Piano de cauda

notas da desigualdade mortal 

Ivane Laureti Perotti

“A aprendizagem escolar tem que ver com as dificuldades que eles enfrentam em casa, com as possibilidades de que dispõem para comer, para vestir, para dormir, para brincar, com as facilidades ou com os obstáculos à experiência intelectual”. Paulo Freire

As mãos pequenas tocavam o ar com a fugaz agilidade dos sonhos. As teclas de um piano materializavam-se ali. Dedos em posição de dó, mi, sol… lá! Lá, longe, em algum lugar indistinto, a moldura do instrumento musical fixava-se pesadamente. Olhos esvaziados pregavam-se à paisagem urbana. As janelas do ônibus lotado asseguravam-lhe a confidência. Vidros são grades de proteção. Ônibus urbanos são espaços de confabulações silenciosas.

Em pé, assegurando-se em preocupações gastrointestinais, balançavam-se adultos cansados. Criança e adultos em universos nada paralelos. Nem um piscar de admiração catapultava a curiosidade das gentes em seu retorno para casa. A criança, vestindo um uniforme gasto, não exercia fascínio sobre os demais. Nem os demais lhe serviam de plateia. Uma mochila com figuras de heróis conhecidos descansava no colo pequeno.

Desejei perguntar se aprendia música. Engoli a pergunta. A cena não merecia uma intromissão tão desastrosa. Perguntar seria negar o que via em escala crescente.

Enquanto a minha curiosidade cedia à consciência, a mão de uma mulher interrompeu o dedilhar.

_ Para com isso, fulano! Está me irritando!

O menino não parou. Encurvou-se sobre a mochila e desceu as mãos à altura dos joelhos. Dedilhava um compasso caprichado, repetido, intenso, em quase voluptuosa musicalidade. Não me era possível desviar os olhos daquela beleza dolorida: compungida, respirei fundo demais. O pequeno pianista ouviu o ruído, ou sentiu as emoções que me atropelavam. Sorri com o canto dos olhos, pedindo desculpas pelo atrapalho. Ele devolveu um sorriso de criança carregada de nuvens. A possível mãe, mais uma vez estapeou os dedos ritmados.

_ Já mandei você parar com essa palhaçada!

Ele a olhou, voltou os olhos para mim e retornou à melodia. A rápida lambada da senhora que o acompanhava entregou-me à culpa. Dividida e envergonhada, puxei conversa com ela:

_ Seu filho é lindo!

_ Hum… é muito do teimoso.

Sorri, despreparada para o que se desenvolveu.

_ Não sou teimoso. Sou um pianista.

_ Chega de bobagens, fulano. Já mandei parar. Vai ficar de casti…

_ Você gosta de música? – escorreguei no desespero da velocidade.

_ Gosto de piano! – o olhar tinha fundo. Um fundo amarelado pela luz do sol que reaparecia, furtivo e desconfiado.

_ Eu também gosto, mas não sei tocar.

_ Eu sei…

_ Sabe nada, só faz palhaçada!

_ Assim se começa! – engasguei-me com a dureza quebradiça. Era a profundidade viva de um abismo que emergia ali.

_ Sei, sim. Sei sim…

_ Vai aprender a ler, menino! Não fale bobagens.

As barreiras de alguns silêncios têm raízes profundas. Se lhe dissesse que seu sonho era possível, ele poderia irritar a mãe. Se não lhe dissesse, guardaria em minha memória o vácuo da palavra ardente. Como atirar esperanças no cruel espaço das desigualdades sem estar nele para alimentá-la? Eu desceria dois pontos à frente. Ele seguiria as duas viagens?

_ Vou tocar um piano de cauda…

_ Quê! Que cauda o quê! Já mandei parar.

_ Eu vi um piano de cauda, a escola foi lá no… lá no…teatro.

_ Entendi. Era bonito? – pensei em coisas absurdas ao perceber o olhar endurecido da mãe e no quanto, talvez, ela estivesse certa. Estaria?

_ Um maestro tocou assim… Eu vou ser maestro pianista. – as mãozinhas encheram-se de som.

_ Vai é aprender a trabalhar, isso sim!

Já do lado de fora do ônibus, eu desejei parar a vida naquele instante. Da janela fechada, um sorriso aberto atravessou o vidro e ergueu duas mãozinhas em posição de BRAVO! BRAVÍSSIMO!


FREIRE, P. & HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003, p. 125 -26.

Imagem de destaque: Photo by Clark Young on Unsplash

http://www.otc-certified-store.com/women-s-health-medicine-europe.html https://zp-pdl.com/get-a-next-business-day-payday-loan.php https://zp-pdl.com/how-to-get-fast-payday-loan-online.php http://www.otc-certified-store.com/surgery-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *