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Educação pelo Brasil, edição 278

Projeto de lei do Future-se é encaminhado ao Congresso Nacional – G1
Governo não detalhou o texto do projeto de lei, que ainda deverá passar pelo Legislativo. Iniciativa do Ministério da Educação prevê parcerias de universidades públicas e organizações sociais.

Reitora destaca atuação da UFMG em pesquisa e divulgação durante pandemia – UFMG Notícias
Em seminário on-line, Sandra Goulart Almeida e seus pares da América Latina defenderam atenção a qualidade da educação e equidade de acesso.

Weintraub acumula polêmicas, e MEC segue ausente nas ações relacionadas ao coronavírus – Folha de São Paulo
Ministério não oferece estudos ou ferramentas para adaptação da educação na pandemia.

Leis estaduais obrigam escolas a reduzirem valor de mensalidades durante pandemia – RadioAgência Nacional
Mesmo com aulas suspensas, as mensalidades continuaram sendo cobradas normalmente.

Guia ensina professores a gravar aulas com celular para educação à distância – G1
Canal Futura criou vídeos com orientações rápidas, de especialistas em filmagem e de outros professores, que também servem para outros tipos de vídeo, como homenagens e ‘lives’. Há dicas de produção, edição, distribuição e de como ter boas ideias.

Frequência de alunos no ensino a distância de Doria não chega a 30% – Rede Brasil Atual
Levantamento da Apeoesp indica que acesso às atividades do EaD fica em torno de 24% a 27%. Para a deputada Professora Bebel, governo quer “ano letivo burocrático em detrimento de ano letivo pedagógico”.

Professores pedem apoio técnico e psicológico durante a quarentena – Porvir
Pesquisa do Instituto Península aponta que 88% dos professores nunca tinha dado aula à distância de forma remota e 83,4% não se sentem preparados.

Aulas remotas de Filosofia para secundas, vestibulandos e estagiários – GGN
As redes públicas de ensino da maior parte dos estados do Brasil, assim como de muitos países da América Latina e do mundo estão oferecendo aulas remotas e material didático para os alunos continuarem estudando no período de isolamento social.

MEC inicia capacitação de integrantes das Forças Armadas que atuarão nas escolas cívico-militares – Portal MEC
A previsão é que 216 escolas do Programa sejam implantadas até 2023.

“A escola não será a mesma após a pandemia”, diz presidente do Conselho Estadual da Educação – Diário do Nordeste
Ada Pimentel, a educadora que gerencia as atividades do colegiado normativo do Ceará, analisa como o período de disseminação do novo coronavírus irá afetar a Educação no Estado e o que deverá ser enfrentado no futuro

UFSCAR : 42% de alunos sem condições de ensino remoto – Avaliação Educacional
Pesquisa conduzida na UFSCAR campus Sorocaba mostra que 41,86% dos estudantes daquela região metropolitana não estão aptos para o trabalho remoto por problemas estruturais e psicopedagógicos.

CNPq divulga nota sobre mudanças no modelo de concessão de bolsas de mestrado e doutorado no País – CNPq
O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPGs), para um novo modelo de concessão majoritária por meio de Chamadas Públicas.

Projeto de Lei tenta regulamentar volta às aulas – Avaliação Educacional
PL 2949/2020 de Idilvan Alencar (PDT), apresentado hoje à Câmara dos Deputados, visa criar uma Estratégia para o Retorno às Aulas no âmbito do enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), envolvendo a participação da União, Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Especialistas apontam falhas graves em material de educação de MG  – R7
Professores e o sindicato dos trabalhadores únicos em educação, o Sind-UTE, afirmam que há diversas falhas nas apostilas e conteúdos educacionais oferecidos pelo Governo de Minas.

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