Educação pelo Brasil n.98

Projeto mobiliza comunidades escolar e acadêmica a encontrar novas maneiras de pensar o Brasil por meio da Educação – FAPEMIG

“Pensar a educação, pensar o Brasil” tornou-se um grande projeto de comunicação pública, ao pro-mover amplos debates embasados em pesquisa. Para tal, a iniciativa desenvolve sete distintas vertentes de ação: um portal eletrônico, um jornal, uma pesquisa, um programa de rádio, uma coleção, um seminário e uma revista. A matéria completa se encontra a partir da página 42 , edição 62 da Revista Minas faz Ciência.

SP vai transferir mais de 1 milhão de alunos para dividir escolas por séries –Jornal Folha de S. Paulo

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu dividir os colégios estaduais de São Paulo por ciclos de ensino, em um plano que vai fazer até metade dos alunos da rede paulista mudar de escola já a partir do ano que vem. 

Resgate da cultura indígena – Portal UOL Educação

O Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas busca formar pesquisadores indígenas e não indígenas, além de criar arquivos digitais e centros de documentação em aldeias e no Museu.

Professores em greve ocupam andar do Ministério da Educação – Portal EBC Agência Brasil

Professores federais em greve e estudantes ocuparam hoje (24) o andar do gabinete do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, no prédio do ministério. Eles pediam uma reunião com o ministro, para discutir as reivindicações da categoria.

Uso de internet pelo celular cresce entre estudantes e professores, diz pesquisa– Portal EBC Agência Brasil

A  proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual chega a 79% e em colégios particulares, 84%.

Com pouca atratividade, jovens fogem da carreira de professor em BH – Jornal Hoje em Dia

Desvalorização da categoria, baixos salários, violência em sala de aula. Essa realidade, comum em todo país para os profissionais da educação, tem desestimulado o interesse pela carreira. Segundo o Ministério da Educação, o déficit de professores nos níveis fundamental e médio chega a 170 mil docentes.

Governo suspende novas vagas do Ciência sem Fronteiras – Jornal O Estado de S. Paulo

O governo federal admitiu publicamente nessa terça-feira (22/9) que suspendeu, por tempo indeterminado, a abertura de vagas para o Ciência sem Fronteiras (CsF), uma das principais bandeiras da presidente Dilma Rousseff.

MEC vai premiar escolas que enfrentam desigualdades sociais – Portal da UNDIME

O Ministério da Educação lançou nesta quarta-feira (23) um concurso que vai premiar as escolas que tenham experiências de sucesso no enfrentamento das desigualdades sociais de crianças e adolescentes.

Seminário em Minas abre debate sobre a Base Nacional Comum – Portal da UNDIME

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove nesta quinta-feira, 24, e na sexta 25, o Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular, com o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação.

Após acordo judicial, termina ocupação de estudantes na Reitoria da Ufrgs – Jornal Correio do Povo

A Justiça Federal em Porto Alegre mediou acordo de conciliação que encerrou, de forma pacífica, a ocupação de alunos no saguão do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Com o movimento, que se iniciou no dia 11, o grupo buscou melhorias na assistência estudantil e nas Casas de Estudantes.

Estudos ministeriais apontam caminhos para o Pronatec – Revista Gestão Universitária

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta quinta-feira, 24, em reunião aberta, estudos elaborados pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Fazenda sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

‘Não é uma perda’, diz Janine Ribeiro sobre alteração do Comitê de Gênero – Portal G1

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta quinta-feira (24) que decidiu modificar o nome do Comitê de Gênero para reunir, em um só comitê, os trabalhos dentro do Ministério da Educação relacionados ao combate ao preconceito, ao ódio e à intolerância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *