Jornal 266

Ano 8 – Nº 266 / sexta-feira, 06 de março de 2020.

EDITORIAL

ÀS RUAS!! Em defesa da Democracia e da vida

Quando, em final de 2018, parte significativa da população brasileira votou em Bolsonaro para Presidente da República, o fazia sabendo de seu total desapreço pela vida democrática. Não foram poucas as vezes que, ao longo de sua improdutiva vida parlamentar e durante a campanha presidencial,  ele se posicionou publicamente contra os princípios e as práticas democráticas. Assim como não foram poucas as vezes, também, que ele demonstrou profundo desprezo pela vida daqueles e daquelas que, de alguma forma, punham limites aos seus desejos e ímpetos autoritários.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 09 de março vai discutir as expectativas e realidades da Educação Superior no Brasil para 2020. Vamos receber representantes do Sindicato de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – SINDIFES. Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana e a Sessão Especial Cinema Falado.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Perspectivas para a educação 2020 – Carlos Roberto Jamil Cury
No início de 2020 propomos uma conversa sobre os retrocessos que vivemos em 2019, como estão os planos e programas para a educação e também como está a mobilização social em torno da Educação com o professor Carlos Roberto Jamil Cury.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Estátua! Quando é necessário mover! – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
A discussão polariza e pouco avança quando se trata de saber de quem é a responsabilidade. É dos grandes e poderosos ou dos indivíduos?

Educação em vertigem, um Brasil mutilado – Eudásio Cavalcante Melo – EXCLUSIVO
Pensar no estado de saúde de um País, é pensar nas reais condições de vida da sua população, se esta não está bem, temos que buscar as causas deste mal-estar.

Escola sem partido para militarizar: Propostas para uma educação não humanizadora, não feita por um Energúmeno – Antônio Eustáquio de Oliveira Fam e Vagner Francisco Martelo – EXCLUSIVO
As palavras “geradoras” do governo atual: “Energúmeno”, “armas”, “violência”, “segregação”, etc.

Acabemos com a escola – Tentativa 1 – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
A escola, como filha dileta do Iluminismo – cujo imperativo moral é o esclarecimento – é irmã da Democracia. Elas precisam andar juntas para se manterem vivas. São como gêmeas siamesas ligadas visceralmente: não podem ser separadas, e se o forem, morrem ambas.

Escassez e má gestão – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Em Pinhões, sitiantes e moradores com mais recursos, além de pagar pelo fornecimento de água da Copasa, compram água mineral para beber e preparar alimentos.

A legitimidade das escolas cívico-militares II – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
A liderança inovadora é aquela onde ocorre a divisão do poder do líder com seus comandados, o qual os estimula a assumir responsabilidades, praticar a conduta da autonomia e exercitar a capacidade criativa, tendo em vista provocar o surgimento de invenções aproveitáveis.

As lutas dos trabalhadores na educação – Pensando Bem -Denise Romano
Na coluna desta semana a coordenadora do SindiUTE-Minas apresenta a pauta de reivindicações da categoria.

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
FUNDEB Permanente: porque Educação é Direito Humano  – Analise da Silva – EXCLUSIVO
A educação escolar é um instrumento fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político de um país, de um povo, e de cada sujeito.

ENTREMEMÓRIAS
Documento da semana – Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa – CEDOC – EXCLUSIVO
O Documento da Semana é uma versão preliminar (datada de 1995) dos  PCN’s e vem do fundo referente ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita CEALE da FaE/UFMG.

LIVRE EXPRESSÃO
Ô!  ABRE ALAS … – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
A escola pública é a escola de direito e por direito para a educação do povo.

PESQUISA EDUCACIONAL
Ensaio sobre as relações entre Educação, Ciência e Sociedade a partir da perspectiva do desenvolvimento humano – Juliano Camillo e Cristiano Rodrigues de Mattos – Linhas Crítias (UnB)
A noção de “relevância da ciência” é nosso objeto no presente ensaio. Fazemos a proposição de que a partir dela pode-se compreender as particulares conceitualizações acerca das interconexões entre educação, ciência e sociedade.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Mineiros em defesa da ciência – Yolanda Assunção/ Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
Entidades, coletivos e pesquisadores de Minas Gerais planejam agenda de mobilização e valorização do sistema de ciência Tecnologia e Inovação

Fórum Minas Gerais pela Ciência abre inscrições – ALMG
Evento, que terá encontros a partir de março, vai reunir sugestões para elaboração do plano estadual do setor.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Assembléia Estadual do Sind-UTE/MG decide continuar a greve por tempo indeterminado e apresenta aumento no percentual de adesão – Sind-UTE Minas
Milhares de trabalhadoras e trabalhadores em educação aprovaram a continuidade da greve e o seguinte calendário de lutas para o mês de março.

Trabalhadores em Educação realizam novo ato na Câmara Municipal de Belo Horizonte – Sind Rede – BH
Os trabalhadores ocuparam os corredores da casa legislativa reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional e a manutenção da carreira da educação municipal.

UFMG é melhor universidade federal em ranking de revista britânica – Estado de Minas
Instituição é a única brasileira a figurar no grupo das 25% melhores

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​AMÉRICA LATINA
Corte de Arizona confirma responsabilidad de Peña Nieto en el caso Ayotzinapa – Deutsche Welle
En un veredicto histórico, una jueza en EE.UU. proporcionó justicia a los 43 estudiantes desaparecidos en 2014. Afirmó que la versión oficial del caso Ayotzinapa fue fabricada.

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​PENSAR INDICA
Estão abertas as inscrições para a 17ª Semana de Ação Mundial (SAM), uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países que será entre os dias 11 a 18 de maio de 2020. O tema da edição é “Educação contra a Barbárie” e as atividades são autogestionadas e podem ser realizadas por educadores, ativistas, coletivos, escolas, bibliotecas ou por qualquer pessoa que deseje fazer um debate significativo sobre a educação no Brasil.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Zita Possamai – Está aberta a chamada de artigos para o dossiê Revistas de museu, museus em revista da Revista Museologia e Patrimônio. O prazo de envio dos artigos é até 30 de agosto.

José G. Gondra – Estão abertas as inscrições para o Colóquio Internacional – Independência e Instrução na América e África: História, Memória e Formação, que será entre 11 de março a 23 de junho de 2020, na UERJ.

TIRINHA
Ribs