Educação em Debate, edição 281

Os desafios professorais em tempos de isolamento social – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Desde o início do isolamento, os professores têm sido cada vez mais cobrados por produtividade. Os docentes universitários são cobrados a produzir textos e artigos acadêmicos em ritmo acelerado, produção que depende, em muito dos casos, de pesquisa em acervos inacessíveis durante a pandemia.

Novos desafios da educação pós covid-19 – Marcus Periks Barbosa Krause – EXCLUSIVO
Pretendo refletir sobre os desafios da educação em nosso país e a necessidade de investimentos tecnológicos e democratização do acesso à internet, como garantia dos direitos à educação de nossas crianças e adolescentes.

Quantas famílias cabem em uma escola – Aleluia Heringer – EXCLUSIVO
Por tudo isso é que uma escola comporta mil famílias, mas uma família não comporta uma escola. São espaços com finalidades distintas, por vezes antagônicas, noutros momentos, complementares. Ainda assim, a atuação de uma não anula o propósito da outra.

FEPEMG publica oficio com propostas para garantir o direito constitucional à educação escolar
Ofício do Fórum Permanente Estadual de Educação de Minas Gerais endereçado à Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais.

Brincando de esticar a corda – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A política é uma outra forma de fazer a guerra. A regra democrática permite que todos os interesses sejam postos no jogo, exceto aqueles que acabam com as regras do jogo: numa Democracia ninguém é dono da bola.

Monumentos, memória e a educação para uma sensibilidade iluminista – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Nesse impulso crítico, atualiza-se a disputa pela memória e pela narrativa histórica, desta vez, entre outros casos, a propósito do ataque à estátua em homenagem ao bandeirante Borba Gato, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Os movimentos sociais em 50 tons de pele negra, e o colorismo na escola! – Laís Melo – EXCLUSIVO
Concordamos ao enfatizar que as mudanças antirracistas nas instituições não iriam sanar todos os problemas raciais da nossa sociedade, porém, a possibilidade de um resgate da história e valorização da cultural afro-brasileira, ressignificaria a história.

Tempo de Escola
Neste episódio do DEPOIS DA AULA conversamos com Fabiana da Silva Viana, pedagoga formada pela FAE/UFMG e supervisora da educação infantil de um colégio particular de Belo Horizonte. Conversamos um pouco sobre sua experiência acadêmica e em sala de aula, e como ela, como supervisora, tem lidado com os pais e os alunos, com a saudade, com o stress e muito mais neste período de pandemia.

Editoria em tempos de pandemia e pandemônio
Com a pandemia de COVID-19 novos desafios são colocados na rotina de produção e editoria de publicações acadêmicas. Pensando nisso, o PENSAR ao Vivo recebeu Lia Machado Fiuza Fialho, da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e José Luís Bizelli, do Fórum de Editores Periódicos da  Área da Educação (FEPAE) para conversar sobre estes desafios.

Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil – Carta Capital
Notas para ações táticas emergenciais

Educador deve decidir como será seu retorno às aulas – FEPESP
Volta às aulas, quando ainda não chegamos ao auge da pandemia? Isso, agora, será uma decisão irresponsável, certamente induzida por motivação política e não por critérios de saúde.

O trabalho de educar numa sociedade sem futuro – Carolina Catini (para o Blog da Boitempo)
A pandemia e o confinamento aceleraram um processo que já estava em curso de introdução mais intensiva de tecnologia na relação educativa.

Futuro do ensino em universidade deve ser híbrido e interdisciplinar – Folha
Especialistas discutem entraves à tecnologia, a urgência de flexibilizar currículos e de ser mais diverso.

Ministério da Educação só propôs ações minúsculas na crise da Covid-19 – Folha
Ministro não se engaja por soluções, desrespeita instituições e faz declarações racistas.

Inserção curricular da extensão no desafio das atividades remotas – COEX/UNB
Seminário discute as possibilidades para a extensão no Cesário de atividades remotas de ensino.

A discriminação no ensino não-presencial em tempos de pandemia – Salomão Ximenes, Fernando Cássio, Andressa Pellanda e Marina Braz (para o Nexo Jornal)
A crise do novo coronavírus tem levado governos a adotar políticas públicas emergenciais de caráter mais do que ‘desigual’: são políticas discriminatórias

Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias, alerta universidade – El Pais
Grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada estima os riscos da retomada das aulas em setembro na Espanha.

Fora, Weintraub – Folha
Jagunço do bolsonarismo e prócer do golpismo, envergonha a democracia e a pasta.

‘Ironicamente, o mesmo Estado que pressiona por continuar as rotinas de avaliação nas escolas resiste em se submeter à avaliação quanto às políticas públicas que adota’ – Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Salomão Ximenes apresenta a mobilização #SemAulaSemNota, que tem crescido nas redes sociais para chamar a atenção sobre como a avaliação tradicional não leva em consideração o contexto da pandemia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *