Menu

Educação em Debate, edição 282

Cuidar-se – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Diferente da dengue e outras doenças que nos trazem os insetos, esse vírus nos traz a solidão. Quando não cuidamos de nossas casas – e a tornamos num criadouro de aedes – estamos próximos do risco.

Como, enfim, me aproximei dos alunos. Ou como vencer a lógica da substituição – Raquel Melilo e Renata Fernandes – EXCLUSIVO
Minha experiência com ensino remoto me aproximou dos meus alunos. E tentei entender isso refletindo sobre as transformações sociais.

Quando aprendi a ler – Raphael Ribeiro Machado – EXCLUSIVO
Essa relação indica a necessidade de nos atentarmos para as distintas formas de dar a ler determinados tipos textuais. Quando na universidade tomamos os textos fotocopiados, oferecemos ao leitor uma possibilidade de leitura distinta de sua condição original.

Afetividade e empatia no contexto escolar: instrumentos para lidar com alunos com dificuldades comportamentais – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Historicamente, o aluno com dificuldades comportamentais era tachado de rebelde, desinteressado, inútil, dentre outros tantos termos, sem contudo se investigar os reais motivos que levavam tal aluno a se comportar inadequadamente.

Com Fundeb ameaçado, educação pode colapsar – Ergon Cugler e Pamela Quevedo – EXCLUSIVO
Após mais de uma década de existência, o atual Fundeb tem seu vencimento em 2020 previsto em lei, trazendo urgência ao debate que se acumulou nos últimos anos pautando principalmente sua constitucionalização, isto é, fazer do Fundeb uma política permanente

NOTA DE REPUDIO A DESTRUICAO DA POLITICA DE ACOES AFIRMATIVAS NA POS GRADUACAO – Programa de Pós-graduação em Educação (FaE/UFMG)
A medida autoritária do Ministério da Educação é claramente um ato de destruição de políticas voltadas para a justiça social e a democracia, que não pode ser aceita pelas universidades e pela sociedade brasileira.

Docência: cuidar de quem cuida
A professora de educação Básica, Camila Figueiredo, a enfermeira e professora da UFMG, Erica Dumont Pena e o Filósofo e professor da UERJ, Walter Kohan, conversaram sobre os desafios e caminhos para o bem estar de docentes, estudantes e famílias da educação básica.

Tutoria digital, ponto fraco nas escolas – Revista Educação
Professores sentem despreparo para utilizarem plataformas digitais. Realidade é ainda mais forte nas regiões vulneráveis.

Crianças reproduzem racismo? O debate que transformou escola em SP – BBC
‘não é possível combater o racismo sem admitir que você mesmo pode ser racista’, defende ex-diretora.

Luz, Câmera, Gestão – Observatório da Educação
Com depoimentos de 17 autoridades que passaram pelo cargo desde o Eduardo Portella, acervo traz contextos e mudanças na política educacional do País nos últimos 40 anos

Repúdio Baniwa a política de ataque racista do MEC sobre estímulo da presença indígena nas universidades – Blog do Povo Baniwa e Koripako
Entendemos que esta é uma concretização do movimento contra direitos indígenas, processo de desconstrução de políticas indigenista do governo federal conquistadas pelos povos indígenas por meio de muitas lutas.

Reação a efeitos da pandemia na educação é principal desafio de próximo ministro – Folha
Com Weintraub, pasta não cumpriu papel de protagonismo.

Representação com pedido de impugnação do Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2022, Publicado em 21 de maio/2020 – ABAlf
A Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), juntamente com grupo de pesquisa “Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola” e o apoio de 116 grupos de pesquisa, solicitam que sejam adotadas medidas no sentido da impugnação do edital por contrariedade à legislação e ao interesse público, desconsideração das necessidades expressas pelos entes federados responsáveis pela oferta da Educação Infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *