Educação pelo Brasil n.79

Seminário Anual do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 discute a formação de professores. 

No dia 30 de abril, quinta-feira, para dar continuidade ao tema de 2015 “Das escolas normais à pós-graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil”, a pesquisadora e professora emérita da UFMG e atualmente professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto, Eliane Marta Lopes, trará a conferência intitulada Eu,Escola Normal. O seminário acontece a partir das 19h, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, no Campus Pampulha. Outras opções para acompanhar o seminário serão a transmissão pela rádio Web FaE, acessando o link a seguir e seguindo às instruções descritas na página: http://www.radio.fae.ufmg.br/ ou, ainda, a transmissão ao vivo por áudio e vídeo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022: www.youtube/PensarEdu. A entrada é gratuita e a participação dará direito a certificado. Clique aqui e veja a programação completa.

Educadores no debate – Boletim UFMG

“O boletim é a ação mais recente. Vai ao ar toda sexta-feira à tarde em nosso site, contemplando a divulgação científica na área de educação. É também um espaço de disputa de opiniões repercutido por vários órgãos de pesquisa e publicações do país. Embora tenha começado na UFMG, o projeto ultrapassa as fronteiras da Universidade”, destaca Luciano Mendes.

Universidade de São Paulo diz não às cotas raciais – Carta Capital

Enquanto todas as universidades federais e 30 das 38 estaduais aderem à reserva de vagas, a Universidade de São Paulo fala em “meritocracia”

Mudança tímida – Carta Fundamental

O que mudou dentro das escolas desde que o velho quadro-negro passou a dividir espaço com lousas digitais, tablets e salas 3D, entre outras invenções? Não muito, responde o documentário brasileiro Do Giz ao Tablet.

Universidade de São Paulo diz não às cotas raciais – Carta Capital

Enquanto todas as universidades federais e 30 das 38 estaduais aderem à reserva de vagas, a Universidade de São Paulo fala em “meritocracia”

Os desafios do novo ministro da Educação – Carta Capital

Competências desejáveis incluem conhecimento da conjuntura política, compromisso com o ensino público e atuação que vise às políticas de implementação mais rápidas do PNE e da aplicação dos 10% do PIB.

Pela primeira vez, Choque é convocado em manifestação de professores – Carta Capital

Professores estaduais de São Paulo decidem permanecer em greve após nova assembleia na avenida Paulista.

Saiba como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinas – Portal Geledés

A escola funciona há dez anos como um projeto experimental na rede municipal de São Paulo e foi inspirada na Escola da Ponte, do educador português José Pacheco. Entre os principais objetivos desse modelo pedagógico estão o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos e a troca de saberes.

Professores aprendem mais para evoluir no ensino de matemática – Portal MEC

Curioso para aprender mais sobre teoria e prática e tornar-se melhor professor em sala de aula, Júlio Cezar Marinho da Fonseca tinha a distância como a grande dificuldade.

Livros de Simon Schwartzman radiografam o Brasil contemporâneo – Jornal da UNICAMP

Ao longo de pelo menos quatro décadas, o sociólogo e cientista político mineiro Simon Schwartzman tem se dedicado ao estudo de temáticas fundamentais para compreender o Brasil atual. 

Sou professora. Estou em greve. E explico o porquê – farofafa/Carta Capital

Tem muita gente exigindo uma postura firme do sindicato, da presidente, dos partidos. Tem gente cantando “o professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo” nas Assembleias. Tem gente discutindo a importância de uma escola pública de qualidade. Por isso, dessa vez estou acreditando firmemente que “não tem arrego”.

Justiça suspende lei que obrigava escolas de Florianópolis a terem bíblia – Portal IG Educação

A Justiça suspendeu liminarmente a lei municipal que obriga escolas das redes pública e privada de Florianópolis a manterem uma Bíblia em “local de destaque”. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou a lei inconstitucional.

Servidor da UEPB se torna primeiro vigilante com título de doutor na Paraíba –Portal Correio

Conciliando trabalho e estudo, José Itamar enveredou pelos caminhos da cultura popular para realizar o sonho de se tornar o primeiro doutor vigilante da Paraíba, seguindo uma trajetória que não foi fácil e lhe custou sacrifício e muita dedicação.

Após reunião sem acordo, docentes tentam invadir Secretaria de Educação (São Paulo) – Portal UOL Notícias

Após reunião com a Secretaria de Educação na manhã desta quinta-feira (23), professores da rede estadual de São Paulo tentaram invadir o prédio da pasta, na praça da República, região central da capital paulista.

Professores defendem maior formação para educação de qualidade, mostra estudo – Portal EBC Agência Brasil

Uma pesquisa inédita da Fundação Lemann em parceria com a Instituto Paulo Montenegro e o Ibope Inteligência mostra que os professores consideram positivas as avaliações externas e defendem a formação para melhorar o trabalho em sala de aula.

Ministro quer integrar sistemas de acesso ao ensino superior – Portal EBC Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, quer integrar os sistemas de acesso ao ensino superior. Segundo ele, a pasta pretende facilitar a inscrição do aluno aproveitando os dados inseridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os programas de acesso à universidade.

Aplicativo que conecta pais e professores chega ao Brasil – Jornal Tribuna da Bahia

Usado por cerca de 1 milhão de professores e 17 milhões de pais e alunos somente nos Estados Unidos, Remind chega ao Brasil graças à iniciativa da Fundação Lemann, que lança a versão em português do aplicativo.

Plantão Gramatical vai na contramão da internet e tira 100 dúvidas por dia via telefone – Jornal Tribuna do Ceará

Mesmo com a facilidade de busca via Google, alguns preferem serviços mais à moda antiga. Com 35 anos de atuação, o Plantão Gramatical segue em alta em Fortaleza.

USP recebeu 16 denúncias de abusos nos trotes universitários este ano – Portal G1

A Universidade de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (23) um balanço do sistema de denúncias de abusos em trotes (Dique Trote) que funcionou por 30 dias na época das matrículas dos calouros, em fevereiro, e início das aulas, em março.

MEC descarta mudanças na contratação de professores – Revista Gestão Universitária

O Ministério da Educação (MEC) descarta mudanças na forma de contratação dos professores das universidades federais. A seleção de docentes será mantida por meio de concurso público.

Trabalhadores da Educação param e 55 mil alunos ficam sem aulas – Jornal Gazeta de Alagoas

Os professores da rede municipal de ensino de Maceió decidiram, na manhã de ontem, deflagrar greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 13,01%, mais transparência nas negociações e repudiam a aprovação do Projeto de Lei 4330 – que regulamenta a atividade de terceirização.

Cresce o número de calouros da USP oriundos de escolas públicas – Portal G1

A Universidade de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (22), que o número de ingressantes oriundos de escolas públicas na USP cresceu 8% em relação a 2014, passando de 32,3% para 35,1%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *