Menu

Grupo Ágora. Mulheres Protagonistas de suas vidas

Tendo em vista os ainda elevados casos de violências contra a mulher, seja física ou psicológica e, valendo-se de informações de que tais agressões não estão concentradas apenas nas classes ‘menos favorecidas’ ou com menor poder aquisitivo, o Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Sexo na Educação – GSS/FaE, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e com o apoio da Vice-Reitora e Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, iniciou em março, mês da mulher, um trabalho que visa discutir a violência contra as mulheres e proporcionar novas visões no que tange à conquista ou redescoberta de uma consciência que promova a equidade de gênero: o projeto ÁGORA.

O nome é uma referência à mulheres que, desde a infância são criadas e tratadas igualmente aos homens da comunidade imediata na qual vivem.

O trabalho terá como base ações educativas que promovam uma mudança dos padrões de comportamento por meio da reflexão e do diálogo. Não será, contudo, focado no atendimento psicológico, tampouco haverá cunho religioso. O objetivo é desenvolver processos educativos gratuitos junto a grupos de mulheres vítimas de violência doméstica tornando-as protagonistas e promotoras de ações para o enfrentamento desta situação.

As reuniões acontecerão sempre às terças-feiras, das 18h às 20h. O local escolhido para início dos trabalhos foi a biblioteca da FaE, mas um viés a ser adotado pela equipe é a pluralidade de locais, objetivando assim, promover encontros lúdicos que facilitem a aceitação, inserção e interação entre as participantes.

A equipe é multidisciplinar e conta com cientistas das áreas da educação, antropologia, estudantes de doutorado, mestrado e iniciação cientifica ligados a projetos de gênero e educação. Incluem aí membros da comunidade interna da UFMG (mestrandos e doutorandos) e externa (ex-alunos, policiais civis e militares) além de autoridades envolvidas na defesa de mulheres vítimas de violência, advogados(as), delegados(as), juízes(as), desembargadores(as) e outros.

Qualquer mulher pode participar, para isso, basta solicitar a ficha de identificação pelo e-mail mulheresagora@gmail.com. Para mais informações as interessadas podem ligar para 3409-6192.

Sobre o GSS/FaE

O Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Sexo em Educação realiza reuniões para estudo, produção de materiais didáticos e publicação científica desde o ano de 2006 e se propõe a desenvolver abordagens teórico-metodológicas do gênero e da sexualidade no campo da formação humana, incluindo a formação docente e a elaboração de estratégias de inclusão e de desconstrução de preconceitos nos âmbitos da educação formal ou informal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *