Educação, Saúde e Sociedade, edição 272

Pandemia: como fica a educação – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Muitas escolas adotaram o whatsapp como ferramenta oficial e estão enviando para pais e mães conteúdos que serão trabalhados via ensino domiciliar. Pais e mães atuam agora como professoras e professores, e para os maiores de 18 anos os desafios estão atrelados ao ensino a distância e todas as particularidades que isso envolve.

Mulheres, violência e pandemia de coronavírus – Paula Dias Bevilacqua – EXCLUSIVO
O aumento dos casos de violência contra as mulheres, nesse momento, ajuda a pensar a efetividade que os investimentos que as sociedades vêm fazendo para enfrentar esse grave problema social.

Ou tiramos consequências políticas desse vírus… ou pior – Matheus da Cruz e Zica (para o Blog do Pensar a Educação) (HOME)
Essa parada no tempo do capital pode ser muito instrutiva e precisa ganhar uma formalização social, precisa ser compreendida de modo compartilhado.

Covid-19: a atualidade da biopolítica – Edgardo Casto – EXCLUSIVO
A propósito da pandemia da Covid-19 e das medidas adotadas na Itália para combatê-la, Giorgio Agamben retomou alguns dos conceitos e teses de sua série Homo sacer

Coronavírus e direitos humanos – UFMG
A UFMG articula, por meio dos grupos que participam da Rede de Direitos Humanos e outros, uma série de ações voltadas, sobretudo, para segmentos minoritários da população.

Coronavírus e saúde mental – UFMG
A comunidade da UFMG se organizou e, sob articulação da Rede de Saúde Mental e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, oferece diferentes modalidades de acolhimento para toda a comunidade.

UFMG reinventa-se em tempos de isolamento imposto pela Covid-19 – UFMG Notícias
Diversas iniciativas são instauradas no âmbito dos programas e projetos de extensão, na programação cultural e na oferta de cursos para a comunidade.

Covid-19 e os cultos religiosos II (novamente sobre a laicidade do Estado) – Flavio Fontenelle Loque (para Jornal da Ciência)
A defesa da autorização de cultos em meio à pandemia não se sustenta: não há razões legais para tanto. Mas temos todos olhos para ver?

Apocalipse é esperança – O Globo
Esta pandemia, que seguramente não será a última, vem nos lembrar, peremptória, a nossa possibilidade de desaparecer como civilização, abrupta ou lentamente, seja pelo caos, por armas atômicas, pelos danos ao meio ambiente, pela falta d’água ou por epidemias.

Entendendo a nossa pandemia – Amilcar Tanuri (para o blog A Hora da Ciência/O Globo)
Temos que obter dados precisos sobre a epidemia no país, uma vez que o nosso nível de testagem está muito baixo e isso não nos ajuda a fazer predições precisas.

Como a pandemia abriu brecha para perseguições na Bolívia – Nexo
Governo cria decreto que prevê prisão de quem ‘desinformar’ sobre o novo coronavírus. Organizações internacionais temem assédio à imprensa e a opositores em ano eleitoral.

Visibilidade dos invisíveis – João Paulo Cunha (para o Brasil de Fato)
Hoje, esses profissionais são celebrados pelas mesmas emissoras de TV que ontem faziam deles objeto de escárnio. Alguns, que se arrebentam para dar continuidade à máquina social em meio a carências de toda ordem.

COVID-19: Um novo velho conhecido dos indígenas – Boletim Cientistas sociais e o coronavírus
Vírus e bactérias são aliados, há séculos, da ganância da exploração econômica, agindo junto com esta na mortandade das populações indígenas.

Entre casos identificados, covid-19 se mostra mais mortífera entre negros no Brasil, apontam dados  – Folha
Pretos e pardos são 1 em cada 4 hospitalizados por Covid-19, mas 1 em cada 3 mortos.

Isolamento vertical é quase tão ruim quanto isolamento algum, diz estudo da UFMG – O Tempo
Estudo aponta que método só seria melhor do que um cenário onde não há qualquer tipo de isolamento.

Templos em tempo de pandemia – Ronaldo de Almeida e Clayton Guerreiro (para o Boletim Cientistas Sociais e o coronavirus/Anpocs)
Como é de se esperar em momentos com ares apocalíticos, as religiões são interpeladas a orientar seus adeptos e a darem sentido à possibilidade de morte coletiva que se avizinha.

Mortes Belas, Mortes Boas, Mortes Malignas e a Covid-19 – Carmen Rial (para o Boletim Cientistas Sociais e o coronavirus/Anpocs)
Em muitas sociedades tradicionais, a pior das mortes é que ocorre ao longe, solitariamente. Ela é considerada como muito prejudicial aos que morrem e aos que ficam. O cadáver tem um peso simbólico determinante, é ator do ritual funerário.

UFMG oferece acolhimento a distância no campo da saúde mental – UFMG Notícias
Comunidade acadêmica conta com suporte especializado durante o afastamento social forçado pela pandemia.

A cidadania vertical no Brasil:  o caso do Coronavírus – Marcelo da Silveira Campos (para o Boletim Cientistas Sociais e o coronavirus/Anpocs)
A ideia do isolamento vertical não é (nem nunca foi) nova no Brasil. Especialmente, quando nós relacionamos essa proposta de isolamento vertical à cidadania vertical no Brasil.

Crise pode superar Grande Depressão se retomada não incluir testes, diz Nobel de Economia – BBC
Se o governo quer salvar vidas e retomar a economia, o caminho é aumentar os testes para coronavírus e produzir equipamentos de proteção para as pessoas poderem voltar a trabalhar mesmo enquanto o vírus está em circulação.

‘Isso nao é a peste negra; não é como se não tivéssemos ideia do que está matando as pessoas’, diz Harari – BBC
As escolhas que estamos fazendo para combater a covid-19 moldarão nosso mundo nos próximos anos afirma o historiador israelense Yuval Noah Harari.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *