Fabrício Andrade Pereira

andrade1111@yahoo.com.br

Doutor em Arte e Tecnologia da Imagem, ensino de arte, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA/UFMG. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG). É autor das obras Arte-Educação: emoção e racionalidade (2006) pela coleção Selo Universidade da Editora Annablume (SP) com primeira edição esgotada e reimpressão realizada em 2009 e Arte/Educação: Paradigmas do século XXI (2015).

América Latina, edição 264

Pruebas PISA: todo sigue igual – Guillermo Jaim Etcheverry (via Clarin) – Argentina Confiemos en que estos datos resulten de utilidad para tratar de encaminar la maltrecha educación argentina. Marchas del 4D se mantienen pese a anuncio de diálogo con Duque –…

CEDOC – Pesquisa e memória

Matheus Phillip O Centro de Documentação e Memória (CEDOC) possui, sob sua guarda, fontes documentais que subsidiam os estudos e as pesquisas referentes à educação, à formação docente e à história e memória da Faculdade de Educação. Ele também realiza…

Paraisópolis e PISA: mais do mesmo, tudo junto e misturado

Esta semana, duas tragédias chamaram a atenção da mídia e da sociedade brasileira: o massacre de jovens negros brasileiros e os resultados do PISA divulgados internacionalmente. São acontecimentos diferentes em quase tudo, mas cujo entrelaçamento mostra muito profundamente o que…

A gente se escreve

talhos de uma escrita  Ivane Laurete Perott “A existência, porque humana, não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco pode nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens transformam o mundo.” Paulo Freire   No marco da…

Ciência e tecnologia, edição 264

Pesquisadores comentam as ameaças ao programa brasileiro de HIV/aids – Agência Fiocruz Segundo historiadores, para que os avanços das últimas décadas não sejam perdidos as políticas voltadas para o combate ao HIV/aids devem ser encaradas como de Estado e não…

Opinião do leitor, edição 264

Eudasio Cavalcante Melo em 05/12/2019, em resposta a João em 01/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 261 – 14/11/2019 – O Brasil que nega seus intelectuais) Caro João, gostaria de sugerir que conhecesse melhor o pensamento de Paulo Freire, para que possas construir…

Educação pelo Brasil, edição 264

Já está disponível o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – EBC Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica , do Instituto de Matemática Pura Aplicada , como incentivo e promoção do…

Pisa: culpa do Paulo Freire?

Tiago Tristão Artero Comentarista da Jovem Pan, diante dos resultados do Pisa, diz que somos um país de analfabetos funcionais. Elencou diversos pontos que se seguem neste artigo de opinião e não foi corrigido em nenhum aspecto, portanto, parece ter…

SESSÃO ESPECIAL PISA

Pisa: culpa do Paulo Freire? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO Sabemos que estes argumentos têm ganhado espaço nas discussões relativas PISA: muita importância para uma avaliação questionável – Rodrigo Ratier Não há dúvida de que a educação brasileira segue patinando.…

O bairro como laboratório pedagógico: percepção das políticas públicas enquanto agentes de presença/ausência do Estado

Vagner Luciano de Andrade As aberrações governamentais destacadas declaram boicote à Filosofia e à Sociologia. Militantes alienantes e alienados defendem uma escola sem partido, como se fosse possível educar e formar cidadãos, sem responsabilidades para com a coletividade. Educar, sem…