Menu
Antonio Teixeira

antonioteixeirarl@gmail.com

Antonio Teixeira

Professor Emérito da Universidade de Brasília, médico e cientista com pós-doutorado no Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Nasceu na Serra do Vitorino, no sudeste da Chapada Diamantina, Bahia. Frequentou Escola pública e teve acesso à obra musical de Heitor Villa-Lobos nas aulas de canto orfeônico e de brasilidade. Aos 16 anos de idade migrou para Salvador para trabalhar e estudar à noite. Foi vendedor de assinatura do Jornal da Bahia e foi selecionado para escriturário do Centro Educacional de Pesquisas Educacionais da Bahia com a sua Escola Experimental para treinamento de professores do sistema educacional do Estado. Conheceu Anísio Teixeira e trabalhou no Centro Educacional Carneiro Ribeiro de ensino integral. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Tem doutorado em patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Dedicou-se à pesquisa multidisciplinar sobre a doença de Chagas na Universidade Cornell, Nova York e na Universidade de Brasília. Trabalhou no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, Bethesda, no Laboratório de Química de Protistas no Museu de História Natural, Paris, e no Departamento de Imunoquímica da Universidade de Manitoba, Canadá, com bolsas da Commonwealth, da Fulbright, do Governo Francês e do CNPq. Como Professor Titular da Universidade de Brasília, dirigiu o grupo de pesquisa Patologia Molecular e orientou mestres e doutores. Sobre o tema da pesquisa, o autor publicou mais de uma centena de artigos e cinco livros, e publicou os romances “Chagas: uma ficção científica” e “O Caçador de Ilusão”.

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte III – Internacionalização da Universidade

 Antônio Teixeira O conhecimento produzido ao longo dos séculos é patrimônio universal. Neste cenário, a universidade é o celeiro do conhecimento. Como partícipes do conhecimento universal, temos o dever de fazer ampla reforma do sistema educacional desde a creche e…

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte II – Tentativa de mudança

Antonio Teixeira  Marcha e contramarcha  Tentativas de mudança dos métodos de ensino na universidade pública não foram bem sucedidas. Haja vista a dificuldade de implantar novos métodos de ensino conforme idealizado no Plano Diretor da Universidade de Brasília. De acordo…

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte I – O que foi feito

Antonio Teixeira O sistema educacional brasileiro tem a base fincada no racionalismo cartesiano (René Descartes, 1596-1600) e o conhecimento foi dividido em fatias diminutas. Entranhado na estrutura didática-pedagógica das escolas o método antigo reduziu a aprendizagem à busca de uma verdade primeva,…

O ser humano tem possibilidades ilimitadas de identidade

Antonio Teixeira A censura a uma apostila que seria distribuída na Escola de Ensino médio na Rede de Ensino Público do Estado de São Paulo não evidenciacorretamente o conhecimento sobre o tema de gênero e identidade. Existe um só gênero: Homo sapiens.…

O ensino da ciência e da evolução – IV

O que deve ser ensinado nas escolas?   Antonio Teixeira Luiz Antonio Barreto de Castro* A sociedade do conhecimento fincada na biologia da evolução que inspira pesquisa que cura doenças, aumenta a produção agropecuária, promove qualidade de vida e bem…

O ensino da ciência e da evolução – parte III

– Interveniência na biologia da evolução? –   Antonio Teixeira Luiz Antonio Barreto de Castro*  O ensino do conhecimento científico no sistema educacional é fundamental para desvendar mistérios da vida e embelezar a existência humana. Organizações fundamentalistas com diferentes designações…

O ensino da ciência e da evolução – Capítulo II

Porque devemos estudar a biologia da evolução Antonio Teixeira Luiz Antonio Barreto de Castro* Entre 1890 e 1940, para cada três cientistas laureados com o Prêmio Nobel dois eram alemães, numa sociedade dominantemente cristã. E todos gozavam irrestrita liberdade de…

O ensino da ciência e da evolução – Capítulo I

-A batalha nas escolas- Antonio Teixeira Luiz Antonio Barreto de Castro* Quando o professor de segundo grau reluta atender telefone com receio de que um pai irado pela suposição de que a teoria da evolução vai ser ensinada ao seu…