Pesquisa e Prática educativa, possibilidades para as Ciências da Natureza

Sabrina Moreira

Podemos afirmar que a pesquisa em ciências da natureza se distingue da pesquisa em ciências humanas e sociais, e vice-versa. A pesquisa educação se encontra em ciências humanas e sociais, entretanto a educação abrange a ciências da natureza. Afirmamos isso, na tentativa de no indagarmos, o que é fazer pesquisa educacional em ciências da natureza. Para estudar educação é necessário compreender a realidade do objeto a qual se pesquisa. Atualmente, vivenciamos uma pandemia do novo coronavírus (COVID-19), são limitadas as informações sobre, entretanto é a realidade do povo brasileiro. Dessa forma, qual o papel do professor nesse atual cenário?

Para entendermos mais sobre pesquisa acadêmica em Ciências da Natureza e sobre a relação teoria e prática na área, conversamos com a Professora da Faculdade de Educação, Nilma Soares da Silva, que atua no Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) e em cursos de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação no Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (CECIMIG) e atualmente coordena o grupo de pesquisa Educação, Interculturalidade e Formação Docente e Diversidade e Inovação na Pesquisa em Educação em Ciências (DIPEC) onde visam associar a realidade da escola brasileira e as pesquisas acadêmicas. Ouça!


Este conteúdo é fruto de uma parceria do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil com a diretoria da Faculdade de Educação da UFMG para valorizar a produção de conhecimento da Faculdade, sendo no ensino, na pesquisa ou extensão.


Imagem de destaque: rawpixel.com

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