Educação pelo Brasil n.140

Docentes da Uerj explicam em animação impactos da PEC 241 na educação – Portal Desacato 

Assista à animação produzida pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro sobre como seria o Brasil com a medida que restringe os investimentos em ensino público. 

Instituição do Dia Nacional da Defesa da Liberdade na Educação– Anped Notícias

O Deputado Uczai justificou a proposta de instituição do Dia Nacional de Defesa da Liberdade na Educação por considerar a “crescente ameaça obscurantista na educação promovida por movimentos conservadores, que buscam cercear liberdades fundamentais de professores e estudantes” 

PEC do teto faz estudantes ocuparem 94 escolas no País, diz Ubes – Tribuna da Bahia

Segundo balanço divulgado pelos secundaristas, o Estado com o maior número de escolas ocupadas é o Paraná, com 74 unidades em 18 municípios. 

Sejam tradicionais ou tecnológicas, brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil – Zero Hora Educação

E se o momento de brincar também for em família, melhor ainda. 

 

Inep divulga cartilha com dicas para ajudar estudantes na redação do Enem – Agência Brasil

Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 explica as competências avaliadas, os critérios adotados para as correções e traz redações de estudantes que tiraram nota máxima em edições anteriores do exame, com comentários. 

Pré-análise das obras do PNLD 2018 tem resultado publicado – Correio Braziliense

Os livros selecionados são das áreas de arte, biologia, filosofia, física, química, sociologia, geografia, história, matemática, língua portuguesa e língua estrangeira 

  

Sob o olhar infantil: A importância dos museus no processo de desenvolvimento – Diário do Nordeste 

É importante saber ouvi-las, dialogar com elas, interagir, fazer a mediação entre elas e as obras de arte, além de ter bom senso, compreender os níveis de interação que elas são capazes de operar e a qual devemos expô-las. 

Renan convoca sessão do Congresso para votar crédito para o Fies – O Povo Online

O governo Temer já atrasou três meses de repasses para as instituições de ensino superior cadastradas no programa, o que tem inviabilizado o funcionamento das universidades e a manutenção de estudantes que utilizam o financiamento público para cursar o nível superior.  

Luta pelo ensino de qualidade supera medo e cansaço – Correio da Paraíba 

Cansaço, medo de violência e incertezas. Os problemas enfrentados pelos alunos do ensino médio que estudam em Campina Grande, mas moram nas cidades vizinhas, são diversos, de acordo com a diretora da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida, o Estadual da Prata, maior escola pública da cidade. 

 

Segurança SC: alunos de Lages participam de oficina de Jornalismo – Diário Catarinense

A atividade foi desenvolvida com as turmas do 6º e 7º ano do turno vespertino. Enquanto os estudantes mais velhos assistiam a uma palestra sobre o tema principal com o repórter policial do DC, Ânderson Silva, os mais novos anotavam todos os detalhes em bloquinhos, como verdadeiros jornalistas. 

Governo perde nos primeiros pedidos de reintegração e escolas ocupadas no PR chegam a 143 – Gazeta do Povo

A juíza Heloísa da Silva Krol Milak, da 2ª Vara da Fazenda Pública, afirmou que não houve perda de posse no caso dos colégios localizados nos Campos Gerais, já que os manifestantes permitem a entrada de alunos e da comunidade aos locais ocupados. 

PEC condena país a “atraso intelectual de 20 anos”, diz cientista da USP – Notícias UOL

“Quando você não investe nas universidades em 20 anos está condenando o país a um atraso intelectual muito grande em relação ao resto do mundo. Todo brasileiro deve ficar muito preocupado com esta questão”. 

Quem pode paga, quem não pode não faz universidade, diz deputado Marquezelli – Rede Brasil Atual

Entrevistado antes de votação da PEC 241, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) diz: “Meus filhos vão pagar. Quem não tem (dinheiro), não faz. Vai estudar na USP”.

 

UFMG avalia possíveis impactos da PEC 241 – Notícias UFMG

“Ao estabelecer que, qualquer que seja o crescimento da economia e das receitas fiscais, as despesas primárias ficarão limitadas à correção pela inflação, a proposta compromete a possibilidade de crescimento dos gastos em todas as áreas, em especial as áreas sociais”, analisa o reitor Jaime Arturo Ramírez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *