Menu
Dalvit Greiner

dalvit.greiner@gmail.com

Dalvit Greiner

Mestre em História da Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e professor de História na Rede Municipal de Educação em Belo Horizonte no Ensino Fundamental – Regular e Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Gestão Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS  e Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. Torce para o Clube Atlético Mineiro e acredita em muita coisa boa, dentre elas a EDUCAÇÃO e a sua profissão: PROFESSOR.

 

Terceira guerra mundial

Dalvit de Paula Greiner Espero que você esteja fazendo esta leitura na tranquilidade de sua casa, com seus familiares, sem nenhum outro contratempo relacionado a essa doença. Espero, finalmente, que você não tenha perdido ninguém com essa doença: nem parente,…

Reset or Delete

Dalvit Greiner de Paula Com a chegada do vírus real esquecemos o vírus virtual, aquele do computador que quando infecta nosso equipamento ficamos desesperados. Quem não passou por uma experiência desse tipo? Vem um vírus, não se sabe de onde…

Cuidar-se

Dalvit Greiner Nossas vidas biológicas – que não são separadas de nossas vidas sociais – sempre foram reguladas pelos vírus, bactérias e outros bichos, não bichos, grandes, pequenos, etc. Ao nosso lado, dentro e fora temos a nossa fauna e…

Cuidar da água para não escorrer pelo ralo

Dalvit Greiner Quanto custa um copo de água? Na cidade quando abrimos uma torneira, sequer avaliamos o valor financeiro de um copo de água. Quiçá, o seu valor moral. Mas, água tem valor moral? Claro que não. Mas, o seu…

Cuidar da terra ou para não passar a boiada

Dalvit Greiner Hannah Arendt chamou nossa atenção sobre a violência humana. E ela tem razão em tudo o que disse. Porém, como a gente se debruçou sobre a questão da violência política (e agora, mais que nunca, isso nos assusta),…

Trabalho essencial

Dalvit Greiner Em tempos de pandemia da Covid-19 temos ouvido o abre-fecha na discussão sobre o trabalho essencial. Trabalho essencial significa trabalhador essencial e, portanto, deveria ser aquele melhor remunerado e reconhecido pela sociedade como imprescindível. Daí não podemos ficar…

Trabalho e Necessidade

Dalvit Greiner O trabalho, em nenhuma situação, mas principalmente no Capitalismo, pogde ser considerado como uma atividade prazerosa. A própria palavra deriva de um instrumento de tortura usado para obrigar as pessoas a realizar algo para outra pessoa. Raramente, quando…

Trabalho e dignidade

Dalvit Greiner Nenhum trabalho verdadeiro ofende a dignidade humana. Nenhum. Porém nem todo trabalho é verdadeiro e, portanto a dignidade humana fica totalmente comprometida quando estas atividades são realizadas. A questão maior é o fato do Capitalismo insistir na propaganda…

Febre alta

Dalvit Greiner de Paula Bartolomeu Campos de Queiroz, fumante inveterado de saudosa memória, disse-nos uma vez que, quando adoecia na infância, sua mãe o levava à benzedeira, dava-lhes chás e aviava-se com o farmacêutico de sua cidade natal. Segundo ele,…

Minorias – Sem Terras?

Dalvit Greiner de Paula O processo de implantação do Capitalismo passa pela expropriação dos meios de produção e nessa época de pandemia fica muito evidente o que é necessário para a manutenção da vida humana. Todos nós, animais, somos muito…

Minorias – Adolescentes e Jovens?

Dalvit Greiner de Paula Seguindo essa ideia de que minorias é um conceito capitalista para designar gente improdutiva e que deve ser desvalorizada para estar no exército de reserva de mão-de-obra do sistema… Segundo as faixas etárias da PNAD –…

Minorias – Mulheres?

Dalvit Greiner de Paula Para o sistema capitalista, o conceito de minoria é sinônimo de improdutivo, colocando uma grande quantidade de pessoas à margem da produção econômica. E à margem não quer dizer fora. Como numa fotografia é uma questão…

Acabemos com a escola – Tentativa 5

Dalvit Greiner Acabar com a escola para acabar com o pensamento. O aprendizado do alfabeto pode ser uma desgraça para comunidades oralizadas, diria o deus egípcio Teth, porém na nossa sociedade a escrita é fundamental. Apesar de estarmos cada vez…

Acabemos com a escola – Tentativa 4

Dalvit Greiner “Tem dinheiro para a milícia mas não tem para educação”. Este slogan dos tsunamis da educação dos anos passados tem se feito valer neste 2020 de governadores acossados pelo revólver dos militares, praças de baixa patente usados pelo…

Acabemos com a escola – Tentativa 3

Dalvit Greiner de Paula Uma terceira tentativa de acabar com a escola é a internet. Não, não precisamos demonizar a internet por causa disso. A ferramenta é boa, mas sem a mediação do professor – coisa que se faz numa…

Acabemos com a escola – tentativa 2

Dalvit Greiner de Paula Apesar de serem os primeiros a desejar uma escola pública, das possibilidades de difusão de suas ideias, os liberais são hoje um dos defensores do fim da escola pública. São daqueles que acreditam que o mercado…

Acabemos com a escola – Tentativa 1

Dalvit Greiner de Paula A escola é algo tão novo em nossas vidas e já querem acabar com ela. Tentativas é que não faltam ao longo da história. Porém, ao mesmo tempo em que novos governantes querem acabar com a…

Mamãe, eu fui a Cuba

Dalvit Greiner de Paula É isso mesmo. Passei alguns dias na Ilha. Para quem não sabe ou já se esqueceu era assim que chamávamos Cuba nos anos de 1970-80. Culpa do Fernando Morais, o jornalista. A Ilha era, e continua…

Compraram Barato

Dalvit Greiner de Paula Todo dia é um bom dia para escrever sobre a Reforma da Previdência. O problema é que, ao escrevermos demais, ninguém lê. Claro, saturar um assunto é a melhor forma de fazê-lo chato. Mas, é necessário…

“Uma pessoa que sabe ler e escrever”

Dalvit Greiner   “Não vota no PT”, disse o atual ministro da educação. E ele tem razão. Agora ando dando razão para tudo o que a turma do Bolsonaro fala. Faço como alguns evangélicos usando a Bíblia: pego só o…

Esqueça Bolsonaro

Dalvit Greiner E foque suas energias no seu deputado. Aliás, você se lembra para qual deputado deu o seu voto nas últimas eleições? Creio que aqui se encontra um de nossos maiores problemas na política. Esquecemos, rapidamente, quem são nossos…

Back To The Game

Dalvit Greiner Paula   Correr, saltar, matar, trocar as armas, matar mais, observar o score, correr, virar à direita, atirar, entrar por outra porta, matar mais, atirar, não tirar o dedo do gatilho, a arma no automático, correr, parar, correr,…

Alexandre Frota e o pinto no lixo

Dalvit Greiner de Paula   Passou 2018, entramos 2019 e eu voltei a escrever neste latifúndio virtual. Não que eu tenha andado sem assunto, mas outras tarefas me levaram à reclusão. Não penal, mas parecido. Para começar o ano de…

Meu cordial brasileiro

Dalvit Greiner   No início do século passado, Ribeiro Couto em carta ao embaixador mexicano no Brasil criou o termo “homem cordial”. E assim o descreveu: “O egoísmo europeu, batido de perseguições religiosas e de catástrofes econômicas, tocado pela intolerância…

O Brasil vai virar uma Venezuela?

Dalvit Greiner   Claro que não. Isso é afirmação de má fé de quem quer aterrorizar as pessoas em época de campanhas eleitorais. É eleitoreiro e não tem nenhum fundamento. Isso quer dizer que a Venezuela vai bem? Claro que…

A lenda dos anjos

Dalvit Greiner Tem um bom tempo entre este texto e a entrevista concedida por Michel Serres ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo. A entrevista foi ao ar em 1999 e lá, entre muitas outras novidades, Serres…

Liberal, mas nem tanto

Dalvit Greiner Tenho recebido, e aceito de bom grado, manifestações da direita que se diz liberal, por meio do Partido Novo, de João Amoêdo. É um colega de trabalho que, vira e mexe, manda-me as publicações do candidato. Liberal mesmo,…

Coisas de doido

Dalvit Greiner Nas poucas intervenções que fiz, na condição de gerente de educação ou formador, perguntei certa vez numa escola: “Aproximadamente, quantos estudantes desta escola precisam de um psicólogo?” Os professores e as professoras foram rápidos em responder: mais ou…

Como legitimar governos ilegítimos – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Quero que a justiça reine em meu país […] Os meninos e o povo no poder, eu quero ver (Milton Nascimento) ​ 101 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo Meses vão e vem e,…

Mamãe eu quero ir a Cuba! – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Mamãe eu quero ir a Cuba Quero ver a vida lá La sueña una perla encendida Sobre la mar (Caetano Veloso, 1983) ​  94 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo  ​ Com a morte…