Eugênio Magno

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação – FaE / UFMG (2017). Graduado em Comunicação Social pelo Unicentro Newton Paiva (1990), Mestre em Artes (Cinema) pela Escola de Belas Artes – EBA / UFMG (2006), Pós-graduado em Educação (Pedagogia Empresarial) pelo CEPEMG / UEMG (1992) e Especializado em Fé e Política pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP-DF / PUC-RIO (2007). Professor de Oficinas Introdutórias de Cinema para Docentes e de Cursos Livres nas áreas de Educação, Cinema, Comunicação e Artes. Idealizador e Coordenador do lapEs – laboratório ambulante de poéticas Educacionais. Sócio-proprietário da Factual Comunicação e Marketing Ltda. Assessor do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP-DF. Mediador em Seminários e Debates, Narrador e Locutor de Propaganda Vozes de Minas. Membro do Instituto Humberto Mauro. Editor do blog Minas e Gerais, Poeta e Roteirista. Radialista, Jornalista, Ator e Diretor Profissional.

Ano 7 – Nº 260 / sexta-feira, 08 de novembro de 2019

EDITORIAL Ciência no Brasil, uma luz no fim do túnel? Há poucos dias explicitamos, no Editorial Bolsonaro, obscurantismo que mata, o quanto as ações do governo Bolsonaro e de seus aliados no Congresso, nos executivos estaduais e no meio empresarial, atentam…

América Latina, edição 260

Súper Lunes: vuelven las clases a Santiago – La Cuarta Esta decisión fue acordada tomando en cuenta la opinión de ambas comunidades escolares, siendo informada y gestionada la determinación con la Seremi de Educación Metropolitana. ‘Mis abuelos me enseñaron que el…

Ciência no Brasil, uma luz no fim do túnel?

Há poucos dias explicitamos, no Editorial Bolsonaro, obscurantismo que mata, o quanto as ações do governo Bolsonaro e de seus aliados no Congresso, nos executivos estaduais e no meio empresarial, atentam contra a vida dos seres viventes do planeta, especialmente…

As razões da militarização do ensino II: Período Contemporâneo

Antonio Carlos Will Ludwig Em época mais próxima aos dias que correm é possível constatar em vários países o fenômeno da militarização do ensino. Um dos mais contíguos refere-se à Coréia do Norte onde persiste uma rigorosa ditadura hereditária acompanhada…

Memórias da Escola 18

Cleide Maria Maciel de Melo Há pouco assisti o primeiro episódio da série Por que odiamos. Notícias que circularam nas mídiasinformaram que essa produção foi pensada pelo cineasta Steven Spielberg, no tempo em que filmou A lista de Schindler. Cada…

Muros que caem, Socialismo e Democracia

Alexandre Fernandez Vaz Há pouco mais de duas décadas, quando eu me preparava para começar o doutorado na Leibniz Universität Hannover, na Alemanha, conheci um engenheiro florestal albanês. Éramos colegas no curso preparatório para o exame de idioma que habilitava…

Ciência e tecnologia, edição 260

Por que apoiar pesquisas científicas – Aldo Paviani (para o Correio Brazilense, via Jornal da Ciência) As pesquisas indicarão o caminho a seguir e, por isso, necessitam de recursos do poder público e do apoio de investimentos privados. “Ciência não…

Opinião do leitor, edição 260

Carlos Henrique Tretel em 05/11/2019 – (EDITORIAL – Edição 259 – 01/11/2019 – Escolas, Estudantes e Política) Hoje, mais uma vez, as novas gerações vão às ruas. Deixemo-nos inspirar por e com elas e saiamos todos às ruas também. Chega…

Educação em debate, edição 290

Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO Seria o comportamento da babá (ou suposta babá) uma consequência social ou sua falta de…

Educação pelo Brasil, edição 260

Servidores da educação de Belo Horizonte entram de greve por tempo indeterminado – Itatiaia Eles pedem reajuste salarial, alteração do estatuto dos serviços e do decreto que modifica progressões na carreira por escolaridade. Enem deixa de abordar ditadura militar pela 1ª…