Menu

Educação, Saúde e Sociedade, edição 284

O que podemos aprender com a pandemia? – Karla Giacomin – EXCLUSIVO
A Organização Mundial de Saúde alertou aos países para o erro de não incluir as instituições para idosos como locais prioritários de prevenção e cuidado durante a pandemia.

Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia – Monica Abranches – EXCLUSIVO
Desde março de 2020, as universidades suspenderam muitas atividades. Ainda assim, muitos professores e estudantes envolvidos em pesquisa e extensão não pararam de pensar como manter o vínculo com suas questões de pesquisa.

Passar de ano – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO
O fechamento das escolas em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus recoloca a questão do que fazer com o ano letivo devido a essa ausência prolongada das aulas. A tentativa frustrada de manter a data de realização do ENEM em 2020 já sinalizava essa tendência, numa clara intenção de prejudicar os estudantes das escolas públicas..

Terceira guerra mundial – Dalvit de Paula Greiner – EXCLUSIVO
Estamos vivendo uma tranquilidade mórbida e acreditando que não é conosco. Como ninguém ao nosso redor foi afetado diretamente com a doença ficamos tranquilos esperando que os dias passem e voltemos à normalidade.

E se Bocaccio vivesse hoje? um jogo de imaginação sociológica – Santiago Pich – EXCLUSIVO
A leitura do texto “A Peste Negra e a Covid-19. O que Boccaccio tem a nos ensinar?”, me convidou a fazer um jogo de imaginação sociológica situando o autor d´O Decamerão no contexto do Brasil contemporâneo.

“A pandemia não é a mesma para todos”, diz a presidente da Fiocruz – Ecoa/UOL
Em entrevista ao Ecoa, Nísia alerta sobre a possibilidade de emergência e reemergência de outras pandemias, algo que deve se intensificar com o aumento da circulação de pessoas e os impactos climáticos e ambientais, a necessidade de se fortalecer o SUS e o processo de desenvolvimento de uma vacina, entre outros assuntos.

Mourão e os Yanomami – Instituto Socioambiental
“Para cumprir suas promessas ao povo Yanomami e decisão da Justiça, o vice-presidente da República deve agir agora e retirar os garimpeiros da terra indígena”, escreve o Instituto Socioambiental em editorial.

Dilúvio de pesquisas sobre covid revela o melhor da ciência – Folha de S. Paulo
“Problema não é a quantidade, mas a politização e o descrédito de cientistas em governos com os de Bolsonaro e Trump”, escrevem Stevens Rehen, professor da UFRJ, e Marcelo Leite, colunista da Folha de S. Paulo.

Combate à covid-19 passa pela compreensão de como a ciência é feita – Folha de S. Paulo
Campanha convoca cientistas a escrever em espaços cedidos por colunistas. O artigo é escrito por Ana Paula Morales, editora da revista Ciência & Cultura, Estêvão Gamba, estatístico responsável pelo Ranking Universitário Folha (RUF), Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Natasha Felizi, diretora de divulgação científica do Instituto Serrapilheira, e Sabine Righetti, pesquisadora da Unicamp.

Testes rápidos ocultam quadro real da covid-19 na Terra Indígena Yanomami, diz rede de pesquisadores – Instituto Socioambiental
Considerados de baixa sensibilidade por cientistas, exames não ajudam a monitorar novos casos; Ministério da Defesa diz que pandemia está “controlada” em Terras Indígenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *