Educação, Saúde e Sociedade, edição 273

Pandemia no pior cenário. E a educação? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Imaginando os piores cenários (ou, ao menos, realistas/pessimistas) para a pandemia do Covid-19, como fica a sociedade? Como fica a educação?

Educação em Ciências: uma resposta às fake news em tempos de pandemia – Deborah Cotta – EXCLUSIVO
Quando criança, minhas aulas de Ciências envolviam pesquisas, leitura e produção de textos sobre conhecimentos científicos. Fomos ensinados a encontrar, selecionar e apresentar dados conforme as demandas do trabalho…

O ciberespaço democratiza o conhecimento? – Natascha Stefania Carvalho De Ostos – EXCLUSIVO
No âmbito virtual desenvolvem-se movimentos políticos, efetuam-se transações financeiras, criam-se laços amorosos e de amizade […], mas, ao mesmo tempo, em inextricável conexão com o plano da realidade concreta.

Confinados por aqueles que confinamos – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Um aspecto da pandemia pouco explorado é o fato de estarmos confinados devido à forma equivocada como nos relacionamos e confinamos as outras espécies. Vivemos em uma casa comum, entretanto procedemos como se a nossa espécie fosse a única com direitos

Saudade da Escola – por Raquel Menezes Pacheco (para o Blog do Pensar a Educação)
O dicionário diz que saudade é um sentimento melancólico que acontece em razão do afastamento. Sinto saudade de quem estou afastada. Sinto saudade do que estou afastada. Sinto saudade até mesmo do que eu ia conhecer, mas não conheci porque já estava afastada.

Pesquisa revela dados sobre ‘fake news’ relacionadas à Covid-19 – Agência Fiocruz
Um recente estudo apontou as principais redes sociais propagadoras de notícias falsas sobre o novo coronavírus no Brasil.

Estado de dilación: política, cuerpo y educación en cuarentena – Eduardo Galak (para a Faculdade de Humanidades e Ciência da Educação)
Perspectivas históricas, pedagógicas y políticas de la educación.

Chefe da ONU pede maior proteção para crianças atingidas pela crise da COVID-19 – ONU
A iminente recessão global resultante da pandemia da COVID-19 poderia causar mais centenas de milhares de mortes de crianças neste ano, efetivamente revertendo ganhos recentes de diminuição da mortalidade infantil.

A luta em MG para se manter o distaciamento social – Entrevista com Denise Romano – SindUTE Minas
Como a educação se mobiliza para manter as orientações da OMS e manter o isolamento social.

O massacre do coronavírus – Fábio Mallart, Rafael Godoi, Ricardo Campello e Fábio Araújo (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus)
Nas prisões, a morte por doenças assume contornos de um massacre. Trata-se de espaços propícios às enfermidades infecciosas que atingem órgãos respiratórios.

Organizações se unem para garantir sistemas alimentares durante pandemia da COVID-19 – ONU
Onze organizações internacionais concordaram em unir esforços para ajudar os países da América Latina e do Caribe a proteger seus sistemas alimentares e a manter a agricultura e o comércio de alimentos durante a atual pandemia da COVID-19.

Presidente da CIDH: “Coronavírus pode ser desculpa para limitar ainda mais os direitos dos mais vulneráveis” – El Pais
Joel Hernández García, que preside a Comissão da OEA, explica EL PAÍS o teor de resolução aprovada sobre a pandemia na região. “É importante lembrar qual é o catálogo de direitos básicos”, argumenta.

ARTIGO: Coronavírus mostra a necessidade de uma saúde gratuita para todas as pessoas – agora – ONU
A diretora-executiva do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) faz um alerta: “três pessoas a cada segundo são levadas à extrema pobreza ao pagarem por serviços de saúde. Cobrar pelos serviços de saúde não prejudica apenas os diretamente afetados – coloca todos em risco”.

Uma janela para quatro mães na quarentena  – Gama
Histórias de mulheres que se aproximaram dos filhos e que encontraram caminhos para pequenas vitórias emocionais e familiares

Epidemia de coronavírus exige da sociedade maior atenção ao idoso – Agência FAPESP
Dos mais de 1,8 milhão de idosos da cidade de São Paulo, 16% e mais de 8 mil, por diferentes razões, não têm a quem pedir ajuda caso precisem.

Sem proteger crianças no isolamento, governos brincam de faz-de-conta – Ponte Jornalismo
Ideia de que é possível reproduzir em casa os espaços e práticas da educação infantil é ilusão.

Resposta ao coronavírus deve ser baseada na solidariedade humana, diz OIT a Banco Mundial e FMI – ONU
O chefe da Organização Internacional do Trabalho (OIT) instou o FMI e o Banco Mundial a concentrarem sua resposta à pandemia de COVID-19 na “ajuda imediata aos trabalhadores e às empresas, a fim de proteger suas atividades e seus meios de subsistência, especialmente nos setores mais afetados e nos países em desenvolvimento”.

Ciência e SUS sairão valorizados da crise, dizem especialistas – Jornal da Ciência
Saúde, educação e economia no pós-pandemia foram os temas do debate virtual promovido pela Coppe.

A pandemia de novo coronavírus e o Antropoceno – Fiocruz
O tráfego intenso das imagens de animais repovoando paisagens altamente humanizadas revela muito da ansiedade atual acerca das mudanças ecológicas que estão na base do Antropoceno.

Campanha do ONU-HABITAT aborda efeitos da pandemia de coronavírus nas cidades – ONU
A alta concentração de pessoas e atividades nas cidades contribuem para amplificar os riscos de transmissão de doenças infecciosas.

Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres discutem questões de gênero durante a quarentena – ONU
Nas próximas semanas, a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a ONU Mulheres reúnem-se para discutir questões de gênero durante a quarentena realizada por conta da pandemia da COVID-19.

Falta de água e de alimentos são desafios na prevenção do coronavírus na maior reserva indígena do Brasil – ONU
Profissional de saúde relata a vulnerabilidade crônica em que vivem mulheres, homens e crianças indígenas e como problemas históricos aumentam os riscos da pandemia do novo coronavírus.

UNICEF dá dicas para proteger crianças e adolescentes da violência em tempos de coronavírus – ONU
O UNICEF preparou cinco dicas para ajudar a proteger crianças e adolescentes durante a pandemia do coronavírus, seja em casa ou denunciando.

ARTIGO: Não permitam que crianças sejam as vítimas ocultas da pandemia da COVID-19 – ONU
É nossa responsabilidade prevenir o sofrimento, salvar vidas e proteger a saúde de cada criança e cada adolescente.

Uso de máscara não dispensa isolamento social e higienização – APUBH
Cuidados devem ser redobrados ao sair de casa, recomenda professor da UFMG; estudante ensina a confeccionar a peça.

Autonomia não se confunde com teimosia! Discriminação por idade em tempos de COVID-19 – Jane Felipe Beltrão (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus)
O idadismo chega a nós por intermédio de brincadeiras e piadas e mesmo de “encarnação”, como dizemos nós, as/os paraenses, – ações que hoje se conhece pelo anglicismo bullyings – e, nós mesmos, discriminadas/os pelas expressões desrespeitosas, não nos damos conta do racismo recreativo, como ensina, Adilson Moreira (2019).

Reflexões sobre saúde mental em tempos de pandemia – APUBH
A professora Teresa Kurimoto, da Escola de Enfermagem da UFMG, reflete sobre como a saúde psíquica e emocional das pessoas pode ser afetada pelo enfrentamento à Covid-19.

Covid-19: principais medidas para evitar o contágio – APUBH
Professor da Faculdade de Medicina da UFMG alerta que o uso de máscaras não dispensa o distanciamento social e a higienização das mãos.

Cuidados com crianças em casa – APUBH
Crianças são imprevisíveis e na quarentena os riscos de acidentes só aumentam.

A segurança em saúde e a Covid-19 – Agência Bori
Segurança sanitária quer dizer que o país não pode ficar refém de importações. Significa a capacidade de produzir dentro do país os bens e serviços de saúde que atendam às necessidades de sua população.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *