Educação, Saúde e Sociedade, edição 279

O tempo da vida e o tempo do capital – Natascha Stefania Carvalho De Ostos – EXCLUSIVO
Não é de se estranhar que em tempos de Covid-19, e diante da constatação de que o vírus é mais perigoso para os idosos, ouçamos propostas que defendem diversos graus de “sacrifício” dos mais velhos em prol da sociedade dita produtiva.

Pandemônio na República Federativa do Brasil – Eugênio Magno EXCLUSIVO
São tempos difíceis que precisam ser enfrentados com mais inteligência e disposição cooperativa, patriótica também; mas, sobretudo, humanitária.

Coronavírus joga sal sobre a ferida da desigualdade e aumenta a diferença econômica – El País
Epidemia de peste negra do século XIV, que deixou dezenas de milhões de mortos, passou à história como um período redistributivo. O padrão não se repetirá com a covid-19

Uma nova humanidade – Ailton Krenak para Ecoa
Para líder indígena, Ailton Krenak, esperança de futuro melhor está na entrega ao presente, na disposição de viver o agora

Covid-19 pode contaminar 40% dos Yanomami cercados pelo garimpo ilegal – Instituto Socioambiental
Lideranças do Povo Yanomami lançam campanha pela retirada urgente de 20 mil garimpeiros ilegais de seu território e assim evitar que espalhem a doença pelas aldeias

Campanha nacional alerta para risco de aumento do trabalho infantil diante dos impactos da pandemia – ONU Brasil
Começa nesta quarta-feira (3) a campanha nacional contra o trabalho infantil, realizada por Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)

Pandemia de covid-19 expõe abandono do Estado com quilombos – Instituto Socioambiental
Em todo o País, são 53 quilombolas mortos pela covid-19; doença atinge com maior intensidade quilombos da Região Norte e lideranças reclamam da falta de testes

Retomada econômica ignora mães que precisam ir ao trabalho e não terão escolas para deixar os filhos – El País
Planos de Governos e empresas não contemplam rotina de mulheres que temem desemprego enquanto buscam solução para voltar ao trabalho presencial com escolas fechadas

A pandemia expõe de forma escancarada a desigualdade social – Mônica Dias Martins (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavirus)
As maiores vítimas da COVID-19 são, inegavelmente, os trabalhadores temporários e sub-remunerados, os que vivem de atividades informais e os desempregados, por habitarem as áreas mais precárias das grandes cidades brasileiras.

Como pensar a velhice em tempos de coronavírus – Simone Dourado (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavirus)
Esses dias, como estudiosa do processo de envelhecimento, me dei conta de como as inúmeras notícias sobre a pandemia de coronavírus provocaram reflexões sobre as visões que construímos da velhice.

Como apoiar o início da vida em tempos de morte? Pensando sobre o ofício das doulas durante a pandemia – Giovana Acacia Tempesta (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavirus)
A pandemia de Covid-19 tem suscitado ou acentuado relevantes reflexões em torno do tipo de apoio oferecido à mulher gestante e puérpera.

Crise do neoliberalismo, desigualdades e lutas sociais: notas sobre o futuro pós-pandemia a partir de Gramsci e Mathiez – Edna Aparecida da Silva (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavirus)
Nada será como antes, amanhã. Essa expectativa tem sido lugar comum nas análises da pandemia do COVID19, que observam um potencial disruptivo na crise sanitária, agravada pelo seu desdobramento global em crise econômica e social.

Corona Repórter, o robô jornalista – TV UFMG
O Corona Repórter é um robô que divulga informações de órgãos governamentais em tempo real sobre a pandemia no Brasil, pelo Twitter. Fruto da parceria entre a UFMG e a USP, o robô atualiza o número de casos e de mortes por Covid-19 em formato de notícia.

Que desenvolvimento queremos? – Abraham Benzaquen Sicsu (para o Jornal da Ciência)
A pergunta que me faço é como, num mundo de tantos avanços, de um domínio crescente sobre o universo, as desigualdades são gritantes e seres humanos vivem em condições sub-humanas?

Planejamento regional é estratégico para o enfrentamento da Covid-19 – ABRASCO
Rede de pesquisadores da saúde coletiva, com coordenação de Ana Luiza Viana, emite nota técnica.

Líderes que promovem cooperação ajudam a superar pandemias – Agência FAPESP
Entre os resultados de uma pesquisa internacional, os autores apontam as vantagens de ter líderes que promovam a cooperação entre as pessoas e a adesão às novas normas, da difusão de mensagens que tragam um senso de propósito comum entre a população e da diminuição da polarização política.

Pensando a Pandemia à luz da Antropologia e da Sociologia das Emoções – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção
Suplemento Especial da Revista traz artigos e ensaios de pesquisadores das regiões Norte e Nordeste do País sobre a pandemia de coronavírus.

Após três meses de pandemia, governo anuncia centros de referência a Covid-19 em favelas – Folha
Espaços, que devem ser instalados pelos municípios, poderão receber financiamento federal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *