Menu
Fabrício Andrade Pereira

andrade1111@yahoo.com.br

Doutor em Arte e Tecnologia da Imagem, ensino de arte, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA/UFMG. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG). É autor das obras Arte-Educação: emoção e racionalidade (2006) pela coleção Selo Universidade da Editora Annablume (SP) com primeira edição esgotada e reimpressão realizada em 2009 e Arte/Educação: Paradigmas do século XXI (2015).

Aprendendo a transgredir: um convite à leitura de bell hooks

Alexandra Lima da Silva No âmbito do debate sobre pensamento feminista negro, algumas autoras têm merecido maior atenção por parte do mercado editorial brasileiro. Este é o caso de bell hooks, que procura subverter os cânones da escrita, a começar…

Becoming: a vida de Michelle Obama por ela mesma

 Alexandra Lima da Silva O mês de maio marcou a estreia de Becoming, documentário produzido pela Netflix baseado no livro de autobiográfico de Michelle Obama. Michelle Obama tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o posto de primeira dama dos…

Laços do Inferno

– grotescas cenas que Dante não previu – Ivane Perotti “Abril é o mais cruel dos meses, germina Lilases da terra morta, mistura Memória e desejo, aviva Agônicas raízes com a chuva da primavera. O inverno nos agasalhava, envolvendo A…

Onde quarentenam as crianças

Cibele Carvalho* Em 2010, foi publicado Where Children Sleep, após cinco anos de trabalho do fotógrafo James Mollisson retratando o lugar onde dormem as crianças pelo mundo. No prefácio da versão impressa, Mollisson relata que teria cogitado atribuir o título…

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte III – Internacionalização da Universidade

 Antônio Teixeira O conhecimento produzido ao longo dos séculos é patrimônio universal. Neste cenário, a universidade é o celeiro do conhecimento. Como partícipes do conhecimento universal, temos o dever de fazer ampla reforma do sistema educacional desde a creche e…

Trabalho e Necessidade

Dalvit Greiner O trabalho, em nenhuma situação, mas principalmente no Capitalismo, pogde ser considerado como uma atividade prazerosa. A própria palavra deriva de um instrumento de tortura usado para obrigar as pessoas a realizar algo para outra pessoa. Raramente, quando…

Das normalidades escolares em tempos de distância dos abraços

Liliane Ferrari Giordani Cristiane Back Ferreira Desde muito antes do advento pandêmico do COVID-19 andamos as voltas com o conceito de normalidade da vida escolar, dentro ou fora de seus prédios. A partir da segunda quinzena de março deste ano,…

Precisamos falar sobre colorismo, população negra uni-vos!

Lais Melo A onda colorista ou o termo colorismo surgiu em 1982, quando a escritora Alice Walker, publica seu livro “If the Present Looks Like the Past, What Does the Future Look Like?” Traduzido em português para: “Se o presente…

Ku Klux Klan e a intolerância, uma história que deve ser lembrada

Daniel Machado da Conceição* Quando falamos de racismo, podemos facilmente também acionar os termos preconceito e intolerância. Essas expressões, podem ser exemplificadas na Ku Klux Klan. A sigla “KKK”, pode parecer engraçada, mas infelizmente, não é! A história dos Estados…

O caminho de volta à escola

Alexandra Lima da Silva Quando eu tinha 10 anos, e cursava a antiga quarta-série do ensino fundamental, fiquei fora da escola por alguns meses, por motivo de doença. No lugar de ter aulas, eu tinha consultas médicas. Muitas. Até uma…