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Educação em Debate, edição 283

As cores das manifestações, uma ausência sentida e a necessidade de educar nossa ação – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
Ao observar o embate que cada vez mais acirra uma polarização, percebo que muitos símbolos e sinais acabam surgindo ou ressurgindo com força, marcando espaços de poder. Meu atual desconforto está relacionado ao uso ou desuso de uma cor que sempre simbolizou e sensibilizou as mobilizações e manifestações.

Por uma renda mínima para estudantes – Lucas Carneiro Costa – EXCLUSIVO
Estudar é uma profissão e incentivar os estudantes financeiramente aumentaria o número de estudantes, e assim seria feito um nivelamento entre estudantes “ricos e pobres”. Ou seja, a desigualdade de situação entre ambos iria diminuir.

Reset or Delete – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Os mais velhos, como eu, devem se lembrar do terror que foi a expectativa do bug do milênio. Os mais novos, como nossos filhos, nem devem saber o que foi isso. E agora, com um vírus real rondando sua máquina corpo? Resetar ou deletar?

O imaginário coletivo e o golpe militar –  Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Num artigo publicado em maio deste ano o general Mourão fez algumas afirmações preocupantes.

A culpa não é do online: contradições na educação evidenciadas pela crise atual – Porvir
Ensinar e aprender sem o digital é privar os estudantes de oportunidades ricas para vivenciar dimensões importantes para sua vida pessoal, profissional e social.

E a reforma empresarial da educação? Agora vai? – Avaliação Educacional
A reforma empresarial da educação nunca parou. Ela só não tinha o apoio entusiástico do Ministério da Educação nas gestões anteriores de Velez e Weintraub. O novo ministro da Educação, Decotelli, é um economista com ênfase em administração. Pretende reduzir a tônica ideológica dada pelo ministro anterior ao MEC e centrar-se nas questões chamadas “técnicas”.

Manifesto Público da Frente Paulista de Educação Infantil – FPEI (via Avaliação Educacional)
Vivemos um momento singular na História. A pandemia coloca em risco o direito à VIDA. Considerando esse direito, o FPEI vem à público manifestar sua posição: Voltar? Agora não!

Descolonizar a universidade, reafirmar e expandir as políticas afirmativas – Saberes Tradicionais UFMG
A presença das mestras e mestres das culturas indígenas, afro-brasileiras e populares vem diversificar, ampliar e criar novas formas de conhecimento em nossas universidades, hegemonicamente orientadas (colonizadas, seria melhor dizer) por matrizes eurocêntricas e mono-epistêmicas.

Aprovação do Fundeb permanente mobiliza senadores e deputados – Agência Senado
Se não for renovado, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) será extinto em 31 de dezembro.

Fórum Nacional de Educação Popular (FNPE) pressiona pelo #votafundep – Anped
A avaliação das entidades é que após quatro meses de atenções voltadas à pandemia, é chegado o momento do congresso retomar assunto tão sensível a todos brasileiros, cuja tramitação já estava em estágio avançado nos primeiros meses do ano.

Procura-se um Gestor Qualificado para a Educação no Brasil – Anderson S. L. Gomes (para o Jornal da Ciência)
É inacreditável a forma como este governo tem um olhar totalmente enviesado para a educação (e a ciência) no País. Desde a campanha presidencial, nenhum plano ou programa para a educação no País foi apresentado pelos que estão no Palácio do Planalto.

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