Educação em Debate, edição 286

Precarização do trabalho docente em tempos de pandemia: a experiência de Minas Gerais – Janaína Junqueira Valaci Cruvinel e Karina Klinke – EXCLUSIVO
As escolas em todos os níveis de ensino têm se organizado, reinventando-se e buscado formas para integrar estudantes neste novo modelo de educação, porém não é assim tão simples.

Classificar e desclassificar: o legado da perpetuação do vestibular – Marcos Rogério dos Santos – EXCLUSIVO
Data de 1911 a criação do vestibular no Brasil. Mesmo tendo se passado mais de um século, o exame continua existindo, assim como a justificativa que levou à sua criação, ou seja, a falta de vagas para todos nas instituições de ensino superior.

Cultura como ferramenta Emocional de um Povo – Mariana Borchio – EXCLUSIVO
Tal qual matemática, português, ciências… CULTURA deve ser ferramenta, ou seja, um conhecimento construído e cheio de significado e não deslocado da vida.

Pacto pela Educação no Planeta – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
O Pacto Educativo Global está sendo difundido mundialmente com o objetivo é recuperar o humanismo e posicionar a vida de todos os seres, da terra, da água, do ar e do céu, tendo a pessoa humana como centralidade do aprender, do educar, da partilha de saberes e conhecimentos.

Percepção, Estranhamento e Desnaturalização: a diversidade dos discursos na formação cidadã crítica – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Direitos permaneciam atuais no universo da cidadania, porém, de repente, um susto, ou melhor, um golpe! Agora tudo parecer mudar (e para pior), e um discurso racista, machista, homofóbico, agressivo, intolerante evoca o passado assombrado.

Corpo e mente
Nesse episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Paula Figueiredo de Paula, professora de Psicologia e Educação Física da PUC-Minas e psicanalista. Paula falou sobre sua trajetória como atleta e treinadora, sobre os desafios de formar novos professores e como a psicologia e a psicanálise permeiam o esporte.

O Lugar da Educação no Bicentenário da Independência
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, traz, no próprio título, a questão do bicentenário da Independência. A partir de agosto, o PEPB  inicia ações que visam a refletir sobre o Bicentenário e problematizar as diversas faces dessa efeméride/acontecimento.

Educação remota e outros dilemas: uma proposta à Andifes e ao Conif – Luciano Mendes(para o Jornal da Ciência)
O Sistema Universitário e de Ensino Técnico e Superior público Federal brasileiro é muito recente. A sua inserção no mundo da pesquisa é, por isso mesmo, muito mais recente. No entanto, ele é, hoje, um dos mais homogeneizados e uniformizados do mundo.

ESCOLAS FECHADAS, E AGORA? – Ep. 12 – O que as crianças têm a nos dizer? – Territórios, Educação Integral e Cidadania
Neste vídeo convidamos crianças que têm vivenciado suas infâncias de maneiras muito diversas a dividirem conosco aspectos de suas experiências de confinamento social, bem como a compartilharem os caminhos que elas enxergam para a sociedade e a escola a partir da pandemia de COVID-19.

Mais um mantra que cai – de novo… – Avaliação Educacional
Pode ser o estudo do ano – diz Diane Ravitch. Para ela:  “Este é o post mais importante que você lerá este mês ou talvez até este ano. Ele refuta a base da política educacional americana.” E como a política educacional brasileira imita a americana, é igualmente relevante para nós.

MANIFESTO DOS EDUCADORES E EDUCADORAS, ESTUDANTES, BRASILEIROS E BRASILEIRAS: Em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação – Fórum Nacional Popular de Educação
Documento assinado por quase 60 entidades da área da educação, que além de realizar uma análise da conjuntura atual, reúne um conjunto das lutas necessárias neste momento

Para alunos negros, dificuldade financeira é o que mais afeta desempenho acadêmico – Folha
Para estudantes brancos, falta de disciplina e problemas emocionais são principais empecilhos.

Pandemia causou maior interrupção da educação da história, diz ONU – DW Brasi
Nações Unidas alertam para “catástrofe geracional” devido ao fechamento das escolas, que afeta 1 bilhão de estudantes em 160 países. Retorno às aulas deve ser prioridade onde pandemia estiver sob controle, diz Guterres.

O MEC não sai do lugar – Arnaldo Niskier (para a Folha)
Tragédia anunciada: sem planejamento e gestão, os resultados serão pífios.

Escolas públicas terceirizadas são públicas ou privadas? – Avaliação Educacional
A pandemia teve um efeito importante no desvelamento do real status das escolas públicas terceirizadas americanas, com as quais podemos aprender. Com a pandemia, elas entraram no programa de ajuda federal para pequenas empresas. zp-pdl.com https://zp-pdl.com/how-to-get-fast-payday-loan-online.php https://zp-pdl.com/online-payday-loans-in-america.php

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