Está no ar uma nova revista de educação – exclusivo

Alexandra Lima da Silva

Evelyn Orlando

Hoje, dia 30 de abril de 2015 entra no ar o periódico Pensar a Educação em Revista. Com lançamento oficial na segunda Conferência do Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022, o periódico é uma ação que tem como objetivo servir como ferramenta bibliográfica para pesquisadores, alunos e professores pensarem a educação e o país. Cada número contará com um artigo inédito produzido por um professor, especialista no tema referência da edição, e reunirá mais dez outros textos indicados por ele como seminais para pensar tal temática.

A revista terá periodicidade trimestral e se constitui, basicamente, como um trabalho de revisão bibliográfica e de divulgação científica em um duplo movimento de indicar e reunir a bibliografia fundamental sobre determinado tema. Alicerçada em um projeto que vincula ensino, pesquisa e extensão, espera-se que os textos por ela veiculados extrapolem os muros da Universidade e alcancem outros espaços, conquistem novos leitores, provoquem reflexões mais densas sobre a educação. 

Nas últimas décadas, as pesquisas educacionais produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação vêm crescendo significativamente. De modo geral, a natureza de nossas investigações é, essencialmente, social. Não podemos, portanto, perder de vista que esse crescimento deve ter um rebatimento na educação pública de modo mais amplo. Talvez seja tempo de fazer ecoar nossas pesquisas em outros espaços, de ampliar seus sentidos e, por que não dizer, permitir que sejam ressignificadas em múltiplos contextos?  

Pensando nisso e em facilitar o acesso às produções científicas, todos os textos indicados estão disponíveis na rede. Dessa forma, os leitores poderão não apenas acessá-los, mas fazer uso dos mesmos sem nenhuma barreira legal, uma vez que o periódico se define como aberto para fins de divulgação científica e avanço do conhecimento.  

Fruto de um trabalho em rede, a revista conta com a parceria de pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas e vem sendo estimulada e recebendo forte incentivo por pesquisadores, professores e gestores da educação de diferentes estados do Brasil, que de modos distintos, vêm cooperando com o projeto. 

Nesta edição, abrimos nosso primeiro número com a temática Intelectuais e Educação, elaborada pelo prof. Carlos Eduardo Vieira, da Universidade do Paraná e, atualmente, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação. No texto, além dos artigos indicados disponíveis na rede, o autor apresenta uma introdução do tema e aponta outros textos mais densos relacionados à produção do que ele chama de “autores seminais”, referências para pensar a questão dos intelectuais e suas relações com a educação. Vale a pena conferir!

Esperamos que a organização desse trabalho, como um esforço coletivo de professores e pesquisadores preocupados com os rumos da educação em nosso país, resulte como contribuição para a construção de uma educação de qualidade. Oxalá nossas aspirações sejam alcançadas! 

Deixamos a todos o convite à leitura e à colaboração. É só acessar:www.pensaraeducacaoemrevista.com.br

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