ENTREVISTAS

 

Nº 168 – 14/07/2017

Homem de Laboratório – Eduardo Mortimer
O programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de julho recebeu o pesquisador, professor e músico Eduardo Fleury Mortimer. O professor contou um pouco sobre o seu novo álbum “Homem de Laboratório”. O 4º disco lançado pelo músico traz novas referências musicais, letras e canções autorais.

COLTEC no mundo – Alunos e professores do Coltec
Nos últimos anos, o Colégio Técnico tem desenvolvido várias iniciativas de intercâmbio na educação básica, firmando-se no cenário nacional como referência de internacionalização do ensino médio técnico. Entre as rotas que já foram trilhadas, estão Alemanha, Argentina e Suécia. No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de julho, alunos e professores do colégio contaram sobre suas experiências.

Nº 167 – 07/07/2017

SBPC Afro & Indígena – O programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de julho, deu sequência à série de entrevistas sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC. Conversamos com a professora Shirley Miranda sobre a programação da SBPC Afro e Indígena.

Nº 166 – 23/06/2017

Nº 165 – 23/06/2017

SBPC Jovem 2017 Professora Silvania Nascimento

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 19 de junho, recebeu a professora Silvania Nascimento, da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG. Ela falou sobre a parte da programação da 69ª Reunião Anual da SBPC destinada a estudantes do ensino básico, a SBPC Jovem.

Nº 164 – 14/06/2017

SBPC Educação 2017 – Professora Maria Isabel Antunes

No Programa de Rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de junho, realizamos a segunda entrevista da série de conversas sobre a 69ª Reunião da SBPC. Nós recebemos a professora Maria Isabel Antunes, uma das representantes da SBPC Educação.

Nº 163 – 09/06/2017

UFMG, história e Ciência – Professora Sandra Regina Goulart de Almeida, vice reitora da UFMG 

Segunda-feira o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a Vice-Reitora da UFMG, a professora Sandra Goulart Almeida. A conversa foi sobre os 90 anos da universidade e a realização da 69º Reunião Anual da SBPC, da qual a professora é  e uma das coordenadoras gerais.

Nº 162 – 02/06/2017

A universidade pode adoecer – Professora Stella Goulart

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 29 de maio, recebeu a professora Stella Goulart,  do Departamento de Psicologia e presidente da  Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG. A professora conversou sobre a saúde mental dentro da universidade e as ações realizadas pela UFMG.

Nº 161 – 26/05/2017

A Universidade e a Cidade – A relação estabelecida pelo Centro Pedagógico (UFMG) – Professor Santer de Matos 

No dia 22 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o professor Santer Alves de Matos, diretor do Centro Pedagógico da UFMG. A instituição que atende estudantes de toda a região metropolitana de Belo Horizonte, estabelece uma relação unica entre a academia e a comunidade que a circunda.

Nº 160 – 19/05/2017

O desmonte da educação no governo Temer – Professora Analise da Silva

Desde que assumiu provisoriamente o governo federal, Michel Temer e sua equipe tomou atitudes que afetam os caminhos da educação no Brasil. Para além da Reforma do Ensino Médio e do corte de gastos na educação definido pela PEC 55, o MEC interferiu em importantes estruturas deliberativas e de representação popular como o Conselho e o Fórum Nacional de Educação. No último programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil, a professora Analise da Silva discutiu essas ações.

Nº 159 – 12/05/2017

Sentidos do Nascer – Professor Bernardo Jefferson
A exposição interativa “Sentidos do Nascer” apresenta uma oportunidade para repensar a cultura dos partos realizados no Brasil. A exposição já passou por Niterói, Rio de Janeiro, Ceilândia e Brasília e está de volta a Belo Horizonte. No dia 05 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o professor Bernardo Jefferson, coordenador e curador a exposição para falar da experiência dos últimos 2 anos.

Nº 158 – 05/05/2017

Crise na UERJ – Professor José Gonçalves Gondra (UERJ)  

São notáveis as dificuldades pelas quais tem passado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. A situação de completo abandono a que o governo do Estado tem submetido essa instituição tem chamado atenção. O repasse de verbas está comprometido, professores, técnicos e bolsistas estão com salários e bolsas atrasados, funcionários terceirizados foram demitidos.

Nº 156 – 20/04/2017

Amparo e incentivo à ciência – Professor Evaldo Vilela (FAPEMIG)

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 17 de abril recebeu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o professor Evaldo Vilela. O professor falou sobre a história e o trabalho da FAPEMIG nos seus 30 anos de existência e sobre o Prêmio Mares Guia, entregue a pesquisadores mineiros e instituições com atuação em C&T. O professor também discutiu o cenário da Ciência e Tecnologia atualmente.

Nº 155 – 12/04/2017

O Livro na Escola – Melissa de Sá
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de abril recebeu a escritora Melissa de Sá. Ela é autora do livro “A Última Tourada” e nos contou sobre a experiência de escrever para crianças, e o dia a dia da literatura na escola.

Nº 154 – 07/03/2017

As reformas em curso no Brasil – Professora Mara Telles (UFMG)
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 03 de abril recebeu a professora Mara Telles do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Conversamos sobre a atual situação do Brasil, as reformas em curso e o comportamento da população diante tudo isso.​

Nº 153 – 31/03/2017

As pessoas e cidades da universidade – Professora Luciana de Oliveira (UFMG)

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de março realizou uma discussão sobre a relação entre a universidade e a cidade. Recebemos a professora Luciana de Oliveira (UFMG), que falou sobre a importância dos diversos esforços da universidade para o estabelecimento de um diálogo com a cidade, seus atores e suas práticas.

Nº 152 – 24/03/2017

A agenda de lutas dos professores da rede municipal de Belo Horizonte – Professor Wanderson Paiva Rocha (Sind-REDE-BH)

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 20 de março recebeu o professor Wenderson Paiva Rocha, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, o Sind-REDE BH. Conversamos sobre a paralisação da rede municipal e a agenda de lutas do sindicato para este ano de 2017.

Nº 151 – 17/03/2017

“O desmonte da previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores brasileiros” – Professora Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/CUT – MG)

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de março recebeu a Coordenadora Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e Presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Minas (CUT/MG), professora Beatriz Cerqueira. Na conversa com a equipe do Pensar, ela falou sobe a proposta de Reforma da Previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores brasileiros, em especial de professoras e professores.

Nº 150 – 10/03/2017

“O ‘novo’ ensino médio e o desmonte da previdência” – Professor Carlos Roberto Jamil Cury 

No primeiro programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil de 2017, o professor emérito da UFMG e titular da PUC Minas conversou com a equipe do pensar sobre o cenário atual do Brasil, a reforma do Ensino Médio e a Universidade Pública. 

Nº 149 – 16/12/2016

Desvendando a PEC 55 – Isabela Mendes e Pedro Faria do Coletivo Face Sem Temer

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 12 de dezembro discutiu a face econômica da PEC 55. A conversa buscou compreender as justificativas apresentadas pelos propositores da Emenda Constitucional e os estudantes questionaram as causas e efeitos de uma emenda como esta.

Nº 148 – 09/12/2016

Literatura na escola – Profa. Ana Elisa Ribeiro

No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 5 de dezembro recebemos a professora do CEFET, Ana Elisa Ribeiro, para falar sobre Educação e Literatura. A professora, que também é escritora, falou sobre as várias dificuldades que existem para tratar e ensinar literatura na Educação Básica.

Nº 147 -02/12/2016

“O nome atual do mal-estar docente” – Prof. Marcelo Ricardo Pereira

Na última segunda feira, 28, o programa de rádio Pensar a Educação, pensar o Brasil recebeu o professor da Faculdade de Educação da UFMG Marcelo Ricardo. Ele falou sobre seu novo livro: “O nome atual do mal-estar docente”. A publicação trata do padecimento psíquico de professores que se dizem cada vez mais estressados, esgotados, angustiados, deprimidos, hipermedicalizados, em pânico ou desistentes.

Nº 146 – 25/11/2016

“Políticas e questões raciais em Belo Horizonte” – Profa. Dra. Rosália Diogo

No dia 21 de novembro o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora, jornalista e escritora, Rosália Diogo. Coordenadora do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte e conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte, a professora conversou conosco sobre a realidade de negras e negros no Brasil.

Nº 145 – 18/11/2016

No dia 14 de novembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil não fez transmissão ao vivo na Rádio UFMG Educativa devido ao recesso letivo da UFMG. Na ocasião realizamos uma transmissão especial que reuniu trechos de programas anteriores que fazem uma retrospectiva e análise da atual conjuntura política/educacional do país.

Nº 144 – 11/11/2016

IFMG campus Ribeirão das Neves: a realidade da comunidade – Educadores e estudantes do IFMG Campus Ribeirão das Neves

No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 7 de novembro recebemos estudantes e educadores do IFMG campus Ribeirão das Neves. Eles explicaram um pouco do funcionamento do instituto que tem 16 campus no estado. Eles também falaram das especificidades da Unidade de Ribeirão das Neves e como a atuação do instituto impacta a comunidade.

Nº 143 – 04/11/2016

Série Cidades: O que vemos – Nilo Zack

Encerrando a série de entrevistas sobre a cidade, o programa de rádio pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu no dia 31 de outubro o artista visual Nilo Zack. O artista presente nos muros e galerias de Belo Horizonte conversou com a equipe sobre a ocupação visual da cidade, o grafite, o pixo e as artes plasticas.

Nº 142 – 28/10/2016

Série Cidades: Espaços em desuso” – Raquel Byrro e Vitória Zanquetta / Projeto Recipientes

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 24 de outubro, recebeu as alunas da Escola de Arquitetura da UFMG Raquel Byrro e Vitória Zanquetta para falar sobre o Projeto Recipientes. A iniciativa das próprias alunas busca mapear imóveis em desuso na Grande BH e propor a ocupação destes espaços com atividades temporárias. 

Nº 141 – 21/10/2016

No dia 17 de outubro, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou entrevistas especiais dedicadas ao dia do professor. No embalo da Série Cidades, conhecemos duas experiências de educação de Belo Horizonte.

 

“Série Cidades: oportunidades para todxs” – Emerson Gonçalves e Libernina – Transenem

Nascido em 2015, o projeto Transenem recebe travestis e pessoas trans em aulas preparatórias para o ENEM. Para saber mais sobre a iniciativa, as vivencias e desafios em sala de aula, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com o professor voluntário de química, Emerson Gonçalves, e com a aluna Libernina.

“Série Cidades: onde for preciso” Estudantes e Professores do Cursinho Comunitário Dandara

A iniciativa, que trabalha em parceria com o Projeto Educafro, realiza aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio para moradores da Ocupação Urbana Dandara. O grupo é composto por professores voluntários. No programa do dia 17 alguns deles falaram desta experiência.

Nº 140 – 14/12/2016

“Série Cidades: Moradia” – Thales Viotti/MLB

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de outubro, recebeu o advogado e militante do Movimento de Luta pelos Bairros, Vilas e Favelas, Thalles Viotti. Ele conversou com nossa equipe sobre a atual condição de moradia na Grande BH além de falar um pouco sobre as diversas ocupações urbanas da cidade.

Nº 139 – 07/10/2016

“Série Cidades: Mobilidade” – Professor Francisco Foureaux – D1 Passo

O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 3 de outubro, recebeu o professor Francisco Foureaux membro da campanha D1 Passo. O programa discutiu a mobilidade na cidade a partir dos 6 eixos que norteiam a campanha: Andar e Pedalar; Transporte Coletivo; Transporte de Cargas; Automóveis e Motos; Gestão e Recursos Financeiros; Sensibilização para uma Cidade Sustentável.

Nº 138 -30/09/2016

Série Eleições: O que quer a juventude?Thaiane Rezende – Forum das Juventudes da Grande BH

Encerrando a série de entrevistas sobre as eleições, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu no dia 26 de setembro a integrante do Fórum das Juventudes da Grande BH e Mestre em Ciências Políticas Thaiane Rezende. Ela discutiu a atuação e composição do fórum além das espectativas para as eleições municipais de 2016 e como os novos mandatários e suas propostas de governo interferem na vida da juventude.

Nº 137 – 23/09/2016

“Série Eleições: Escola Integrada” – Professora Arminda Aparecida de Oliveira  

 A Escola Integrada é reconhecida pelo esforço de integrar o Ambiente escolar com dispositivos e realidades da cidade. Por isso precisamos ficar atentos ao que os candidatos e candidatas à prefeitura e Câmara de Vereadores tem de propostas para essa área da educação. Para saber melhor sobre o funcionamento e necessidades da Escola Integrada, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu no dia 19 de setembro, a Gerente de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Arminda Aparecida de Oliveira.

Nº 136 – 16/09/2016

“Série Eleições: A Educação Infantil” – Professora Evangely Albertini

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, determina como responsabilidade dos Municípios “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental”. Por isso, na série de entrevistas sobre as eleições municipais de 2016 o Pensar a Educação, Pensar o Brasil discutiu no dia 12 de setembro esta área da educação. Recebemos a professora Evangely Albertini, membro da coordenação de Educação infantil do SindREDE BH.  Ela falou da estrutura da educação infantil em Belo Horizonte, suas dificuldades e o que devemos esperar e cobrar da próxima administração estadual.

Nº 135 – 09/09/2016

“Série Eleições: Plano municipal de Educação ” Professor Ramuth Marinho

No dia 05 de setembro, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil iniciou uma serie de entrevistas sobre a educação no ambito municipal em preparação para as Eleições 2016. Recebemos na primeira entrevista o professor da rede municipal de Belo Horizonte e Mestre em Educação Ramuth Marinho, para falar sobre o Plano Municipal de Educação.

Nº 134 – 02/09/2016

Interdicinaridade a partir de um tema comumProfessor Marcio Antônio da Silva

No dia 29 de abril, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o mestre em Ensino da Ciência Marcio Antônio da Silva para falar de sua dissertação “A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local: o olhar dos professores do ensino médio”. O trabalho discute como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar e como eles e os alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas.

Nº 133 – 26/08/2016

“Tenho Dois Papais” – Bela Bordeaux

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 22 de agosto, recebeu autora do livro “Tenho Dois Papais” Bela Bordeaux. A entrevista tras à tona discussões sobre a diversidade no universo infantil. O livro “Tenho 2 papais” conta a história de uma família muito feliz, que por acaso tem dois papais. A ideia é mostras que todos os formatos de família são lindos, o que importa é ter amor. E a mensagem não é apenas para os pequenos, alguns grandões também precisam rever conceitos.

Nº 131 – 12/08/2016

Letramento literário Infantil – Professora Monica Baptista

Ensinar o valor da literatura e despertar o gosto pela leitura desde a primeira idade é o objetivo do Projeto de Letramento Literário Infantil coordenado pela professora Monica Baptista na FaE/UFMG. No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 8 de agosto a professora  falou um pouco sobre o projeto que integrou a programação do II Inova Minas Fapemig.

Nº 130 – 05/08/2016

Arquitetura na PeriferiaCarina Guedes e Lu Dandara

O primeiro Pensar a Educação, Pensar o Brasil do segundo semestre de 2016 teve recebeu a arquiteta Carina Guedes e a dona de casa Lu Dandara. Elas contaram um pouco sobre o projeto “Arquitetura na Periferia”. O projetos visa oferecer assessoria técnica a grupos de mulheres de baixa renda para a melhoria da moradia, por meio de um processo onde elas são apresentadas às práticas/técnicas de projeto e planejamento de obras, para que conduzam com autonomia e sem desperdícios as reformas de suas próprias casas.

Nº 129 – 08/07/2016

Os rumos da educação de Belo Horizonte – Arnaldo Godoy

No último Programa de Rádio do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, entrevistamos o prof. de História e Vereador de Belo Horizonte, Arnaldo Godoy. Na oportunidade falamos sobre o Plano Municipal de Educação e as interferências que os integrantes do “Escola sem Partido” fizeram nas discussões relativas às questões de gênero, principalmente; sobre o Programa Escola Integrada, que no primeiro semestre deste ano sofreu cortes significativos; além da perseguição política que professas(es) e diretoras(es) das Escolas Municipais de Belo Horizonte estão sofrendo.

Nº 128 – 1º/07/2016

“Expressão cultural na educação de Jovens e Adultos”Clara Garavello

No Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 27 de junho, a estudante de Letras e Professora da Educação de Jovens e Adultos no COLTEC|UFMG contou um pouco sobre o trabalho feito com o Teatro entre os alunos da EJA. Ao lado das alunas Maria Aparecida e Eliana Faria ela nos contou sobre as visitas ao teatro e os estudos em torno da linguagem teatral.

Os interesses da escola sem partidoProf. Marcos Cezar de Freitas

Em uma entrevista especial no programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, o professor da Universidade Federal de São Paulo Marcos Cezar de Freitas conversou sobre os caminhos atuais da educação, as interferencias da crise política e os projetos de Escola Sem Partido.

Nº 127 – 24/06/2016

“O que quer a escola sem partido?” – Professora Magda Nunes

No dia 20 de junho, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil discutiu as propostas do “Escola sem Partido” e “Escola Livre”, que estão em desenvolvimento no Brasil. Recebemos a professora de Física do Colégio Militar, Magda Nunes, e também os estudantes Laura Leal e Gabriel Nunes Siqueira. Pudemos conversar sobre os projetos de lei e grupos da Sociedade Civil que buscam cercear o direito de fala e de opinião do professor dentro da sala de aula.

Nº 126 – 17/06/2016

“A educação e o rádio” –  Leide Mara Cota

No Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 13 de junho recebemos a Mestre em Educação Leide Mara Cota, para nos contar um pouco da sua dissertação de mestrado: “Rádio, educação e formação da identidade nacional: um estudo da Rádio Inconfidência de Minas Gerais (1936-1945)”. Ela nos falou sobre a programação da rádio no período, os aspectos políticos que fazem parte da história da emissora e seu papel educativo.

Nº 125 – 10/06/2016

“Pensar a Educação, Pensar o Brasil na Escola” – E.M. Dinorah Magalhães Fabri e E.M. Ana Alves Teixeira

No dia 06 de junho a Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri, na Vila Cemig, recebeu o Pensar a Educação, Pensar o Brasil para uma transmissão especial. O programa conversou com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da instituição e também da Escola Municipal Ana Alves Teixeira, além de representantes da comunidade. Nós conversamos sobre a história das duas instituições, que funcionam a mais de três décadas, sobre os projetos Mama África e Cidade Educadora além de ouvir depoimentos de ex-alunos. A programação musical ficou por conta do talento dos moradores da região.

Nº 124 – 03/06/2016

“A saúde mental e a Universidade” – Professora Stella Goulart (UFMG)

No dia 30 de maio o Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com a professora Stella Goulart, integrante do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG e coordenadora da Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG. Ela falou sobre as ações da Universidade em torno da Saúde mental e da luta antimanicomial.

Nº 123 – 25/05/2016

“A reforma curricular das licenciaturas” Professora Maria Amalia Cunha (UFMG)

No dia 23 de maio o Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com a professora Maria Amalia Cunha para entender e discutir a proposta de reforma nos cursos de licenciatura brasileiros, os impactos na formação inicial e continuada de professores e como isso interfere na educação básica.

Nº 122 – 20/05/2016

“Os museus na universidade” – Professora Rita Marques (UFMG)

No dia 16 de maio o Pensar a Educação, Pensar o Brasil encerrou a série sobre Patrimônio, Memória e Cidade. A entrevista com a professora Rita Marques, coordenadora da Rede de Museus e Espaço de Ciências e Cultura da UFMG. Ela falou sobre a estrutura da rede e as atividades realizadas pelos inúmeros, museus, centros de memória e espaços de ciencia e cultura.

Nº 121 – 13/05/2016

“Educação Museal” – Professora Soraia Dutra (UFMG)

No dia 09 de maio o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora do Centro Pedagógico da UFMG, Soraia Dutra. A professora discutiu várias questões em torno dos núcleos educativos dos museus e a relação com as escolas.

Nº 120 – 06/05/2016

“Patrimônio, memória e a Cidade” – Professor Jezulino Lúcio (UFMG)

No dia 02 de maio o programa Pensar a educação, Pensar o Brasil recebeu o professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG Jezulino Luis. O professor falou um pouco sobre Patrimônio, Memória e Cidade. Ele falou um pouco sobre a relação da Cidade viva com o patrimônio. Ele também discutiu os processos educativos possíveis na construção da memória.

Nº 119 – 29/04/2016

“Diálogos da escola e o teatro”Professora Libéria Neves (UFMG)

No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 25 de abril, recebemos a professora Libéria Neves. Pisicóloga e atriz profissional, a professora conversou com a equipe do Pensar sobre os estudos e o uso de práticas do teatro nas escolas.

Nº 118 – 20/04/2016

Ensino e os Quadrinhos” – Márcio Rodrigues

A relação entre Educação e os quadrinhos foi o assunto da entrevista do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de abril. O historiador e professor Mácio Rodrigues falou de como os quadrinhos se inserem em contextos sociais, do seu papel como documento histórico e da presença deles no ensino.

Nº 117 – 15/04/2016

“Grupo Vhiver” Valdecir Buzon

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 11 de abril, conversou com o Presidente Executivo da Fundação Mundo Novo, Valdecir Buzon para falar sobre o Grupo Vhiver. Há mais de 10 anos a iniciativa acolhe e ampara soropositivos.

Nº 116 – 08/04/2016

“Escolas +”Bianka de Andrade

No programa Pensar a educação, Pensar o brasil do dia 04 de abril recebemos a professora Bianka Andrade para falar sobre o projeto Escolas Mais. Nascido em 2015, a iniciativa busca colaborar com professores, alunos e administradores escolares afim de uma educação

Nº115 – 01/04/2016

“Sentidos do Nascer” – Professor Bernardo Oliveira (UFMG)

A humanização do parto e o protagonismo da mulher foram os temas da entrevista do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 28 de março. Recebemos o curador e coordenador geral do projeto Sentidos do Nascer, Bernardo Jefferson de Oliveira. Ele falou sobre as inspirações e experiências do projeto.

Nº114 – 23/03/2016

“Perspectivas para a Educação” – Professora Valeria Morato (Sinpro-MG)

A presidente do Sinpro-MG foi a entrevistada do programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 21 de março. Ela falou sobre as perspectivas para a educação no ano de 2016 e as bandeiras do sindicato.

Nº113 – 18/03/2016

“Perspectivas para a Educação” – Professora Beatriz Cerqueira, presidente do Sind-UTE

No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 14 de março, a presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira discutiu questões dos acordos entre o Sindicato e o Governo do Estado de Minas Gerais em relação ao ajuste dos salarios e planos de carreira. Ela taambém comentou a atual situação política do país.

Nº112 – 11/3/2016

“Perspectivas para a Educação” Professor Carlos Roberto Jamil Cury

No retorno do programa Pensar a Educação Pensar o Brasil, no dia 7 de março, a entrevista com o professor Carlos Roberto Jamil Cury iniciou a série de entrevista que pretende fazer um balanço da educação no último ano e analisar as perspectivas para 2016.

Nº 110 – 18/12/2015

“Comunicação pública da Ciência e tecnologia em Minas” – Marina Andrade (SECTES) e Vanessa Fagundes (FAPEMIG)

O PEPB fechou o ano de 2015 recebendo Marina Andrade da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Vanessa Fagundes da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. No dia 14 de dezembro o Pensar a Educação Pensar o Brasil discutiu a divulgação científica em Minas Gerais.

Nº 109 – 11/12/2015

“Lá fora…Na rua é diferente” – Márcio Boaventura

No dia 7 de dezembro, o Pensar a Educação Pensar o Brasil recebeu o autor do livro “La fora… na rua é diferente”, Márcio Boaventura. Na ocasião o doutorando e a equipe do pensar discutiram questões relacionadas à adolescência, a sexualidade e as relações na escola.

Nº 108 – 4/12/2015

Gênero e negritude – Jarid Arraes

No dia 30 de novembro o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil encerrou a série de entrevistas dedicada ao mês da Consciência Negra. Conversamos com a autora e cordelista Jarid Arraes. Ela é autora do livro “As Lendas de Dandara” e escreveu vários cordéis sobre importantes mulheres negras na história e questões de gênero.

Nº 107 – 27/11/2015

Nesta semana, devido a uma queda de luz no Campus Pampulha onde fica os estúdios da Radio UFMG Educativa, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil não foi ao ar.

Nº 106 – 20/11/2015

Cultura e luta dos negros em foco – Du Pente e Vanessa Marques  

No programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 16 recebemos dois organizadores do Festival Raízes da UFMG, Du Pente e Vanessa Marques. O evento que ocorreu durante esta semana em Belo Horizonte buscou mostrar a cultura dos povos africanos e afrodescendentes e também levantar discussões importantes sobre a luta contra o racismo e o preconceito de gênero, em especial contra a mulher negra.  

Nº 105 – 13/11/2015

A negritude e os festejos de Nossa Senhora do rosário – Professora Vania Noronha
No mês de novembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza uma serie de entrevistas voltadas para o Dia da Consciência Negra, que será no dia 20. Na segunda feira, dia 9 o Programa recebeu a professora da PUC Minas Vania Noronha que apresentou a tese “Os festejos do reinado de Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte/MG: práticas simbólicas e educativas.”

Nº 104 – 6/11/2015

O Inep que a sociedade quer – Alex da Silveira

O Inep deve publicar os estudos que a sociedade precisa e disseminar com transparência os dados e diagnósticos da educação brasileira. Em busca da qualidade e de tudo que favoreça a permanência e o êxito dos estudantes, como a sociedade quer. Enfim, servindo, como é sua missão, à população brasileira, aos professores, educandos, trabalhadores e pesquisadores.

Nº 103 – 29/10/2015

“Leia Mulheres” – Mariana Castro

No Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 26 de outubro fizemos uma entrevista especial com Mariana Castro, uma das representantes de Belo Horizonte do projeto Leia Mulheres. O grupo que surgiu em 2014 com a iniciativa da escritora Joanna Walsh, consiste em ler mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres não possuem tanta visibilidade, por isso a importância desse projeto.

Nº 102 – 23/10/2015

“Pesquisa em foco” – Encontro de Pesquisa em Educação da FaE/UFMG

No ultimo Pensar a Educação Pensar o Brasil, conversamos sobre o XI Encontro de Pesquisa em Educação. O evento reúne mesas e conferencias sobre vários assuntos, entre eles a educação infantil, as políticas públicas voltadas para os docentes e a formação de professores. Ele faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Nº 101 – 16/10/2015

“Ser Professor”

O programa Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 12 de outubro relembramos a série Ser Professor que foi ao ar em 2008.

Nº 100 – 9/10/2015

“Culturas e Convívios na Casa de Gentil” – Rafael Gonçalves, Coordenador da casa de Gentil

No Pensar a Educação Pensar o Brasil de segunda-feira, recebemos o coordenador da Casa de  Gentil, Rafael Gonçalves. A instituição que fica em Raposos acaba de comemorar 3 anos de existência, buscando o empoderamento e o desenvolvimento social da comunidade. Com oficinas, eventos e ações a Casa de Gentil busca promover o convívio e a valorização da cultura da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

Nº 99 – 2/9/2015

“A crise Brasileira”

No Pensar a Educação Pensar o Brasil do dia 28, tivemos um bate papo especial sobre a crise brasileira. As impressões e os impactos do ajuste fiscal, das decisões do legislativo e também dos movimentos da oposição e da situação no âmbito federal. O professor Luciano Mendes de Faria filho fez considerações na área da educação, da pesquisa e da ciência e tecnologia.

Nº 98 – 25/9/2015

“Ensino de História e Cultura Afro-brsileira” – Laura Rocha

No dia 21, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora de Educação Física Laura Rocha para falar sobre sua dissertação de mestrado intitulada “A implementação da Lei Nº 10.639/2003 na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. Ela nos falou sobre o processo de pesquisa e os impactos da obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira na escola onde atua, o IFMG Campus Ouro preto.

Nº 97 – 18/9/2015

“Cinema e Educação no Sistema Socioeducativo” – Escola Estadual Jovem Protagonista

Segunda feira, dia 14, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil ao lado pro projeto de Educação e Cinema da FaE/UFMG realizou uma transmissão especial da Escola Estadual Jovem Protagonista. A instituição que atende crianças e adolescentes dos centros de internação do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte foi o cenário do programa que ouviu alunos e professores sobre os diversos projetos realizados na escola. Além disso, representantes da Secretaria de Educação e do Sistema Socioeducativo também falaram dos processos de ressocialização destes jovens.

Nº 96 – 11/9/2015

“Um olhar sobre o Brasil” Professor Dermeval Saviani

No dia da Independência o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil transmitiu uma entrevista especial com o professor emérito da UNICAMP, Dermeval Saviani, que falou sobre diversos assuntos, entre eles a atual crise político-economica do Brasil e a criação dos programas de pós graduação em educação no país.

Nº 95 – 4/9/2015

“88 anos para pensar na ciência, na extensão e nas diversidades da UFMG – Reitor da UFMG Professor Jaime Arturo Ramirez – EXCLUSIVO

Na semana que antecede o aniversário de 88 anos da UFMG o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o reitor da Universidade, professor Jaime Arturo Ramírez. Na conversa, o professor falou a da importância da universidade no cenário nacional atual, dos desafios encontrados com mais alunos e mais diversidade ingressando na instituição e as dificuldades enfrentadas com o corte de verbas

Nº 94 – 28/8/2015

“8º Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas GeraisProfessor Carlos Henrique de Carvalho (UFU) e Isabella Brandão

Entre Os Dias 24 e 27 de abril UFMG recebeu oitava edição do Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação. Para 2015, o tema escolhido – Diálogos da História da Educação – Promove Reflexões Sobre a História da Educação Como Um Lugar de Fronteira. Demanda um com interlocução Outros campos disciplinares, Como uma Política, como artes, OS Estudos sobre como Práticas de Escrita e Leitura, a Relação Entre Pesquisa Histórica e Arquivos, etc.

Nº 93 – 21/8/2015

“Um de Carreira musical Duzão Mortimer”Musico e compositor Duzão Mortiimer

No dia 17 de agosto o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o musico e compositor Duzão Mortimer that Contou Sobre SUA Carreira, desde a Formação do grupo O Grande Um Até um Produção do disco solo de viagem Lunar

Nº 92 – 14/8/2015

“Janete Clair, a TV Globo ea Ditadura, Reflexões e atritos”Historiadora e Mestre em História e Culturas Políticas, Gabriela Galvão

No Programa Primeiro faz Segundo semestre de 2015 o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu uma historiadora Gabriela Galvão parágrafo Falar Sobre Seu Trabalho de Conclusão de mestrado intitulado “A Ditadura Militar Brasileira ea Telenovela: Política Abordagem, Influências e censura NAS Obras Irmãos Coragem e Fogo Sobre Terra “. A DISCUSSÃO Passou Pelos Atores Globais da DÉCADA DE 70, O Espaço ocupado POR Janete Clair na teledramaturgia, uma ea censura Ligação Entre como novelas ea Consciência Coletiva.

Nº 91 – 07/08/2015

“Luz, Ciência e Ação” – Participantes da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira parágrafo Promoção da Ciência

No dia 13 de julho o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realizou hum Programa Especial Sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC. Uma série de Entrevistas discutiu o Evento Realizado na Universidade Federal de São Carlos. 

Tarcísio Mauro Vago – programa de Rádio do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil

Professor O Tarcísio Mauro Vago (UFMG) conta em entrevista Ao portal ANPEd Um pouco da História do Programa de Rádio do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, desde 2007 sem ar Pela UFMG Educativa, em Programas semanais Ao Vivo.

“O Inep Que a sociedade Precisa”: Entrevista a Carlos Roberto Jamil Cury

Nessa entrevista, o professor de Cury sublinha a importancia do Inep na Produção e disponibilização de Dados Essenciais na Realização de Pesquisas e na Formulação e na Implementação de Políticas Educacionais. 

Nº 90 – 07/10/2015

“Como Verdade das Coisa do norte”  – Mestre em Comunicação Social e coordenadora do Núcleo de Produção da Rádio UFMG Educativa, Luiza Glória  – EXCLUSIVO

6 de julho foi dia de Tese DO MÊS sem Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Recebemos um radialista Luiza Glória. Ela falou de SUA dissertação de mestrado intitulada “Cantando AS VERDADE DAS COISA DO NORTE – A Comunicabilidade da Poesia Sertaneja de Patativa do Assaré”.

A Educação Brasileira no Primeiro semestre de 2015  – Circuito UFMG

O professor da Faculdade de Educação da UFMG e Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, Luciano Mendes de Faria Filho, Faz hum Balanço da Educação brasileira Neste Primeiro semestre de 2015. Confira!

“O Inep Que a sociedade Precisa”: Entrevista a Maria Helena Guimarães de Castro

Nesta entrevista, Maria Helena aponta O Crescimento da importancia Estratégica fazer sas Inep Últimos 20 anos na Produção de Estatísticas Educacionais, avaliações Nacionais e Evidencias Robustas PARA O BOM FUNCIONAMENTO fazer Financiamento da Educação, subsidiar a EA Formulação Implementação de Políticas Públicas, Além de Prestar Contas à sociedade Sobre a Situação da Educação Brasileira.

Nº 89 – 07/03/2015

“Desvendando Hildegarda de Bigen”  – Professora Mirtes Emília –  EXCLUSIVO

Sem Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 29 de junho, uma professora e Doutoranda da Faculdade de Letras da UFMG Mirtes Emilia Evaldo Vilela, Esteve nsa Estúdios da Rádio UFMG Educativa parágrafo Contar Um pouco Sobre Hidegarda de Bigen. Objeto de Pesquisa de Mirtes, Santa Hildegarda E UMA das figuras Mais IMPORTANTES do Século XII.

“Grandes Grupos Econômicos estao ditando a Formação de Crianças e Jovens brasileiros” – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Em entrevista exclusiva, novo reitor da UFRJ, Roberto Leher, aponta OS Impactos da lógica mercantilizada Sobre a Educação brasileira e Como grupos Financeiros tentam Dominar a Educação pública.

“O Inep que a sociedade precisa”: Entrevista a José Carlos Rothen

Na entrevista, Rothen enfatiza a necessidade de o Inep Estudar e Explorar, em profundidade, OS Dados e Os índices Que Produz e, Assim, Melhor contribuir Pará se Pensar Educação no Brasil.  

Nº 88 – 26/6/2015

Jovens, Educação e Redução da maioridade penal  –  Leiziane Parre, Diretora da Casa de Semi Liberdade do Planalto e professora Claudia Mayorga –  EXCLUSIVO

No dia 22 de junho, o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com a Diretora da Casa de Semi Lib erdade do Planalto, Leiziane Parre e com a Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga. conversamos Sobre o FUNCIONAMENTO do Sistema Socioeducativo e Sobre a Proposta de Redução da maioridade penal.  

DEPOIS de hum ano, Quase nada fazer Cumprido foi PNE  –  Coordenador Geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Daniel Cara – EXCLUSIVO

Dentro da Programação da Semana de Ação Mundial de 2015, o Coordenador Geral da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, Doutorando da USP e colunista de Educação do Portal UOL, Daniel Cara Esteve em Belo Horizonte parágrafo hum Encontro na Faculdade de Educação da UFMG. A Equipe fazer Pensar a Educação, Pensar o Brasil fez Uma entrevista com ELE Sobre Financiamento da Educação, Primeiro ano do PNE, a Redução da maioridade penal e OUTRAS Questões.

“O Inep Que a sociedade Precisa”: Entrevista a Ilona Becskeházy

Nesta entrevista, a Pesquisadora critica a Prioridade Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) TEM ganhado nenhuma Inep em detrimento de Avaliações Como a Prova Brasil. 

Nº 87 – 19/6/2015

“Pesquisa e Inovação cabelo Desenvolvimento de Minas Gerais”  –  Professor Evaldo Vilela, Presidente da FAPEMIG

Sem Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de junho o Professor Evaldo Vilela, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais Pará Falar Sobre o Trabalho da Fundação. No Cenário de crise that atinge o país Que reduz o Investimento em Todas como áreas, o professor falou that Como a Fundação trabalha para o Desenvolvimento da Ciência nenhum estado.

“O Inep Que a sociedade Precisa”: Entrevista a Alícia Bonamino 

A quarta entrevista da série “O Inep Que a sociedade Precisa” conta com a Participação da professora Alícia Bonamino. E Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Onde leciona e coordena o Laboratório de Avaliação da Educação.

Nº 86 – 12/06/2015

Cinema e Educação – Alunos e Professores do Laseb

No Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de junho, a Equipe fazer Laseb, o Programa de Pós Graduação Especialização Latu Sensu em Docência na Educação Básica, falou do Desenvolvimento do Programa. Ex-Alunos e Professores do Curso conversaram com Nossa Equipe Sobre a Especialização em Educação e Cinema, Os Trabalhos Realizados NAS aulas e Como ISSO afetou nenhum dia a dia das Escolas. 

Entrevista com Susana de Matos Viegas – Karla Cunha Pádua

A antropóloga foi professora da Universidade de Coimbra Até 2006, Quando se Tornou investigadora do ICS, Onde DESENVOLVE Estudos e Pesquisas Sobre socialidade Amerindia, pessoa, Identidade e Território, parentesco e género, Experiência Vivida, e historicidades.

Nº 85 – 03/06/2015

Sons da Infância  – Paulinho Pedra Azul

feira Segunda nd, diâmetro 01 o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o musico, compositor e escritor Paulinho Pedra Azul. Autor de Livros infantis, ELE Nos Contou Sobre SUA Trajetória escolar, a musicalidade NAS Crianças Além de nos Brindas com SUA música.

“O Inep Que a sociedade Precisa”: Entrevista a Luiz Araujo

Nesta entrevista, o professor Luiz Araújo enfatiza a importancia do papel do Inep não Desenvolvimento de Pesquisas Educacionais no Brasil e critica o peso adquirido Pelos Exames e Avaliações em larga escala Nos Últimos ano. 

Nº 84 – 29/5/2015

Por uma ciência mais democrática  – Tacyana Arce

feira Segunda nd, diâmetro 25, o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu um jornalista e coordenadora adjunta do Centro de Comunicação e Divulgação da UFMG, Tacyana Arce. A Doutoranda em Comunicação explicou um Atual Condição de Divulgação Científica ea Comunicação pública da Pesquisa no Brasil.

“O Inep que a sociedade precisa”: Entrevista a José Marcelino de Rezende Pinto

Nesta entrevista, o professor José Marcelino retoma um original de Visão do Inep, tal Como pensada cabelo educador Anísio Teixeira, e enfatiza a necessidade de o Inep Investir no Desenvolvimento de Pesquisas Estratégias Para o país, Além de tornar Mais acessíveis SUAS bases de Dados, INFORMAÇÕES e Resultados. 

Nº 83 – 22/5/2015

“Junho ESTÁ Sendo”  –  Francisco Foureaux

No Programa do dia 18 de maio, recebemos o historiador Francisco Foureaux. Autor de hum dos Capítulos do Livro “Junho, potencia das Ruas e das Redes”, o professor de História falou do Processo de Escrita do Livro e also Sobre os Vários Contextos that envolveram como Manifestações populares de junho de 2013.

Nº 82 – 15/5/2015

Os Caminhos da Secretaria de Estado de Educação MG  – Professora Macaé Evaristo

Nd feira Segunda, dia 11 o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a Secretaria de Estado de Educação MG, Macaé Evaristo. Um falou professora Sobre os Primeiros meses à frente da secretaria, como negociações com OS Professores da Rede Estadual e Os Planos parágrafo OS Próximos meses.

Nº 81 – 2015/08/05

“Profissão, Professora – parte II”  – Professora Magda Becker Soares No dia 20 de abril a Equipe fazer Pensar a Educação, Pensar o Brasil foi recebida na casa da professora Emérita da Faculdade de Educação da UFMG Magda Soares. A professora that AOS 83 AINDA Atua Como pedagoga na Rede Municipal de Educação de Lagoa Santa, conversou com Membros da Equipe Sobre Diversos assuntos, desde SUA ESCOLHA Pela Carreira de professora Até SUA Aposentadoria da Universidade Passando Pela Criação da Faculdade de Educação da UFMG, o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da UFMG, a reforma universitária de 1968, Outros entre. No Programa do dia 4 de maio, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil transmitiu Trechos Desta entrevista that Trata da Criação fazer CEALE, um Aposentadoria da professora, uma Experiência de lecionar em Escolas publicas e Uma Análise da Formação de Professores.

Nº 80 – 30/4/2015

“Profissão, Professora”  – Professora Magda Becker Soares

No dia 20 de abril a Equipe fazer Pensar a Educação, Pensar o Brasil foi recebida na casa da professora Emérita da Faculdade de Educação da UFMG Magda Soares. A professora, that AOS 83 AINDA Atua Como pedagoga na Rede Municipal de Educação de Lagoa Santa, conversou com Membros da Equipe Sobre Diversos assuntos, desde SUA ESCOLHA Pela Carreira de professora Até SUA Aposentadoria da Universidade Passando Pela Criação da Faculdade de Educação da UFMG, o Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da UFMG, a reforma universitária de 1968, Outros entre.

Nº 79 – 24/4/2015

“Tiradentes, a Construção do Mito”  – Thais Nivia de Lima e Fonseca

No dia 20 de abril o Pensar a Educação, Pensar o Brasil reprisou uma entrevista com a professora Thais Nivia de Lima e Fonseca, Que foi Ao ar no dia 21 de abril de 2008. A professora fala de Como foi Formado o mito de Tiradentes Celebrado Hoje em Dia.

Nº 78 – 17/4/2015

A vida na escola –  Personagens da Escola Municipal Zilda Arns

feira de Na Segunda, dia 13 de abril, O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil fez a Primeira Visita a Uma Escola em 2015. O Programa foi transmitido Ao Vivo Direto da Escola Municipal Zilda Arns no bairro Piratininga, regional de Nova Lima. Conversamos com a Direção da Escola, Representantes da Comunidade e dos pais dos Alunos e coordenadores Para conhecer a História da escola, construida a Partir de Recursos do Orçamento Participativo. Tambem conhecemos Vários Projetos das Escolas Conversando com Professores, Alunos e Funcionários.

Série de Entrevistas:  “O Inep Que a sociedade Precisa”

Iniciamos hum Diálogo com Diferentes Representantes da Comunidade Acadêmico-Científica, do Mundo da escola, de da Gestão Pública e de da Sociedade em Geral Pará discutirmos a Missão do Inep, o SUA Atuação no Campo da Pesquisa Educacional, papel Seu na Implementação do Plano Nacional de Educação etc .

Nº 77 – 2015/10/04

Dissertação DO MÊS: “Atividades Lúdicas em Ciências sem ensino fundamental II na temática do Controle da dengue ” – Bárbara Carvalho – EXCLUSIVO

A Primeira edição da Tese fazer Mês de 2015 foi com O Trabalho de Conclusão de mestrado em Educação de Bárbara Carvalho. O Objetivo da Pesquisa foi Investigar Como como Atividades Lúdicas Sobre a dengue estao recontextualizadas Pelos Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II. Um mestre Que Atua Como professora de Ciências na RDE municipal de Contagem delimita hum Conceito de Atividades Lúdicas e discute OS Resultados de SUA Análise.

Nº 76 – 2015/02/04

Manifestações populares, Consciência Política e Cidadania  – Professora Mara Telles – EXCLUSIVO

Na segunda feira, dia 30 de março, o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora do Departamento de Ciência Política da UFMG, Mara Telles. Na pauta de discussão a atual configuração política do Brasil e as manifestações.

Nº 75 – 27/3/2015

Pela Valorização da Educação e dos Professores  –  Gilson Reis – EXCLUSIVO

feira de Na Segunda, dia 23 de março, O Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu o vereador de Belo Horizonte e presidente do Simpro Minas o professor Gilson Reis. Professor O falou Sobre a Estrutura da Educação no Brasil e no estado, a Valorização da Carreira de Professor tanto da Rede particular, Quanto da Rede Privada e also Sobre Como o Governo conduz o

Nº 74 – 20/3/2015

A Luta sindical Por uma Educação de Qualidade  – Beatriz Cerqueira –  EXCLUSIVO

Nd feira Segunda, dia 16 o Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberu a coordenadora Geral do Sind-UTE MG e presidenta da CUT MG, Beatriz Cerqueira. A professora Contou Um pouco Sobre a Luta sindical ea Relação com o Governo do Estado na busca POR Melhores condições parágrafo OS Alunos e Os Profissionais da

Nº 73 – 13/3/2015

Por uma Construção coletiva do Plano Municipal de Educação de Belo Horizonte  –  Analise da Silva – EXCLUSIVO

Nº 72 – 2015/06/03 

Perspectivas Para a Educação em 2015  – Carlos Roberto Jamil Cury  – EXCLUSIVO

Nº 71 – 19/12/2014 

António de Sampaio da Nóvoa em Uma Conversa com Naomar Almeida Sobre Educação EO Projeto Pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Nº 70 – 2014/12/12 

Aprofundamento das DISCUSSÕES de temas polêmicos e also fazer cotidiano da Educação Fundamental  – Elí T. Henn Fabris, coordenadora do GT 13 (Educação Fundamental) – Notícias ANPED

Nº 69 – 2014/05/12 

História da Educação Rural no Brasil  – Henrique de Oliveira Fonseca – 

Nº 68 – 28/11/2014 

Conferencia Nacional de Educação (CONAE) de 2014  – Luciano Mendes de Faria Filho e alunas da turma P (FAE / UFMG) –  EXCLUSIVO 

Nº 67 – 21/11/2014 

Entrevista: Juventude Negra no Brasil  –  Entrevistada: Professora Analise da Silva (FAE / UFMG) –  EXCLUSIVO

Nº 66 – 14/11/2014

“Entrevista: XI Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – NEPSO – Polo MG”  –  Exclusivo -Entrevistadas: Professora Maria da Conceição Fonseca (UFMG), Carolina Nascimento (Instituto Paulo Montenegro), Joana Rodrigues (Fundação Vox Populi – Portugal), Professora Natércia Charruadas (Escola Secundária Augusto Gomes – Matosinhos, Portugal), Catarina Moniz (Escola Secundária Augusto Gomes – Matosinhos, Portugal), Marcia Fernandes (Escola Secundária Augusto Gomes – Matosinhos, Portugal).

Nº 65 – 2014/07/11

“Um Impresso Pará Mulheres e SEUS Modos de apropriação: a revista Grande Hotel e SEUS (supostos) Leitores (Minas Gerais, 1947-1961)”  Entrevistada: Juliana Ferreira de Melo –  EXCLUSIVO

Nº 64 – 31/10/2014

Tema: Balanço das finais Eleições 2014 – Entrevistado: Prof. Pablo Luiz de Oliveira Lima e Prof. Tulio Lopes

Nº 63 – 24/10/2014

I magens do continente Africano e Ensino de História e Cultura da África no Brasil – Entrevistado: Victor Manuel Eugenio Semedo (Pesquisa em Rede CNPq Língua e Literatura e fazer Projeto Mobilidade CAPES / AULP)

Nº 62 – 17/10/2014

Cobertura do XI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (Anpedinha Sudeste) 2014 – Entrevistados: Laerthe de Moraes Abreu Júnior (UFSJ) / Newton Ferreira (UNIFAP) / José Rubens Jardilino (UFOP)

Nº 61 – 2014/10/10

Tese do Mês: Um Olhar Sobre a Formação continuada em teatro parágrafo Professores das Primeiras Séries fazer ensino básico: Acontecimento e Experiência no Projeto Conexão Galpão / BH Entrevistado: Reginaldo Santos (Conexão Galpão BH)

Nº 60 – 2014/03/10

Eleições 2014 – Projeto Eleitor do FuturoEntrevistado: Claudia Helena Batista (Juíza da 331ª Zona Eleitoral de Minas Gerais) –  EXCLUSIVO

Nº 59 – Eleições 2014 – 26/9/2014

Políticas Educacionais e Os Planos de Educação no Brasil – Entrevistado: Donaldo Bello de Souza (UFRJ) –  EXCLUSIVO

Nº 58 – Eleições 2014 – 19/9/2014

O Executivo Federal e SUAS atribuições parágrafo a Educação – Entrevistado: Luiz Araujo (USP) –  EXCLUSIVO

Nº 57 – 2014/12/09

Eleições 2014 – O Executivo Estadual e SUAS atribuições parágrafo a Educação – Entrevistada: Marisa RibeiroTeixeira Duarte (FAE / UFMG) –  EXCLUSIVO

Nº 56 – Eleições 2014 – 2014/05/09

Senado Federal e SUAS atribuições parágrafo a Educação – Entrevistado: Daniel Tojeira Cara (Campanha Nacional Pelo Direito à Educação) –  EXCLUSIVO

Nº 55 – 29/8/2014

Eleições 2014 – Legislativo Federal –  Entrevistado: Carlos Roberto Jamil Cury (PUC / MG) –  EXCLUSIVO

Nº 54 -22/8/2014

Eleições 2014 – Legislativo Estadual –  Entrevistado: Wladimir Dias (Escola do Legislativo) –  EXCLUSIVO

Nº 53 – 14/8/2014

Reportagens Especiais: produzidas Pela repórter Yolanda Assunção, âncora do Programa de Rádio e Integrante da Equipe fazer Pensar a Educação – estudantil Intercambio

Edição 052 – 2014/08/08

‘Incluir o ensino privado nos 10% investidos Serao that em Educação foi hum retrocesso “, Diz professora da UFMG Sobre novo PNE. – O Portal UFMG conversou com uma professora Analise de Jesus da Silva, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG.

Nº 51 – 2014/01/08  

Escola Pública, Política e Subjetividade – Luciano Mendes de Faria Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *