Educação pelo Brasil n.159

Brasil recebe centenas de recomendações para combater violações aos direitos humanos – Nações Unidas no Brasil 

A Malásia sugeriu que seja assegurado um financiamento adequado para a implementação do Plano Nacional de Educação, bem como a elaboração de relatório sobre a sua implementação “para melhorar a transparência e a responsabilização”. 

Para especialistas, professores devem adotar a pesquisa como princípio pedagógico -Jornal da Ciência 

Os debatedores defenderam a valorização e, também, maior participação dos professores nos processos de definição de políticas educacionais. 

“Se fosse brasileiro, estaria indignado com a situação da educação”– Carta Educação 

António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa, comenta a reforma curricular do Ensino Médio brasileiro e aponta novos modelos de formação docente 

Ano letivo ainda não começou para mais de 900 estudantes de São Luís – Rádio Agência Nacional 

O início do ano letivo estava programado para começar em 15 de janeiro, foi adiado para fevereiro, e até agora os alunos estão sem data para retomar os estudos. 

Governo capacita 250 educadores para atuar na erradicação do analfabetismo – Voz do Norte 

Governador Tião Viana: “Só construímos uma nova sociedade quando concedemos às pessoas o direito ao conhecimento. E aqui está o maior desafio que já tivemos na história do Acre: sermos o primeiro estado brasileiro a zerar o analfabetismo.” 

Enem bate marca de 2 milhões de inscritos – Agência Brasil 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu a marca dos 2 milhões de inscritos. Segundo o boletim de inscrições divulgados na manhã de hoje (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame já conta com 2.193.707 inscritos. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Enem, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 19 de maio. A expectativa é que cerca de 7 milhões se inscrevam para as provas

Portaria garante direito de amamentação em instituições federais de ensino – Gazeta do Oeste 

Regra determina que mãe tem direito de amamentar em áreas comuns das instituições. Se houver instalação voltada para amamentação, lactante pode escolher onde prefere amamentar.

Uso da tecnologia facilita engajamento de alunos com deficiência – Porvir
Além de ampliar a autonomia de estudantes, ferramentas digitais podem ser aliadas para transformar práticas e criar ambientes inclusivos.

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