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Educação em Debate – Nº180

Daqui para a frente – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A Prova Brasil refletirá o que foi feito nos governos anteriores. A pergunta que fica é: como será daqui para a frente?

Inclusão da pessoa com deficiência à Lei de Cotas para as universidades: um avanço ou um ajuste de conduta? – Vanessa Duarte – EXCLUSIVO
Muito antes desse “avanço da educação inclusiva” com a Lei de Cotas já existia um longo trabalho visando à inclusão da PCD ao ensino superior.

Psicologia, percepção e cognição: construções e desconstruções – Vagner Luciano de Andrade e Alexandre Gomes Nick – EXCLUSIVO
O presente trabalho dedica-se, a partir de alguns teóricos, a explicitar os múltiplos Diálogos tecidos entre Psicologia, Percepção e Cognição.

Direitos Humanos no Enem – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a suspensão da regra prevista no edital do Enem que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero. O pedido de análise partiu da Associação Escola Sem Partido que afirma que a regra é uma “punição no expressar de opinião”. Na coluna desta semana o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre o assunto. A coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de jornalismo da Radio UFMG Educativa.

2 anos do crime de Mariana – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Esta semana, a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira, afirma que o desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem da Samarco na região de Mariana, que completa dois anos, não pode ficar impune.  Ela defende um novo modelo de mineração para Minas Gerais.

Judith Butler fala sobre a questão de gênero nas escolas brasileiras – G1
Palestra da filósofa americana da teoria queer lotou plateia e atraiu protestos contra o ‘gênero’ nas escolas.

Quando você vai à escola, o que aprende? – El País
Estudo do Banco Mundial revela que as falhas nos sistemas de ensino estão aprofundando as desigualdades e propõe medidas para melhorá-los

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