodox, Netflix, 2020).  Inspirada na autobiografia “Unorthodox:…

Educação em Debate, edição 276

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte II – Tentativa de mudança – Antônio Teixeira  – EXCLUSIVO Dados do Ministério da Educação revelam média de 21% de evasão da universidade nos últimos 10 anos, ou seja, cerca de 900…