SEÇÃO ESPECIAL: Manifestos em defesa da Democracia

A ANPEd faz 38 anos. Queremos a institucionalidade democrática como presente e futuro – ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Nossa mobilização é crucial neste momento para que não se comprometa nossas tão caras agendas de afirmação da soberania nacional, de Direitos Humanos, do fim da desigualdade e da busca da equidade social em nosso país.

Diretoria do ANDES-SN divulga nota sobre crise política – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN
Não pode haver democracia plena, se hoje os veículos de comunicação são instrumentos de desestabilização, a serviço do imperialismo norte-americano.

Pela democracia – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Em face do grave momento vivido pelo país, a diretoria da Intercom reitera seu compromisso com a defesa do Estado de Direito, da democracia e das salvaguardas individuais garantidas pela Constituição. E, como entidade da área de Comunicação, ressalta a importância de uma atuação equilibrada da imprensa, que deve dar espaço ao contraditório e não pode funcionar, jamais, como tribunal midiático.

Carta Aberta aos Associados – Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo
A Diretoria e os Conselhos da SBPJor manifestam publicamente sua preocupação com o atual ambiente de insegurança político no Brasil, que coloca em xeque atribuições das instituições de poder nacionais e direitos das mais diversas ordens, conquistados historicamente.

Em defesa da democracia, dos direitos conquistados, das garantias fundamentais e da justa liberdade de informação – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
A Diretoria da COMPÓS – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – vem a público manifestar sua preocupação com os rumos atuais da política e, em especial, com o posicionamento, muitas vezes, arbitrário e unilateral de setores da mídia, em estreita ligação com a judicialização da política.

Nota da Diretoria Executiva da ANPOCS em Defesa do Estado Democrático de Direito – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais
A diretoria executiva da ANPOCS vem a público manifestar sua preocupação com iniciativas de interrupção de um mandato presidencial conquistado legalmente e legitimado pelo voto direto da maioria da população brasileira.

A Psicologia em Defesa da Democracia e do Estado de Direito – Associação Brasileira de Psicologia Social
A Psicologia, por meio de suas entidades, tem afirmado e defendido valores democráticos que garantam o debate amplo, respeitoso e plural das ideias e projetos que circulam em nossa sociedade. No exercício de nossa profissão, aprendemos a defender a liberdade de expressão, a convivência da diversidade e os espaços coletivos de reflexão que possam fomentar a paz social.

Nota pela defesa da democracia e contra o golpe – Associação Brasileira de Ensino em Psicologia
Vimos repudiar os atos ocorridos no dia 04 de março de 2016, através dos quais a democracia brasileira, tão fragilizada, sofreu mais um ataque por meio do espetáculo midiático dos grandes veículos de comunicação, com seus ranços antidemocráticos e de alguns setores do Poder Judiciário brasileiro, marcadamente atravessado por práticas penais seletivas e mecanismos de investigação duvidosos.

Nota em defesa do Estado de Direito e da Democracia – Associação Brasileira de Antropologia
A Diretoria 2015-2016 da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), diante da grave conjuntura política com que nos defrontamos nesse momento da vida pública brasileira, vem externar sua radical defesa do Estado de Direito e da Democracia em nosso país, construídos em anos de árdua luta contra o sempre redivivo autoritarismo, e contra as forças produtoras da desigualdade social.

Manifesto contra violência policial na PUCSP – PEPG em Educação: História, Política, Sociedade
Os professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, reunidos em reunião ordinária em 22/03/2016, vem a público  apresentar o seu mais veemente repúdio contra a ação abusiva, parcial  e violenta da Polícia Militar contra um grupo de estudantes que  simplesmente gritavam palavras de ordem contra outro grupo que defendia o impeachment da Presidente Dilma.

Manifesto à sociedade brasileira – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
A diretoria da Anpur manifesta profunda preocupação com o agravamento da crise política em que foi jogada a nossa democracia e justamente por agentes da lei que deveriam assegurar o respeito à legalidade e à ordem democrática no nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *