Educação pelo Brasil n.110

Lançamento dos livros publicados em 2015 –  Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil 

No dia 19 de dezembro, a Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade recebe o lançamento de 7 publicações do Pensar a Educação Pensar o Brasil, que encerra suas atividades de 2015 com novos títulos em sua coleção de livros. 

Justiça Federal libera R$ 30,9 milhões para pagamento de dívidas da Ulbra com FGTS – SINPRO/RS

Acordo entre Ulbra e CEF desbloqueia recursos para pagamento do Fundo de Garantia em atraso dos professores e funcionários da instituição em todo o país.

Sistema Nacional de Educação avança na Câmara dos Deputados – Portal UOL Educação

O relator Glauber Braga (PSOL-RJ) apresentou, na Câmara dos Deputados, sua primeira proposta de Sistema Nacional de Educação (SNE). O SNE será o mecanismo capaz de fazer com que os governos federal, distrital, estaduais e municipais trabalhem juntos para universalizar a educação pública de qualidade no Brasil.

Reorganização escolar: “Nossa única resposta é ocupar e resistir” – Portal Carta na Educação
Presente na repressão no Paraná e em São Paulo, a presidente da Ubes, Camila Lanes, fala sobre as ocupações das escolas paulistas e a violência policial.

Comando anuncia para amanhã desocupação de escolas em São Paulo – Portal EBC Agência Brasil

Por meio de uma rede social, o comando das escolas ocupadas em São Paulo anunciou que, a partir de amanhã (18), ao meio-dia, as escolas começarão a ser desocupadas. Assembleias em cada unidade decidirão hoje (17) à tarde sobre a desocupação.

Justiça concede liminar contra reorganização escolar em São Paulo – Portal EBC Agência Brasil

A Justiça de São Paulo suspendeu o projeto de reorganização escolar do governo estadual para todo o ano de 2016. A liminar foi concedida pelo juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi da 5ª Vara de Fazenda Pública.

Novo diretor do Impa promete ampliar projeção da matemática brasileira – Portal EBC Agência Brasil

Com o desafio de aumentar o nível de excelência da instituição e difundir a matemática no país, tomou posse hoje (17), no Rio, o novo diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), professor Marcelo Viana.

Lula culpa colonizadores por ‘atrasos na educação do Brasil’ e gera polêmica em Portugal – Portal da BBC Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou polêmica em Portugal ao responsabilizar o período da colonização portuguesa, até 1822, pelos problemas do sistema educacional do Brasil.

Base Nacional Comum: MEC começa a avaliar sugestões apresentadas pela sociedade – Portal da Undime
O Ministério da Educação começa nesta terça-feira, 15, a fazer a análise das contribuições da sociedade para a Base Nacional Comum Curricular. Até a segunda-feira, 14, o sistema já registrava mais de 8,5 milhões de contribuições, e mais de 32 mil escolas e 190 mil indivíduos haviam se cadastrado para colaborar.

Projeto arrecada verba para conectar voluntários e alunos da rede pública – Portal G1
Estudantes cadastram pedidos e pessoas se voluntariam a atendê-los. Com crowdfunding, objetivo é expandir projeto para todo o Brasil.

Cresce o número de cursos livres online – Jornal Conexão Tocantins

O número de instituições que oferecem cursos e aulas online só cresce na internet brasileira. Até canais diversos no Youtube tentam esclarecer assuntos complicados ou novidades ao público, tudo sem cobrar nada.

Não se muda o País fechando escolas e reprimindo movimentos pacíficos, afirma Dilma – Revista Gestão Universitária
A presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante a abertura da 3ª Conferência Nacional de Juventude, nesta quarta-feira (16), que há muitas formas de mudar o Brasil, mas certamente fechar escolas e reprimir movimentos pacíficos com movimentos sociais não são caminhos válidos.

Estudantes ocupam mais duas escolas em Goiás e total chega a 14 – Jornal O Popular

Os alunos reunidos nas unidades educacionais e protestam contra as OSs na Educação, no Estado. A justiça indeferiu o pedido de reintegração de posse das unidades educacionais, que foi pedido pelo Governo, por entender que as manifestações não tiram a posse do Estado sobre as escolas.

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