Educação pelo Brasil n.143

“Aqueles que votarem contra a educação estarão com suas mãos sujas por 20 anos” – Centro de Referência em Educação Integral

A irracionalidade dita pelo governo Temer foi a expansão das universidades federais como nunca aconteceu no Brasil, a expansão dos institutos federais de educação técnica, a expansão de creches e pré-escola – ou seja, a constituição do Fundeb.  A PEC 55, na realidade, vai fazer com que o direito à educação seja secundarizado no Brasil”, resume Daniel Cara. 

Conselho Universitário manifesta-se contra a PEC 241 – Universidade Federal de São Carlos

O Conselho manifesta repúdio à medida que pretende congelar investimentos em Educação, Saúde e outras políticas sociais por 20 anos, institucionalizando um ajuste fiscal permanente que que retira da sociedade e do Parlamento a prerrogativa de moldar o orçamento destinado a essas áreas e, sobretudo, representa um grande perigo para a educação pública, gratuita e de qualidade, bem como para o direito de toda cidadã e todo cidadão ao acesso integral, universal e gratuito a serviços de Saúde. 

 

Educação: falar menos e fazer mais – Isaac Roitman – Correio Braziliense – DF

O reconhecimento da importância do papel da educação na sociedade tem mobilizado os governos de quase todos os países do mundo no sentido de implementar políticas para o seu desenvolvimento. No Brasil, infelizmente, não avançamos na conquista de uma educação de boa qualidade para todos.

MEC adia Enem de mais de 191 mil estudantes para os dias 3 e 4 de dezembro – Agência Brasil

A prova aplicada em dezembro terá o mesmo modelo e nível de dificuldade do Enem deste fim de semana, segundo o Inep, mas com questões diferentes. 

MEC aciona AGU contra pedido de procurador para suspender Enem – Jornal O Globo

Pasta critica ação de MPF, que argumenta que não pode haver duas redações 

 

Protesto, silêncio e deboche. O que a CPI da Merenda mostrou até agora – Jornal NEXO

Deputados paulistas vão completar três meses de investigações sobre as denúncias de desvios em contratos firmados pelo governo Alckmin, mas pouca informação nova saiu dali 

 

A terra como matéria-prima do brincar – Carta Educação 

Piorski alerta que é preciso ter cuidado com o discurso de que a criança não brinca mais, tão instituído nos dias atuais, pois este impossibilita que vejamos as vontades e linguagens da criança que se manifestam todos os dias e de formas diversas. 

“A arte ajuda a criar um ensino ativo”, diz arte-educadora pioneira – Zero Hora Educação

Em entrevista, professora Ana Mae Barbosa critica os planos do governo federal de retirar a obrigatoriedade do ensino de arte do currículo escolar 

 

MEC adia prazo e estudantes terão até 15 de dezembro para renovar Fies –  Ultimo segundo Educação

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies)

Ameaças, ofensas e sindicâncias – Pública – Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo

Quatro professoras perseguidas por palavras e atividades nas escolas dão seu depoimento à Pública. 

  

Bancada do PSOL articula resistência contra projeto de ‘escola sem partido’ – Jornal O Globo

A acirrada disputa entre PRB e PSOL na eleição para a prefeitura do Rio se estenderá para a Câmara de Vereadores, e a primeira batalha promete ser em torno da ideia de “escola sem partido”. 

A reforma do ensino médio e os desafios dessa etapa – Jornal Gazeta do Povo 

A medida provisória proposta recentemente pelo governo federal é mais um esforço para melhorar o desenho da derradeira etapa da formação básica do cidadão brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *