Educação pelo Brasil, edição 293

72% dos educadores tiveram a saúde emocional abalada – Rádio EBC
Pesquisa online divulgada pela Nova Escola foi feita com profissionais da educação básica durante a pandemia.

Professores relatam experiências e desafios de aulas online durante pandemia – Carta Capital
Cenário adverso impôs necessidade de adaptação a docentes e alunos.

Justiça determina suspensão de atividades presenciais com servidores civis no Colégio Militar de Brasília – G1
Aulas foram retomadas na segunda-feira (21); interrupção vale para profissionais da área técnico-administrativa e professores. Cabe recurso; instituição afirma que vai cumprir ordem.

Reabertura das escolas em SP é um avanço, apoia associação de escolas particulares – Revista Educação
Prefeito anunciou liberação de atividades extracurriculares a partir de 7 de outubro

Nas garras da autocracia: interferência governamental na escolha de reitores e liberdade de cátedra – Carta Maior
Nomeia reitores que não foram vitoriosos em suas comunidades e que estabelecem laços de lealdade com determinado projeto de governo.

Rede Paulo Freire – Projeto Mandacaru
O Círculo de Educação do Projeto Mandacaru lançou a REDE PAULO FREIRE, uma articulação para produzir fluxos intensos entre escolas, famílias, movimentos sociais, governos, universidades e organizações da sociedade civil, para contribuirmos, com a Educação nos estados e territórios do Nordeste.

Paraná quer militarizar escolas públicas – Avaliação Educacional
O projeto propõe militarizar escolas em município que tenham mais de 10 mil habitantes, segundo o critério da existência de escolas em zonas de alta vulnerabilidade, ou seja, onde tenha escola que atenda as camadas menos favorecidas.

CNE divulga Parecer sobre as DCNs para Formação Continuada – Formação de Professores
O CNE divulgou, em sua página, o Parecer CNE/CP Nº 14/2020 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

Em guia, Ministério da Saúde recomenda escalonar horários de aula e intervalo em escolas – Carta Capital
O documento elenca ações como capacitação dos profissionais, avaliação caso a caso de alunos integrantes do grupo de risco, monitoramento da temperatura dos alunos e observância da distância mínima de 1 metro entre os estudantes dentro e fora de aula, inserindo marcações no chão.

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