Menu
Alexandra Lima Da Silva

Alexandra Lima da Silva
Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)”.

Aprendendo a transgredir: um convite à leitura de bell hooks

Alexandra Lima da Silva No âmbito do debate sobre pensamento feminista negro, algumas autoras têm merecido maior atenção por parte do mercado editorial brasileiro. Este é o caso de bell hooks, que procura subverter os cânones da escrita, a começar…

Becoming: a vida de Michelle Obama por ela mesma

 Alexandra Lima da Silva O mês de maio marcou a estreia de Becoming, documentário produzido pela Netflix baseado no livro de autobiográfico de Michelle Obama. Michelle Obama tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o posto de primeira dama dos…

O caminho de volta à escola

Alexandra Lima da Silva Quando eu tinha 10 anos, e cursava a antiga quarta-série do ensino fundamental, fiquei fora da escola por alguns meses, por motivo de doença. No lugar de ter aulas, eu tinha consultas médicas. Muitas. Até uma…

“Você não sabe de muitas coisas sobre mim”

Uma leitura da série Nada Ortodoxa Alexandra Lima da Silva Uma jovem mulher vê o mundo exterior desde sua janela, dentro de casa.  Esta é a cena inicial da mini-web série Nada ortodoxa (Unorthodox, Netflix, 2020).  Inspirada na autobiografia “Unorthodox:…

Uma vida em vermelho: as memórias de Anita Prestes

Alexandra Lima da Silva Anita nasceu numa prisão na Alemanha. Sua mãe estava presa. Seu pai também. Eram tempos sombrios. Pessoas eram incineradas por serem consideradas inferiores.  Os nazistas não poupavam nem as crianças. Anita sobreviveu para contar a história…

Por que devemos ouvir Ailton Krenak?

Uma leitura de Ideias para adiar o fim do mundo Alexandra Lima da Silva Meu primeiro contato com a figura de Aiton Krenak foi na série documental Índios no Brasil, produzida pela TV Escola no ano 2000, com direção de…

Educação como prática de liberdade: a trajetória do filho e neto de escravizados que se tornou médico

Alexandra Lima da Silva  Quantos vezes você já se consultou com um(a) médico(a) negro(a)? Uma visita as fotos de formatura nas paredes dos cursos de Medicina no Brasil é mais uma evidência do racismo estrutural, um dos legados da escravidão…

“Você não sabia que eu estava a sua espera”?

Um convite à leitura de A origem dos outros, de Toni Morrison Alexandra Lima da Silva Pertencimento. Eu passei o último ano a procura de pertencimento, pois vivi num país estrangeiro durante todo o ano de 2019. Senti toda a…

Um autor necessário: como os estudos de Thomas Piketty ajudam a pensar a educação?

Alexandra Lima da Silva Os melhores encontros acontecem nos lugares mais inesperados. Esse foi meu aprendizado após conhecer um pouco das ideias do economista francês Thomas Piketty. Eu sempre tive muita resistência em ler economistas. Eu tinha uma visão limitada…

Viva e deixe viver: leituras sobre O Poço

Alexandra Lima da Silva Um banquete. Uma prisão vertical. Duas pessoas dividem uma cela. O banquete é distribuído em uma espécie de plataforma, que se desloca rapidamente em cada andar. Quanto mais baixo o nível, menos comida chega. As pessoas…

Representatividade importa: educação antirracista e literatura infantil

Alexandra Lima da Silva Nasci em 1980. Cresci vendo “Xou da Xuxa” e desenhos protagonizados por personagens brancos. Eu também era uma criança que gostava de ler. Nos meus livrinhos, havia príncipes e princesas. Todos loiros de olhos azuis. Alguns…

Escura demais para brilhar? A dimensão educativa da série Self Made

Alexandra Lima da Silva Modo quarentena ativado. Busco séries e filmes para indicar às estudantes e colegas em tempos de recolhimento. Com forte recomendação da Netflix, decido assistir a web minissérie Self Made. São quatro episódios protagonizados com elegância e…

“Com essa habilidade, como você não entrou para a escola de arte”?

Meritocracia e desigualdade social em Parasita Alexandra Lima da Silva Uma janela. Abaixo dos olhos, uma família se escondia. Quatro pessoas adultas tentam sobreviver num porão escuro. O filho mais velho tenta se conectar com o mundo, mas o vizinho…

“A esperança está na raiva”: como sobreviver em tempos de uberização?

Alexandra Lima da Silva Eu, professora universitária, compro livros pela internet e espero ansiosamente pelo dia da entrega. Eu simplesmente ignoro o fato de que, para que eu receba meu livro, pessoas são exploradas cotidianamente por empresas de entrega. Estamos…

Cartas para a minha avó

Alexandra Lima da Silva*   Assim que eu aprendi a ler, logo fui incumbida de uma inusitada tarefa: ler as cartas da minha avó postiça, também conhecida como “Dona Chica”. As cartas estavam sempre lá, me aguardando para a leitura…

Um relato sobre as “oportunidades” do trabalho infantil

Alexandra Lima da Silva* A primeira oportunidade para desistir de estudar eu tive em 1990. Depois que minha mãe decidiu se separar do “seu D.”, um padrasto opressor, eu senti uma grande alegria por nos libertamos daquele tirano. Fomos morar…

Sobre Cores e Botas na primeira pessoa

Alexandra Lima da Silva*   Voltei para minha infância nos anos 80 após assistir ao curta brasileiro Cores e Botas, escrito e dirigido pela cineasta negra Juliana Vicente. Nasci em outubro de 1980. Menina negra, tenho vaga lembrança da minha…