Menu

Educação em Debate, edição 284

Racismo, raça e etnia: reflexões e aprendizagens a partir das mobilizações indígenas – Ivangilda Bispo dos Santos – EXCLUSIVO
Nos últimos dias tive acesso a vários conteúdos que abordam a questão do racismo contra os povos indígenas que ressaltam a agência desses sujeitos e algumas de suas pautas na atualidade. Irei resumi-los a seguir.

É hora de virar o jogo – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
No final do mês passado, a auditora Maria Lúcia Fattorelli e a professora Rivania Moura mediaram um interessante bate-papo sobre a crise dos estados, dívida pública e o financiamento da educação que, ao final, revelou o desejo de muitos em retomar o sentido do plebiscito sobre a dívida.

Sobre o ensino de artes nas escolas – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
“Por que o ensino de artes não é valorizado? Por que o ensino de artes é abordado de forma técnica e não de forma crítica? Por que a disciplina de artes é tratada como “secundária”?

Reflexões pandêmicas: Por uma docência sentipensante – Laura Janaina Dias Amato, Daniella Vale de Asnes Pedrozo, Laura Fortes e Bruna Macedo – EXCLUSIVO
A mudança da educação, da aula no formato que muitos de nós conhece, deveria ter vindo a um bom tempo, porém as transformações são muito lentas. A mudança aconteceu sorrateiramente e fomos, de certo modo, pegos de surpresa e não sabemos como lidar.

Sobre a necessidade de uma educação escolar verdadeiramente quilombola – Tayanne Adrian Santana Morais da Silva – EXCLUSIVO
Mais do que refletir sobre a representação dos quilombos atuais no livro didático, é preciso considerar o papel da Educação Escolar Quilombola no processo de reconhecimento e valorização da cultura dos remanescentes de quilombos.

Metamorfose
Nesse episódio do DEPOIS DA AULA, conversamos com Fabiana Vilas Boas, professora da rede municipal de Betim há 22 anos. Nessa conversa falamos sobre seu projeto “Mude sua mente, mude o mundo”, que busca através do teatro, meditação, culinária e artes plásticas, mudar as memórias afetivas e as relações dos alunos com o espaço escolar a fim de construir processos de aprendizagem mais saudáveis.

A crise da educação como crise da formação cultural, por Michel Aires Dias – GGN
Na sociedade semiformada, a educação perdeu a finalidade de ser um instrumento de formação cultura e de conscientização.

Conversa com a Relatora da ONU: recomendações para a educação na pandemia – Campanha nacional pelo Direito à Educação
A Relatora Especial da ONU para o direito à Educação, Ms. Koumbou Boly Barry, conversa com representantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação sobre a educação na pandemia e a reabertura das escolas.

Livro: Reformas Educacionais – avanço ou precarização? – Avaliação Educacional
Sob a organização de Antonio Marcos da Conceição Uchoa; Átila de Menezes Lima e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, acaba de ser publicado o ebook “Diálogos Críticos – Vol. 2 – Reformas Educacionais: avanço ou precarização da educação pública?“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *