Educação pelo Brasil n.80

Pátria Educadora é plano da presidente, diz Mangabeira – Jornal O Globo

A ausência do ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) nos debates em torno do plano da “Pátria Educadora” foi criticada por entidades e especialistas durante a reunião convocada pelo governo para debater a proposta.

Violência da PM deixa mais de 200 feridos no Paraná – Carta Capital

A repressão da Polícia Militar do Paraná aos manifestantes que faziam ato nesta quarta-feira 29 no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, em Curitiba, deixou ao menos 200 feridos, segundo o jornal Gazeta do Povo, sendo ao menos oito deles em estado grave.

Professores interditam rodovias em protestos no interior de SP – Jornal O Estado de São Paulo

Em greve há mais de 40 dias, os docentes querem reajuste de 75% e melhores condições de trabalho.

Ministro defende o bom uso de recursos públicos para educação – Revista Gestão Universitária“

Nós temos um caminho a seguir, o Plano Nacional de Educação (PNE), que foi amplamente discutido no Congresso Nacional e sancionado sem vetos pela presidenta”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE) e coordenadores dos fóruns estaduais e distrital de educação, nesta quarta-feira, 29, em Brasília.

MEC alerta estados e municípios para elaboração dos planos de educação no prazo – Portal JC Notícias

Estados e municípios têm prazo de apenas um mês para elaborar seus planos de educação, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC), aprovado em junho de 2014. No entanto, até fevereiro deste ano, apenas 55 dos 5.570 municípios brasileiros tinham finalizado o plano, bem como três das 27 unidades federativas.

CCJ da Câmara aprova acesso a notas para todos os vestibulandos – Portal G1

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28), em caráter conclusivo, projeto de lei que concede a todos os vestibulandos – inclusive os reprovados no processo seletivo – acesso à classificação e às notas nas provas.

Ji-Paraná: Município é referência nacional em Educação – Portal SGC (RO)

A ênfase na formação é uma das medidas que levou à melhoria da aprendizagem dos alunos do município, que hoje tem o melhor Ideb do Estado, de 6,3 – desempenho seria a meta municipal para 2021 e supera o 5,1 de Rondônia.

Paralisação na capital: Sindicato estima que 85% das escolas e Cmeis devem fechar; Segundo presidente, meritocracia é prejudicial à Educação – Jornal Conexão Tocantins

A Educação no Tocantins está numa semana de mobilização e paralisação aderindo à orientação da Confederação Nacional da Educação. 

Professores cogitam greve após protesto sem retorno de secretários – Jornal Correio do Povo (RS)

Cpers pede que governo gaúcho pressione o Congresso Nacional para liberação de royalties do petróleo.

Educação é alternativa à redução da maioridade penal, diz Antonieta – Portal Campo Grande News

A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) ocupou a tribuna na manhã desta quarta-feira para expor seu posicionamento contrário à proposta de redução da maioridade penal que tramita no Congresso.

UFMG na lista das 100 melhores do mundo – Jornal Hoje em Dia

Os rankings tomam por base índices de citações de pesquisas, além de estudos de reputação entre empregadores e acadêmicos. O trabalho é realizado pelo QS desde 2011.

MEC lamenta fatos ocorridos nos últimos dias em Curitiba – Portal MEC

O Ministério da Educação lamenta os fatos ocorridos recentemente em Curitiba e reitera a convicção de que o diálogo é o caminho para solucionar os conflitos.

Nota de Repúdio da ANPEd – A democracia ferida no Paraná – Notícias ANPED

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem a público expressar o seu repúdio ao Governo do Estado do Paraná que lançou tropas da Polícia Militar sobre manifestantes contrários à política do governo daquele estado. 

Plano é para ‘sacudir a mediocridade’ na educação, diz Mangabeira – Folha de São Paulo

O ministro participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), por cerca de três horas. Mangabeira indicou o que o seu ministério está fazendo para pôr em prática o lema do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, Pátria Educadora.

Do lixão ao doutorado: “Eu era um ser invisível”, diz ex-catador de reciclagem – Último Segundo

Dorival Gonçalves dos Santos, de 32 anos, passou quase um terço da vida recolhendo lixo para sobreviver e agora está prestes a concluir o doutorado em uma universidade pública

Governo do DF proíbe que professores falem com a imprensa sem autorização –Portal UOL

A SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal) lançou uma circular (carta destinada a setores internos) proibindo que professores, diretores e funcionários públicos deem entrevistas para a imprensa sem a autorização expressa da Assessoria de Comunicação do Órgão. A ordem, que foi publicada no dia 23 de abril, também proíbe o acesso da imprensa a escolar sem autorização prévia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *