Menu

Educação, Saúde e Sociedade, edição 283

A Educação em Saúde em tempos de pandemia: tecnologias e novos sentidos no campo Bráulio Silva Chaves e Polyana Aparecida Valente – EXCLUSIVO
Hoje as tecnologias são aliadas importantes para que certos princípios conquistados pela Educação em Saúde estejam garantidos. Nessa aliança, cabe também um resgate: da tecnologia como produção social, fruto do trabalho e que deve ser apropriada coletivamente.

Tia, hoje tem merenda na escola? – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Após o Brasil ser atingido pela pandemia do COVID-19, que resultou na suspensão de aulas, milhares e crianças, que tinham na merenda escolar a única refeição do dia, ficaram em condições mais preocupantes.

Somos obrigados a obrigar o governo a não nos deixar morrer – Eloy Terena para Folha de S. Paulo
“Com saúde negligenciada pelo Executivo, povos indígenas acionam o Supremo”, escreve o assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)

Brasil entra em sua sexta onda de desinformação sobre a Covid-19 – Folha
De curas milagrosas a caixões vazios, picos de boatos acompanharam ritmo do avanço da doença no país.

Distritos mais pobres de SP têm mais infectados por coronavírus do que os ricos, diz estudo – Folha
Pesquisa mostra que incidência do vírus é 4,5 vezes maior em quem não completou o ensino fundamental.

Descoordenação política dificulta enfrentamento da pandemia no Brasil – Jornal da USP
Falta de padrão em testagem e tomadas de decisão desarticuladas comprometem o combate à covid-19 e enfraquecem decisões de flexibilização.

Desigualdade marca história das epidemias no Brasil – Jornal da Ciência
Historiadores mostram que, apesar de condições sociais ainda desafiadoras, o País chega à pandemia do coronavírus com uma vantagem em relação a cem anos atrás: um sistema público de saúde experiente e abrangente.

As diferenças entre fake news, pós-verdade, deepfakes e o papel da escola – Revista Escola
Estudiosa da disseminação de notícias falsas e manipulação da realidade na internet, Mariana Barbosa destaca a função da instituição escolar em formar pessoas conscientes de seu papel como propagadores de informações

Dificuldades durante a pandemia geram temores de abandono escolar – DW Brasil
Estima-se que milhões de alunos da rede pública estejam completamente sem acesso à internet e ao ensino. Além da quebra do vínculo com a escola, saúde mental de estudantes e professores é motivo de preocupação

Desinformação sobre coronavírus e como os cientistas podem ajudar a combatê-la – Nature, com tradução do Jornal da Ciência
Remédios falsos, mitos e notícias falsas sobre a covid-19 podem custar vidas. Reportagem da revista Nature mostra como alguns cientistas estão reagindo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *