Educação em Debate, edição 302

A primeira pedra – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Se ainda temos o racismo entre nós de forma estrutural e sistêmica, é porque continuamos a perpetuá-lo por meio das práticas cotidianas. Ensinar a reconhecer, respeitar e fazer valer direitos são os tópicos que precisamos ensinar e aprender.

No Mês da Consciência Negra, resistir e avançarRaquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Conhecer a sua história é o primeiro passo para que a população negra se aposse da sua negritude e se reconheça nas distintas esferas da vida social.

O som da cor e as sementes da coragem – Mauro Passos – EXCLUSIVO
O dia da “
Consciência Negra” é um convite à reflexão para estendê-lo para um amplo debate em casa, nos grupos, na mídia e na escola.

NovembroDalvit Greiner – EXCLUSIVO
No mundo existe capitalismo. E o capitalismo é o pai do racismo! É urgente matar os dois e, se necessário, os seus lacaios. Lacaios: palavra tão antiga e tão atual.

MEC: Ministro “não aguenta o tranco” – Avaliação Educacional
O apagamento do ministro da Educação começa a incomodar o próprio governo. Notícias dão conta de que a visão que se cria é a de que o atual ministro “não aguenta o tranco” do pós-pandemia quando deverão aumentar as pressões por mais recursos.

‘O racismo também está presente na escola’ – CBN
Lei de 2003, que prevê o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas ainda encontra resistência para a implementação. Colunista ressalta que formação de profissionais numa perspectiva antirracista é fundamental.

O papel da educação midiática no antirracismo – Folha de São Paulo
Respeito e valorização da diversidade são temas essenciais para a cidadania

Por que precisamos de uma nova pedagogia para o nosso futuro pós-covid – Revista Educação
Por mais devastadora que tenha sido, pandemia apresenta uma oportunidade de reorientar o ensino para ser mais interdisciplinar, orientado para o aluno e voltado para a comunidade

As crianças e as telas na pandemia – Porvir
Com escolas fechadas, mídias viraram protagonistas nas rotinas familiares, o que significou não só mais tempo de tela, mas também maior centralidade das experiências virtuais

Campanha: relatório do FUNDEB na Câmara é retrocesso – Avaliação Educacional
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação considera que o relatório apresentado por Felipe Rigoni (PSB) na Câmara sobre o Fundeb cede a
agendas do governo Bolsonaro, traz retrocessos e abre caminho para privatizações na educação.

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