Educação pelo Brasil n.69

Pré-vestibular gratuito da UFMG abre processo seletivo para 2015 – Notícias UFMG

Com questões dissertativas e de múltipla escolha, a prova abrangerá conteúdos de química, física, geografia, história, biologia, matemática e português. Os candidatos com melhor pontuação serão convocados para matrícula.

Quando o ensino público é exemplo de qualidade – Por Marina Lopes – Portal Porvir

Dividida em cinco episódios, a série percorre oito escolas brasileiras para mostrar histórias de quem está fazendo a diferença no ensino público, apresentando experiências realizadas nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sobe número de alunos que mudam para escola pública – Folha de São Paulo

Além de razões econômicas, há quem mude para a rede estadual para entrar em programas como o ProUni, que oferece bolsas em universidades privadas para alunos de baixa renda. Para ser selecionado, é preciso ou ter estudado em escola pública ou em privada com bolsa integral.

Escolas precisam adaptar-se a novos tempos, adverte Cristovam – Agência Senado

Na opinião do senador, os professores precisam aprender a lidar com a tecnologia da informação e com os alunos, que chegam á escola com uma mentalidade diferente da dos alunos do passado.

Paim: 40% dos estudantes de ensino superior usam ProUni ou Fies – Agência Brasil

“São estudantes que têm perfil de baixa renda. Temos um bom desempenho desses estudantes. No ProUni, muitas vezes o desempenho supera o de quem não é cotista do programa. No Fies, temos o desafio de melhorar esse desempenho e fazer com que as pessoas tenham um desempenho também nessa direção”, disse o ministro.

Sistema norteará escolas ao controle dos livros didáticos – Diário do Amapá

O Siscort foi criado para compartilhar documentos e informações sobre o Programa Nacional do Livro Didático e, também, facilitar, registrar e controlar o remanejamento dos livros adquiridos e distribuídos em todas as escolas públicas de ensino fundamental.

Estudantes começam a ‘tomar gosto’ pela política em visita à Câmara – Diário de Cuiabá

Estudantes entre 10 e 15 anos das escolas públicas de Mato Grosso começaram a ‘tomar gosto’ pela política bem cedo. Eles participam do Programa Jovem Cidadão – Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa e formaram suas convicções após visita à Câmara dos Deputados e o Senado Federal. 

Estudantes protestam em frente à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo – Jornal O Popular

Cerca de dez estudantes estão acorrentados, na manhã desta quinta-feira (4), em uma grade em frente à Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), no Setor Leste Universitário em Goiânia. Os jovens levaram uma proposta de passe livre estudantil e dizem que não sairão do local enquanto não forem recebidos pela diretoria do órgão.

Universidade do Estado do Amazonas lança novo programa de ensino e revista institucional – Portal Amazonas Notícias
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inova ao implantar o Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab Amazonas), que cria Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para que alunos e professores possam ter acesso aos conteúdos e materiais didáticos por meio de tablets, computadores e smartphones.

Ensino a distância dispara e amplia o leque de cursos – Por Flávia Foreque –Folha de São Paulo

“É uma tendência mundial e irreversível. As empresas também estão investindo em treinamento a distância, em cursos corporativos”, diz Ivete Palange, consultora da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *