CEDOC

Entre as memórias do Cedoc

Equipe Cedoc

O Centro de Pesquisa, Documentação e Memória da Faculdade de Educação (CEDOC/FaE-UFMG) é um espaço arquivístico, vinculado à Rede de Museus da UFMG, que abriga um acervo de documentos, de áudio e vídeo e de peças tridimensionais, sobretudo relativo ao patrimônio acadêmico e científico produzido no âmbito da área de Educação. Sua função é salvaguardar a memória da Faculdade de Educação, dando suporte a projetos de extensão e pesquisa. A amplitude temporal dos documentos está compreendida entre fins do século XIX e primeiros anos do século XXI.

Desde 2013 até o momento, as atividades do Centro estão vinculadas ao Projeto de Extensão intitulado “Garimpando, organizando e divulgando a memória na Faculdade de Educação”, o que tem estimulado pesquisadores a buscarem esse  acervo documental como referência em seus estudos.

O acervo do CEDOC está organizado em duas grandes coleções: as Coleções Institucionais e o conjunto das Coleções Pessoais. A primeira possui aproximadamente 30 fundos de diferentes setores, projetos e departamentos apenas da Faculdade de Educação. A segunda se organiza em 9 fundos oriundos de doação, por parte de familiares, de professores e personalidades ligadas a FaE/UFMG ao longo de sua história.

São documentos, livros, fotos, cartas, projetos, cadernos, programações, materiais tridimensionais, material audiovisual, dentre muitos outros suportes que traduzem a potencialidade que o CEDOC tem para contribuir com a pesquisa e o ensino. Diante dessa variedade expressiva de documentação, mostra-se um acervo potente para a história, não só da Faculdade de Educação da UFMG, mas também da Universidade e da educação no estado e no país.

Realiza-se no CEDOC o trabalho de tratamento preliminar dos documentos: a higienização – preocupada em remover resíduos metálicos, plásticos e quaisquer materiais prejudiciais que, se em estado de decomposição, possam comprometer a preservação do documento. Outra frente de trabalho é o processo de inventariar o acervo, fundo a fundo, documento a documento. Esse trabalho é responsável por catalogar tudo o que aqui estiver salvaguardado, sendo uma atividade crucial para a compreensão da abrangência do acervo e suas potencialidades. Os fundos inventariados organizam e controlam o patrimônio e facilitam a tarefa de localizar documentos.

Um intenso trabalho no último ano reuniu uma equipe que, em um curto espaço de tempo, avançou na higienização de todo o acervo CEDOC e tem enfrentado o trabalho de produção dos inventários.

Isso é possível porque a dinâmica de trabalho do grupo inclui estudos e visitas técnicas a outros acervos. Na busca por troca de experiências, o CEDOC tem participado de eventos, círculos de debates e espaços de valorização da memória. Nesse último ano, o CEDOC, através de vários de seus membros, esteve presente no encontro Revistas em Revista, Desafios e Balanços (Fundação Casa de Rui Barbosa – Rio de Janeiro), VIII EPHIS – Encontro de Pesquisa em História da UFMG (FAFICH/UFMG), Semana do Conhecimento PROEX-UFMG 2019 (UFMG), Primavera de Museus e Espaço do Conhecimento – Circuito Praça da Liberdade (Rede de Museus/UFMG).

Certos de que um espaço arquivístico só tem sentido se der à comunidade em geral e, particularmente, de pesquisadores, acesso ao seu rico acervo, oCEDOC tem investido nos espaços de divulgação. Presente nas redes sociais, interage assiduamente com pesquisadores interessados no tema e público em geral. A ideia é dar ampla divulgação do que fazemos e do que guardamos. Nas redes sociais publicamos as terças e quintas, pequenas chamadas sobre memórias e documentos (Facebook e Instagram – @cedocfae.ufmg).

Junto à coluna Entrememórias, no jornal Pensar a Educação em Pauta, uma das ações do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022, também passamos a contribuir com relatos, apresentação de documentos e um bocado de história. Assim, com essa apresentação, formalizamos essa parceria entre Cedoc e a coluna Entrememórias, e vocês, nossos leitores, a partir de agora encontrarão um pouco de cada projeto veiculado em ambos os canais.

Confira o vídeo de apresentação do CEDOC veiculado no Espaço do Conhecimento da UFMG, localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade:

Bem-vind@s ao Cedoc.

Uma breve apresentação do Centro de Documentação e Memória – FaE | UFMG.

Posted by Cedoc – Centro de Documentação e Memória / FaE – UFMG on Thursday, September 5, 2019

Também convidamos a vocês, leitores, a tornar esse espaço um lugar de visita, de troca de ideias, de debates e sugestões!!!!!


Imagem de destaque: CEDOC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *