Jornal 277

Ano 8 – Nº 277 / sexta-feira,  22 de maio de 2020

EDITORIAL

Os Generais  contra a Saúde: educados para a defesa da morte!

As Forças Armadas brasileiras jamais tiveram grande apreço pela democracia. No máximo a toleram, e a muito contra gosto. Nunca é demais lembrar que a nossa República foi proclamada por meio de um Golpe de Estado e, de golpe em golpe, sempre se mantiveram ativas, prontas a defender os latifundiários e o empresariado contra o inimigo interno, o seja, contra o povo brasileiro.

Mesmo a Constituição de 1988, com reconhecidas faces democráticas e inclusivas, não deixou de acolher a pressão antidemocrática e intervencionista das Forças Armadas e a elas reservou o ambíguo papel de “defesa da lei e da ordem”.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 25 de maio vai conhecer a experiência de professores da educação básica dando aulas remotas. Vamos receber a professora Nájela Camargo Brum, que dá aulas de  Educação Física do Maternal até o Ensino Médio em escolas públicas e privadas de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, e também Wilian Martinhão, professor de História na rede municipal de Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Segunda também teremos a Sessão Especial Educação e Música, com o professor Tarciosio Mauro Vago falando um pouco de Música caipira. Além disso teremos as colunas Valorizando o Saber e Pensando Bem e a agenda da Educação com atividades para fazer em casa.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

PENSAR AO VIVO
Escola Pública e Democracia
Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP) e Heleno Manoel Gomes Araujo Filho (CNTE) conversam sobre o cenário da educação pública e a luta por direitos no Brasil no dia 27 de maio. A discussão vai observar o cenário da educação pública do país, as políticas públicas e as lutas na defesa do acesso à uma educação universal e de qualidade.

ENTREVISTA
Questões de Gênero – Marlise Matos
O programa de rádio do dia 18 de maio recebeu a pesquisadora da UFMG para refletir sobre as desigualdades de gênero. Sobrecarga de trabalho doméstico, exposição à violência e vulnerabilidade econômica são aspectos que deixam bem claro que homens e mulheres têm vivências diferentes nesse período. O que os dados dizem? Como contornar esta situação? O que a educação tem haver com tudo isso?

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Combater a agenda antidemocrática (e não se deixar enredar em suas tramas) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Jamais pensei que viveria para testemunhar uma manifestação pública de apoio a um presidente da república em que os participantes entoassem, além das costumeiras odes ao autoritarismo, cânticos em defesa de um medicamento.

Como cuidaremos das políticas sociais (e de nós mesmos) durante a pandemia da Covid-19? – Ana Pereira dos Santos – EXCLUSIVO
Depois de agredida, Maria mandou um áudio para o locutor da rádio comunitária de seu aglomerado. Havia ligado para a polícia militar, mas não foram a sua residência em função da pandemia provocada pelo Covid-19…

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
ENEM justo: uma ficção necessária – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Não iremos suprimir as preexistentes e as instaladas desigualdades dessa competição, entretanto, podemos atenuar os seus efeitos e ter regras mais equitativas, afinal, o jogo escolar já beneficia aos mais favorecidos.

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Possibilidades – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O Ensino Médio Integrado possui os gérmens de uma educação diferente do que a promovida de maneira alienada pelo capitalismo, ainda que dentro dela e reprodutora de condições que o próprio sistema coloca.

Paremos, porque a vida não pode parar – Verônica Domingues Almeida – EXCLUSIVO
O contexto imposto pela pandemia de Covid-19 me faz questionar, como mãe e professora, os itinerários da educação na contemporaneidade, especialmente, quanto ao distanciamento da escolarização com tempo presente e com a vida.

Das normalidades escolares em tempos de distância dos abraços – Liliane Ferrari Giordani e Cristiane Back Ferreira – EXCLUSIVO
A escola como corpo poroso, com suas intensidades, não pode ser traduzida ou transformada em telas de transmissão. Escola, para além de seus prédios, é uma linguagem necessária de ser compartilhada.

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte III – Internacionalização da Universidade – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
O conhecimento produzido ao longo dos séculos é patrimônio universal. Como partícipes do conhecimento universal, temos o dever de fazer ampla reforma do sistema educacional desde a creche e o ensino básico até o nível superior.

Precisamos falar sobre colorismo, população negra uni-vos! – Lais Melo – EXCLUSIVO
Precisamos falar sobre colorismo, pois quanto mais as pessoas tiverem a noção do que isso pode causar na própria vida, e na do próximo, teremos uma sociedade mais consciente.

Trabalho e Necessidade – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Nenhuma atividade que realizamos no e para o Capitalismo pode ser prazerosa. A sua medida é uma só: se a realizamos por necessidade não existe prazer em realizá-la.

Ku Klux Klan e a intolerância, uma história que deve ser lembrada – Daniel Machado da Conceição
Recordar os fatos da história da humanidade, seu lado mais sombrio, nos faz perceber sobre nossa capacidade de sermos intolerantes.

Assistência estudantil e situação dos estudantes da UFMG em meio a pandemia
Vanessa Macêdo e Luciano Mendes de Faria Filho conversaram com Gabriel Lopo (DCE-UFMG) e Tarcísio Mauro Vago (PRAE/UFMG) sobre as estratégias e dificuldades no atendimento e assistência de estudantes com a suspensão das aulas. HOME

A pandemia e os reveses educacionais – Maria Alice Nogueira e Tânia F. Resende (para o Blog do Pensar a Educação)
A conjuntura sanitária resultante da pandemia de Covid-19 produziu, no campo educacional, uma forte crise, dada a interrupção súbita e sem precedentes das atividades letivas em quase todos os países do mundo, atingindo a grande maioria da população em idade escolar e deixando aproximadamente 1,5 bilhão de alunos confinados em suas casas.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
“O Brazil não merece o Brasil” – Eduardo Machado – EXCLUSIVO
O Coronavírus nos coloca frente a algumas reflexões por causa do distanciamento social e dos hábitos que “sempre tivemos”. Espera-se, após o término da “quarentena”, muitas mudanças no nosso comportamento cotidiano.

CONVITE À LEITURA
Becoming: a vida de Michelle Obama por ela mesma – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Essa é a tônica de todo o documentário: uma mulher empoderada, autora da própria história.

Parasita e a naturalização da prática de sugar do outro nossos meios de sobrevivência – Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
Ando aproveitando o período de confinamento para ver filmes que estavam parados na lista há algum tempo e rever outros sobre os quais gostaria de adensar o olhar. Nesse movimento, voltei ao filme Parasita.

ENTREMEMÓRIAS
O caminho de volta à escola – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Num mundo de crianças confinadas, dedico este texto para todas aquelas que hoje não podem ir à escola. Crianças, resistam. Vai passar!

EM CASA
Onde quarentenam as crianças – Cibele Carvalho – EXCLUSIVO
As desigualdades habitacionais, que sempre deram sua contribuição para o agravamento das desigualdades escolares, ficaram ainda mais evidenciadas com a crise sanitária: enquanto crianças de classes favorecidas contam com um quarto para si, cerca de 12 milhões de brasileiros vivem em situação de adensamento familiar.

LIVRE EXPRESSÃO
Laços do Inferno – grotescas cenas que Dante não previu – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Tão grande é o desejo de reverter a ficção atual registrada pelos desatinos e desvarios de poucos que, levados pelo instinto de sobrevivência, busca-se a poesia: um refrigério, um oásis, uma ilha desabitada.

A ilha onde eu cresci – Alexandra Lima da Silva (para Blog do Pensar a Educação) 
Eu fui a última da família a chegar na ilha e fui a primeira a sair, quando entrei para uma universidade pública. Eu realizei meu sonho. João Pedro, estudante, negro, não teve a mesma chance que eu. Compartilho com esse menino o lugar onde passamos a infância.

“Dor crônica” – João Victor da Fonseca Oliveira (para o Blog do Pensar a Educação)
Coloquei a máscara. O cenário era de total estranheza. Caminhei até o banco olhando o cenário de pavor. Pessoas com o nariz fora da máscara, coçando os olhos, tirando a máscara para conversar. Gente sem máscara.

PESQUISA EDUCACIONAL
Eixos de convergência da alfabetização científica e técnica no ensino médio integrado – Sebastião Rodrigues-Moura e Licurgo Peixoto de Brito – Linhas Crítias (UnB)
Ocupamo-nos em abordar reflexões iniciais sobre indicadores de desempenho dos estudantes e o atual panorama do ensino médio no Brasil, destacando ao longo do texto a proposição de um curso integrado, defendida por pesquisadores da educação brasileira.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Coronavirus: Reitora explica como será a volta às aulas na UFMG – TV UFMG
Garantir a qualidade de ensino e assegurar a inclusão social. Essas duas preocupações orientam o planejamento que está sendo definido para orientar a volta às aulas na UFMG.

MG: programa “Estude em casa” recebe críticas – Avaliação Educacional
A Faculdade de Educação da UFJF manifesta-se sobre o Programa “Estude em Casa” como regime de estudo não presencial dirigido aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, bem como aos/às professores/as da rede estadual de ensino de MG, enquanto durar a pandemia Covid 19, causada pelo novo Coronavírus, SARS-CoV2.

Leia mais.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Tudo sobre as máscaras na prevenção ao coronavírus – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Especialização em comunicação científica da UFMG explica o uso de proteção facial em meio à pandemia

Conheça a cientista, negra e nordestina, que coordena a luta contra o Covid-19 no Brasil – Marie Claire
A biomédica Jaqueline Goes de Jesus coordenou a equipe que sequenciou o genoma da covid-19 no Brasil em tempo recorde, e à Marie Claire diz por que é entusiasta do acesso democrático ao ensino superior

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Da Silveira: “Preocupa” que se genere “estigma” de que “hay una generación COVID que no aprendió”  – El Pais – Uriguai
El ministro de Educación aseguró que se trabajará para “tomar medidas compensatorias”.

Internet para estudiar. El petitorio que firmaron desde Grabois a Fernández Meijide – La Nacion – Argentina
Desde el observatorio Argentinos por la Educación impulsaron Internet Educativa. Este es un pedido realizado por especialistas en educación, líderes de movimientos sociales, rectores universitarios y otras personalidades de sectores e ideologías diversas, que busca asegurar la continuidad pedagógica.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Em tempos de isolamento social nossas reflexões são partilhadas nas nuvens e nas ondas online. Por isso, nosso parceiro Coletivo Geral Infâncias convida para fazer parte da Semana Mundial do Brincar (SMB), que tem como tema este ano: o brincar entre o céu e a terra. O evento, organizado pela Aliança pela Infância, acontecerá entre os dias 23/05 a 31/05 e a programação encontra-se disponível no site da Aliança Pela Infância. No dia 31/05 às 16h, o Coletivo Geral Infâncias irá participar com a live “Entre o céu, a terra e as diferentes linguagens do brincar”, disponível no Instagram do Coletivo e que contará com participação de Babita Faria, Larissa Altemar, Karina Pereira e Thais Oliveira.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Sandra Ribas – Este ano o Centro de Musicalização Infantil da UFMG está completando 35 anos. Portanto, começou esta semana a “Série CMI 35 anos” . Serão vídeos com depoimento de pessoas que tiveram suas histórias marcadas pelo CMI em diferentes épocas e contextos.

Ana Carolina Malandrino – O médico e pesquisador especialista Marcelo Demarzo, lançou o livro “Mindfulness para profissionais deeducação: práticas para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal”, escrito em parceria com os especialistas Alex Terzi, Daniela Rodrigues de Oliveira e Javier Garcia Campayo. A obra descreve um programa desenvolvido ao longo de oito sessões com o objetivo de auxiliar a comunidade escolar, frequentemente afligida por casos de esgotamento.

OPINIÃO DO LEITOR
Valéria de Albuquerque em 22/05/2020 (Edução em Debate, Edição 269, Entre Pedros o Brasil que virou ‘Pedreira’). Brilhante reflexão, professor!!!

TIRINHA
Capirotinho