Estratégias de Ensino do Enfoque CTS em Livros Didáticos de Ciências: educação para vida e cidadania

Pedro Xavier

A utilização de livros didáticos em aulas de ciências é uma prática comum entre os educadores da área. No entanto, para utilizar esse importante recurso pedagógico de maneira eficaz é necessário que os professores adotem estratégias contemporâneas de ensino. O Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é uma proposta alinhada à perspectiva histórico-crítica que utiliza-se da problematização e da contextualização do conhecimento para uma aprendizagem mais próxima do estudante.

De acordo com a pesquisadora Maria Delourdes Maciel, da Universidade Cruzeiro do Sul – SP “a construção de um currículo comprometido com a Educação CTS, faz-se necessária à integração da educação científica, da tecnologia e dos aspectos sociais presentes no cotidiano dos estudantes. Desta forma , os conteúdos devem ser estudados juntamente com os aspectos históricos, éticos, políticos      e socioeconômicos”, defende a educadora.

Em Ouro Branco foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de analisar a presença do enfoque CTS nos livros didáticos de ciências das Coleções Araribá e Projeto Teláris, ambas utilizadas na rede municipal de ensino, no período de 2017-2019, nos anos finais do Ensino Fundamental .

O professor Pedro Xavier da Penha, do IFMG – Campus Ouro Branco, evidenciou em seus estudos as possibilidades e estratégias encontradas nas oito obras que estão alinhadas com a proposta de ensino do enfoque CTS.

As obras utilizadas em Ouro Branco contemplam estratégias que estão alinhadas às práticas pedagógicas sugeridas pelos autores do campo CTS; entre elas destacamos: problematização de questões sociais como Meio Ambiente e Saúde, Palestras com Especialista, Sessão e discussões de filme e textos diversos, Fórum, debates e Júri simulados de temas controversos como Vacinas, clonagem, camada de ozônio, aquecimento global, poluição ambiental, são evidências encontradas nas obras estudadas. Outras práticas sugeridas pela pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em CTS (NIEPCTS), como redação de cartas e projetos de intervenção na comunidade, estudo de casos reais, pesquisa em espaços não formais, por exemplos museus, parques ecológicos e centros de educação, como Biocentro da Gerdau, são muitos recomendados pelos pesquisadores da educação CTS que tem como objetivo maior formar um cidadão crítico, participativo e capaz de propor soluções para as questões do cotidiano; utilizando os conhecimento da ciências.


Para conferir os principais resultados da pesquisa podem contactar com o pesquisadores pelo site: niepcts.com ou pelos e-mails:

Pedro.xavier@ifmg.edu.br ou niepctsunicsul@gamil.com

Foto: Dra. Maria Delourdes Maciel e Prof. Pedro Xavier – pesquisadores do NIEPCTS/ UNICSUL – Campus Liberdade

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