Educação pelo Brasil, edição 274

Parecer traz diretrizes para reorganização dos calendários escolares, para a realização das atividades pedagógicas não presenciais pós retorno da paralisação provocada pela COVID-19.

Conselho Nacional de Educação recomenda que aulas não presenciais contem como carga horária em tempos de pandemia – G1
Parecer da entidade cita risco de evasão e não descarta a possibilidade de a pandemia comprometer os anos letivos de 2021 e 2022.

Sem internet, estudantes de favelas não conseguem se preparar para o Enem – UOL
As dificuldades impostas pela exclusão digital se acentuaram desde o início da quarentena, quando as aulas presenciais foram suspensas.

STF declara inconstitucional lei municipal que proíbe debate de gênero nas escolas – Carta Capital
Por unanimidade, Supremo entendeu que a lei vai contra o direito da igualdade, à liberdade de aprender e estimula censura nas escolas

Dia da Educação: especialistas explicam desafios do ensino durante e pós-pandemia – Portal EBC
O que ocorre é que o aluno deve ser protagonista do próprio caminho, como explicam os especialistas.

“Professores terão que mudar seu jeito de ensinar depois da quarentena” – El País
Andreas Schleicher, principal responsável do relatório PISA da OCDE, considera que o custo social do fechamento das escolas pela pandemia é dramático

Desigualdade demanda esforço do professor para atender a todos a distância – Porvir
Diversificação é palavra de ordem na hora de levar conteúdos educativos a estudantes durante a quarentena

Weintraub desconsidera resultado e nomeia reitor que não participou de votação e é do PSL – Rede Brasil Atual
Conselho do Instituto Federal do Rio Grande do Norte critica medida. E Ministério Público abriu inquérito

Decisão da Justiça derruba liminar e barra mudança em cronograma do Enem – Uol
Defensoria Pública da União, responsável pelo pedido da ação civil pública para permitir possíveis mudanças no calendário do Enem, ainda pode recorrer. Logo, esse vai e vem de datas ainda não possui uma definição final.

Conselho Nacional de Educação dá norte para condução do ano letivo – Estado de Minas
CNE autoriza vários caminhos para a educação no ano de pandemia. Ministério pode ajustar carga horária.

Com a Covid-19, quase todos os estados já oferecem ensino pela internet – Educ2022

Após mais de um mês de escolas fechadas, os sistemas de ensino vão dando forma a um novo modelo de educação remota. Algo que tende a se consolidar, seja em um cenário de quarentenas intermitentes ou como apoio na volta às aulas.

 

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