Dalvit Greiner

dalvit.greiner@gmail.com

Mestre em História da Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e professor de História na Rede Municipal de Educação em Belo Horizonte no Ensino Fundamental – Regular e Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Gestão Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS  e Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB. Torce para o Clube Atlético Mineiro e acredita em muita coisa boa, dentre elas a EDUCAÇÃO e a sua profissão: PROFESSOR.

Mamãe, eu fui a Cuba

Dalvit Greiner de Paula É isso mesmo. Passei alguns dias na Ilha. Para quem não sabe ou já se esqueceu era assim que chamávamos Cuba nos anos de 1970-80. Culpa do Fernando Morais, o jornalista. A Ilha era, e continua…

Compraram Barato

Dalvit Greiner de Paula Todo dia é um bom dia para escrever sobre a Reforma da Previdência. O problema é que, ao escrevermos demais, ninguém lê. Claro, saturar um assunto é a melhor forma de fazê-lo chato. Mas, é necessário…

“Uma pessoa que sabe ler e escrever”

Dalvit Greiner   “Não vota no PT”, disse o atual ministro da educação. E ele tem razão. Agora ando dando razão para tudo o que a turma do Bolsonaro fala. Faço como alguns evangélicos usando a Bíblia: pego só o…

Esqueça Bolsonaro

Dalvit Greiner E foque suas energias no seu deputado. Aliás, você se lembra para qual deputado deu o seu voto nas últimas eleições? Creio que aqui se encontra um de nossos maiores problemas na política. Esquecemos, rapidamente, quem são nossos…

Back To The Game

Dalvit Greiner Paula   Correr, saltar, matar, trocar as armas, matar mais, observar o score, correr, virar à direita, atirar, entrar por outra porta, matar mais, atirar, não tirar o dedo do gatilho, a arma no automático, correr, parar, correr,…

Alexandre Frota e o pinto no lixo

Dalvit Greiner de Paula   Passou 2018, entramos 2019 e eu voltei a escrever neste latifúndio virtual. Não que eu tenha andado sem assunto, mas outras tarefas me levaram à reclusão. Não penal, mas parecido. Para começar o ano de…

Meu cordial brasileiro

Dalvit Greiner   No início do século passado, Ribeiro Couto em carta ao embaixador mexicano no Brasil criou o termo “homem cordial”. E assim o descreveu: “O egoísmo europeu, batido de perseguições religiosas e de catástrofes econômicas, tocado pela intolerância…

O Brasil vai virar uma Venezuela?

Dalvit Greiner   Claro que não. Isso é afirmação de má fé de quem quer aterrorizar as pessoas em época de campanhas eleitorais. É eleitoreiro e não tem nenhum fundamento. Isso quer dizer que a Venezuela vai bem? Claro que…

A lenda dos anjos

Dalvit Greiner Tem um bom tempo entre este texto e a entrevista concedida por Michel Serres ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo. A entrevista foi ao ar em 1999 e lá, entre muitas outras novidades, Serres…

Liberal, mas nem tanto

Dalvit Greiner Tenho recebido, e aceito de bom grado, manifestações da direita que se diz liberal, por meio do Partido Novo, de João Amoêdo. É um colega de trabalho que, vira e mexe, manda-me as publicações do candidato. Liberal mesmo,…

Coisas de doido

Dalvit Greiner Nas poucas intervenções que fiz, na condição de gerente de educação ou formador, perguntei certa vez numa escola: “Aproximadamente, quantos estudantes desta escola precisam de um psicólogo?” Os professores e as professoras foram rápidos em responder: mais ou…

Como legitimar governos ilegítimos – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Quero que a justiça reine em meu país […] Os meninos e o povo no poder, eu quero ver (Milton Nascimento) ​ 101 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo Meses vão e vem e,…

Mamãe eu quero ir a Cuba! – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Mamãe eu quero ir a Cuba Quero ver a vida lá La sueña una perla encendida Sobre la mar (Caetano Veloso, 1983) ​  94 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo  ​ Com a morte…

Quarenta anos sonhando com o Ensino Médio – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Como é bom poder tocar um instrumento (Caetano Veloso, cantando agora, no rádio) ​ 87 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo ​ Desafio posto, desafio aceito. Afinal de contas, o que é esse tal…

A Anarquia das ocupações estudantis – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Seja marginal Seja herói (Hélio Oiticica, 1968)   80 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo ​ Raramente alguém fala de maneira positiva da Anarquia. A propaganda das autoridades – e aqui falo de toda…

Nem essa Ordem, nem esse Progresso ​- exclusivo

Dalvit Greiner ​ Alguma coisa Está fora da ordem Fora da nova ordem (Caetano Veloso) ​ ​ 73 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo ​ Na Itália não existe a dúvida sobre o que é ser um…

Um poder legislativo sem ideologia nem convicção – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Meu irmão se liga No que eu vou lhe dizer Hoje ele pede seu voto Amanhã manda a polícia lhe prender (Bezerra da Silva, 1992) ​ 66 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo ​…

As razões pedagógicas para a MP 746/2016 – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Ninguém tira o trono do estudar Ninguém é o dono do que a vida dá E nem me colocando numa jaula porque sala de aula Essa jaula vai virar (Dani Black, 2014)   59 dias de usurpação…

As razões econômicas para a MP 746/2016

Dalvit Greiner ​ Braços na máquina operando a situação Crescimento da produção E o lucro é do patrão Semana é do patrão (Pato Fu, Vida de Operário, 1995)   52 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo ​…

As razões políticas para a MP 746/2016

Dalvit Greiner   Me gustan los estudiantes Porque son la levadura Del pan que saldrá del horno Con toda su sabrosura Para la boca del pobre Que come con amargura (Violeta Parra, 1917-1967)   45 dias de usurpação de um…

Meu candidato perdeu, porque o povo é burro! – exclusivo

​Dalvit Greiner   Quem não conhece, quem não ouviu falar Na famosa caixinha do Adhemar Que deu livro, deu remédio, deu estradas Caixinha abençoada Já se comenta de norte a sul Com Adhemar tá tudo azul (Herivelto Martins e Benedito…

A Reunião de Pais: farsa que vira tragédia – exclusivo

Oncotô? Proncovô? (Dito em Minas, desde sempre) ​ Dalvit Greiner   24 dias de usurpação de um governo eleito pelo povo. ​ Reunião de Pais na Escola pública para mim parece uma piada. Deveria ser uma coisa séria. Muito séria,…

Educação de adultos: o passo atrás do desgoverno Temer​ – exclusivo

Dalvit Greiner   Eu vendia pirulito, arroz doce, mungunzá. Enquanto eu ia vender doce, meus colegas iam estudar. A minha mãe, tão pobrezinha, não podia me educar. (João do Vale, 1982) ​ 17 dias de usurpação de um governo eleito…

Mudaram a regra ou mudaram o jogo? – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Eu era alegre como um rio Um bicho, um bando de pardais Como um galo, quando havia Quando havia galos, noites e quintais. Mas veio o tempo negro e a força fez Comigo o mal que a…

Colômbia: A Educação como condição para a paz – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Um filme sobre Oliver Cromwell, de 1970, numa cena em que o protagonista se aproxima do Parlamento inglês é interpelado por seu filho Ricardo sobre o que é aquele prédio. Cromwell responde que aquele é o lugar…

A paciência é uma virtude democrática – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Norberto Bobbio (1909-2004) elencou como uma das promessas não cumpridas da Democracia a educação para a Democracia. Ou seja, os regimes democráticos não conseguiram criar uma escola que preparasse a nova geração para a novidade que se…

O impeachment da Constituição Federal – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Em minhas aulas de História com a meninada do ensino fundamental fazia contas das Constituições Brasileiras, abordando os procedimentos como foram construídas. Apenas para mostrar-lhes como sólidas instituições políticas geraram e geram constituições duradouras. Muitas das quais,…

Mais de 180 mil eleitores a favor – exclusivo

Dalvit Greiner Não sei de quem são esses eleitores do título. Em quem votaram, por que votaram, em quais partidos votaram. Mas, são eleitores que, até o dia 10 de agosto de 2016, data em que escrevo essas mal traçadas…

O injusto ensino superior gratuito – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Editoriais como o do jornal O Globo que opinam sobre educação são bastante esclarecedores. Não gosto daqueles discursos de lobos que se fantasiam de cordeiros tentando pregar peça na gente. O discurso direto é honesto e esclarecedor.…

Das novas possibilidades de fazer escola – exclusivo

Dalvit Greiner ​ Ou, das novas possibilidades de fazer escolhas. Afinal de contas, fico me perguntando todos os dias se não é esta a nossa verdadeira vocação de professores/as. Colaborar – naquele sentido de laborar juntos, trabalhar com alguém e…